sexta-feira, dezembro 24, 2010

ILIMAR FRANCO

Um lugar para Ciro
Ilimar Franco
O Globo - 24/12/2010


Fora do Ministério, Ciro Gomes agora quer ser presidente do Banco do Nordeste. A presidente eleita, Dilma Rousseff, disse ao governador Cid Gomes (CE) e à direção do PSB, no entanto, que quer preencher esse cargo com um quadro técnico, e não com um político. O PT do Ceará quer emplacar na presidência do BNB o atual superintendente estadual do órgão, Isidro Moraes de Siqueira.

Foi muito desgastante esse processo todo. E o Ciro atirou em todas as direções" - Eduardo Campos, presidente do PSB, em jantar anteontem no Palácio da Alvorada, sobre a montagem do governo Dilma Rousseff

Dança das cadeiras na Saúde

Secretário de Planejamento de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães será o novo titular da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), que responde por 70% do orçamento do Ministério da Saúde e faz a articulação do SUS com estados e municípios. Ele foi secretário de Saúde de BH na gestão de Fernando Pimentel (PT), uma das pessoas mais próximas da presidente eleita, Dilma Rousseff. Hoje, a SAS é dirigida por Alberto Beltrame, indicado pelo PMDB gaúcho. Já Fausto Pereira dos Santos, ex-diretor-presidente da ANS, está cotado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, no lugar de Reinaldo Guimarães.

NA POLÍTICA. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) se filiou ao PSB. O projeto do partido é lançá-lo para a prefeitura do Rio em 2012, mas o plano de Temporão, por enquanto, é disputar um mandato de deputado federal. Embora estivesse no governo na cota do PMDB, Temporão foi indicado para o Ministério por Roberto Kalil, médico do presidente Lula. Ele será substituído na pasta por Alexandre Padilha (PT).

Evitando ruídos

No jantar com ministros, ex-ministros e a equipe de Dilma Rousseff, anteontem, o presidente Lula disse que a presidente eleita fará um grande governo e, com certeza, vai disputar a reeleição. Ele tem deixado no ar sua volta em 2014.

Agnelo e Cristovam rompidos

O governador eleito Agnelo Queiroz (DF) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nem se cumprimentaram no jantar no Palácio da Alvorada, anteontem. Senador mais votado do Distrito Federal, Cristovam havia indicado Marcelo Aguiar para a Secretaria de Educação, mas Agnelo nomeou a professora Regina Gracindo (UnB). "Eu soube da nova secretária pela TV. Tive um papel fundamental na eleição dele", reclamou o senador.

Questões sensíveis

Em telegrama confidencial de setembro de 2005, o conselheiro da embaixada americana Phillip Chicola classifica como "imaturidade política" a "hipersensibilidade" brasileira a questões vistas como uma ameaça à soberania nacional. Cita como exemplo o suposto interesse dos EUA pela Amazônia. E trata como questões sensíveis a política de imigração e a concessão de vistos. Ele mostra-se preocupado com defesa feita pelo presidente Lula de Hugo Chávez.

O DEPUTADO federal Brizola Neto (PDT-RJ) será o novo secretário estadual de Trabalho do Rio, no lugar de Ronald Abraão Azaro (PSC).

O FUTURO ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) escolheu para a secretaria executiva Paulo Eduardo Furtado, que era secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS.

O EX-MINISTRO José Dirceu distribuiu cartões de Natal com os dizeres: "Valeu a pena acreditar que os brasileiros sabem o que é melhor para o seu destino".

Oportunidade

Ao receber a visita ontem do presidente Lula e de Dilma Rousseff, no hospital, o vice-presidente José Alencar surpreendeu a todos ao dirigir-se para a presidente eleita e disparar: "Esse negócio de Banco Central independente não cola".

Nenhum comentário: