sexta-feira, dezembro 10, 2010

ILIMAR FRANCO

Pulando fora 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 10/12/10

Um dia após o impasse no DEM, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conversou ontem com a cúpula do PMDB e marcou para fevereiro sua filiação. "O partido está de braços abertos", disse o Senador Valdir Raupp (RO), que está assumindo a presidência do PMDB. O vice-presidente eleito, Michel Temer, relata que "estão todos receptivos". Kassab vai ter carta branca para articular sua sucessão e reorganizar o partido em São Paulo. 

Sentença Em telegrama confidencial escrito em 2008, vazado no WikiLeaks, o então embaixador dos EUA Clifford Sobel diz que o presidente Lula "falhou na promoção de reformas para abolir a cultura política de corrupção, clientelismo e espoliação". 

GENÉRICO. No jantar do PMDB com o presidente Lula, anteontem, o líder Henrique Alves (RN) aproveitou para perguntar ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para onde ele vai na equipe de Dilma Rousseff. "Eu sou genérico", respondeu Padilha, que está com um pé no Ministério da Saúde. A presidente eleita, Dilma Rousseff, ainda não bateu o martelo, mas seu nome é uma unanimidade no PT. 

Fomos eliminados pelo critério do sexo. Aí perguntei ao Palocci se a cota dos índios já estava esgotada" - Wellington Dias, Senador eleito (PT-PI) 

Veto? A presidente eleita, Dilma Rousseff, andou reclamando para peemedebistas da gestão de Hélio Costa nas Comunicações. Ele era contra criar a nova Telebrás. Isso foi entendido como recado de que ele não irá para a presidência de Furnas. 

Mulher, mulher, mulher... Os petistas do Nordeste se reuniram. Os governadores Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE) à frente. Deliberaram que a região devia fazer os ministros do Desenvolvimento Social e do Agrário. Levaram os nomes do deputado Zezéu Ribeiro (BA) e do Senador Wellington Dias (PI). Foram então informados que a presidente eleita, Dilma Rousseff, queria nomes de mulheres. Apresentaram uma listinha com sugestões. Por fim, foram informados pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, que o nome para a área social era a mineira Tereza Campello e que caberia aos baianos sugerirem um quadro feminino para comandar o setor agrário. 

Não se esqueça de mim... O PSC está propondo à presidente eleita, Dilma Rousseff, a criação da Secretaria Especial de Prevenção e Segurança no Trânsito, que seria vinculada à Casa Civil. Um quadro do PSC, que elegeu 17 deputados e um Senador, seria designado para a nova secretaria. Caberia a ela implementar o plano nacional do setor e gerir os recursos do DPVAT e do Fundo Nacional de Segurança no Trânsito. Subordinada a ela ficaria a Agência Executiva Nacional de Trânsito (novo Denatran). 

Uma mulher na Igualdade Racial? Uma vereadora e duas secretárias do governador Jaques Wagner (BA) são cotadas para a Secretaria de Igualdade Racial. São elas: Arany Santana, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; Luiza Bairros, secretária estadual de Promoção da Igualdade; e a vereadora Olívia Santana (PCdoB), de Salvador. Elas militam no Movimento Negro Unificado. Correndo por fora, tem o deputado Vicentinho (PT-SP). 

O PTB faz força para emplacar o deputado Nelson Marquezelli (SP) no Ministério das Micro e Pequenas Empresas. O partido deu apoio à oposição e na transição o que se diz é que ele não terá o que quer. 

A CHEFE da Casa Civil do governo da Bahia, Eva Chiavon, está sendo convocada para trabalhar na assessoria direta da presidente eleita, Dilma Rousseff. 

TRAUMA. O presidente Lula disse ontem aos Senadores do PT que eles devem ficar com a vice-presidência do Senado, e não com a primeira-secretaria da Mesa Diretora. Não quer o comando da Casa na mão da oposição. 

Nenhum comentário: