quarta-feira, dezembro 29, 2010

ILIMAR FRANCO

Planos
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 29/12/10
 
Além de trabalhar para aprovar as reformas política e tributária, o presidente Lula tem dito a pessoas próximas que vai se engajar na reforma da Previdência quando deixar o governo. Lula tem afirmado que o modelo atual é insustentável, que as pessoas se aposentam muito cedo e que há uma discrepância muito grande entre os setores público e privado. Mas, primeiro, ele vai tirar férias. 
Ao comparar com o Lula, todo mundo fica menor" - Arlindo Chinaglia, deputado federal (PT-SP), na última reunião da bancada do PT, dizendo que tem total confiança na presidente eleita, Dilma Rousseff 

Cruz Vermelha e sistema prisional 
Em telegrama confidencial de setembro de 2009, o cônsul-geral dos EUA no Rio, Dennis Hearne, diz que a Cruz Vermelha pediu acesso às prisões cariocas. A organização estava preocupada com direitos humanos e em facilitar o contato de presos com familiares que não podiam visitá-los devido a brigas entre grupos rivais. Seria também uma oportunidade de esclarecer para chefes de facções que o trabalho da Cruz Vermelha em favelas não tinha conotação política. 

Eletrobras 
O novo presidente da Eletrobras será Flávio Decat, atual vice-presidente de Distribuição da Rede Energia. Ele é da cota pessoal da presidente eleita, Dilma Rousseff, e substituirá José Antonio Muniz Lopes, apadrinhado de José Sarney. 

Rompendo o isolamento 
Depois de o então ministro Carlos Minc se aliar aos agricultores familiares, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) articula agora o apoio de prefeitos e governadores no debate sobre alterações no Código Florestal, em curso no Congresso. Nesse caso, a discussão é sobre a preservação de margens de rios em áreas urbanas. A ministra também está conversando com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

Saúde 
Vice-presidente de Inovação da Fiocruz, Carlos Gadelha assumirá a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. E Milton de Arruda Martins, professor de Clínica Médica da USP, a Secretaria de Trabalho e Educação da pasta. 

Vácuo no Parlasul 
A partir do dia 31, o Brasil ficará sem representação no Parlamento do Mercosul. O Congresso encerrou o ano sem votar um projeto de resolução sobre o assunto, temendo manobra que daria um mandato no Parlasul para derrotados nas eleições deste ano. O Parlamento do Mercosul está em recesso até 15 de fevereiro. Nesse período, não poderá convocar reuniões de emergência, se necessário, porque não pode haver sessão sem um dos países-membros. Após a votação do projeto de resolução, os partidos terão que indicar deputados e senadores para ser os novos representantes, o que abrirá uma disputa nas bancadas. 

FICA. A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, foi convidada pelo futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, a permanecer no cargo e aceitou. Embora não conte com a simpatia do PT, Solange ganhou força na semana passada graças à atuação durante a crise nos aeroportos. Ela foi nomeada em dezembro de 2007 para um mandato de três anos. A avaliação de pessoas próximas à presidente eleita, Dilma Rousseff, é de que a aviação civil sairá do Ministério da Defesa. 

ZEN. Em um país livre de preocupações com ameaças terroristas, o Itamaraty divulgou, num manual operativo sobre a posse presidencial, que, nos comboios de chefes de Estado estrangeiros, a autoridade virá no terceiro dos cinco carros. 

LANÇAMENTO. O deputado eleito Alfredo Sirkis (PV-RJ) lançará, em março, o livro "Marineiros em primeira viagem", sobre a campanha presidencial de Marina Silva, da qual ele foi um dos coordenadores. 

BLOCO. O PPS e o PV vão formar um bloco parlamentar na Câmara dos Deputados. 

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes 

Nenhum comentário: