terça-feira, dezembro 14, 2010

ILIMAR FRANCO

Gol contra 
Ilimar Franco 

O Globo - 14/12/2010

O PSB foi pego de surpresa e ficou vendido com a mudança de posição de Ciro Gomes, que aceitou considerar a possibilidade de assumir o Ministério da Integração. Já estava acertado que a pasta ficaria com Fernando Coelho, indicado pelo governador Eduardo Campos (PE). Por deferência, na noite de quinta-feira, Campos sugeriu que Dilma ligasse para Ciro. Ela ligou, e Ciro gostou da conversa. Campos saiu da Granja do Torto aturdido.

O constrangimento foi geral

Irmão de Ciro, o governador Cid Gomes (CE) tinha dito ao partido que ele não queria nenhum cargo. Presente na reunião com Dilma, Cid ficou sem graça quando o irmão pediu até amanhã para dar uma resposta. Cid chegou a sugerir à presidente eleita que nomeasse o irmão para o Ministério da Saúde, mas Dilma afirmou que já tem um outro nome para o cargo. Com a reviravolta, Fernando Coelho terá que ser deslocado para a Secretaria de Portos, que não tem o mesmo peso. Esse cargo seria ocupado pelo deputado federal Beto Albuquerque (RS), que já estava em Brasília na expectativa de ser ministro. Ele está furioso.

Valorização
A meta do ministro Fernando Haddad (Educação) é aumentar o salário médio dos professores de R$ 1.500 para R$ 2.500 em dez anos. Esse será um dos eixos do novo Plano Nacional de Educação, a ser enviado ao Congresso amanhã.

Na fila
O subsecretário de Cooperação e Promoção Comercial do Itamaraty, Rui Nogueira, é o nome mais forte para ocupar a Secretaria- Geral na gestão do futuro ministro Antônio Patriota. Ele é o embaixador mais antigo da hierarquia.

A briga corre solta no PT
Os petistas mineiros decidiram apoiar o deputado Marco Maia (RS) contra Cândido Vaccarezza (SP) na disputa pela presidência da Câmara. Reagem contra a predominância de paulistas no Ministério de Dilma Rousseff, que estaria sendo construído com o aval da direção nacional petista. Eles ainda não engoliram o fato de terem sido constrangidos a fazer uma aliança para o governo com o senador Hélio Costa (PMDB).

Doença holandesa
O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse ao embaixador americano, Thomas Shannon, em fevereiro, que a Venezuela enfrentava problemas econômicos e que o presidente Lula aconselhou Hugo Chávez a fugir da armadilha do petróleo e diversificar suas opções. O Brasil ofereceu assistência e ajuda para aumentar a capacidade de geração de energia hidrelétrica. Chávez seguiu o conselho e criou um programa de industrialização.

ASSESSOR de Gilberto Carvalho no Palácio do Planalto, Cezar Alvarez está sendo sugerido pelo PT para ocupar uma vaga que está aberta na Anatel.

ALGUNS tucanos estão começando a ficar envergonhados com a abordagem que a campanha presidencial do partido fez da questão do aborto.

NO PSDB paulista, agora sob a liderança do governador eleito, Geraldo Alckmin, é cada vez maior a aversão ao prefeito Gilberto Kassab (DEM). Ele só goza de alguma simpatia hoje entre os vereadores tucanos da capital.

Nenhum comentário: