quinta-feira, dezembro 02, 2010

ILIMAR FRANCO

Vale quanto pesa 
Ilimar Franco 

O Globo - 02/12/2010

O PMDB está prestes a perder o comando do Ministério da Saúde no governo Dilma Rousseff. Os petistas estão exultantes com o “barata voa” no principal aliado. A presidente eleita quer o médico Sérgio Côrtes na Saúde, mas desde que tenha o aval do PMDB. A cúpula peemedebista mandou um recado para o futuro governo: prefere agradar ao deputado Anibal Gomes (CE) do que administrar o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios.

Os dois PMDBs
Enquanto o PMDB da Câmara vive o caos, o do Senado acerta os ponteiros. Está praticamente definido que o senador Edison Lobão (MA) voltará para o Ministério de Minas e Energia e que Garibaldi Alves (RN) assumirá o Ministério dos Portos, com ou sem aeroportos. Pontos para o presidente do Senado, José Sarney (AP), e os líderes Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR). A rebelião da bancada do PMDB na Câmara revela desarticulação e arranha o comando do líder Henrique Alves (RN) e do vice eleito, Michel Temer (SP). Os petistas já questionam o apoio do PMDB a Henrique Alves para a presidência da Câmara.

Em maus lençóis
Não foi só o PMDB. O futuro secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ficaram enfurecidos com o anúncio feito pelo governador Sérgio Cabral (RJ) de que o ministro da Saúde seria Sérgio Côrtes. Para eles, houve falta de respeito com a presidente eleita, Dilma Rousseff, e um erro político, já que a indicação de Côrtes ainda tinha que ser costurada no PMDB.

Tempos difíceis
Ao encontrar ontem a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), cotadíssima para o Ministério da Pesca, o senador eleito Humberto Costa (PT-PE) disparou: “E aí, vai pescar?”. E ela respondeu: “Por enquanto, não pesquei nem fui pescada”.

Turismo
Os líderes do PTB no Congresso conversaram com o presidente do PT , José Eduardo Dutra, na quinta-feira passada. Querem retomar o Ministério do Turismo. O partido, que deu apoio a Serra, alega que é preciso “virar a página”.

Clima quente
Uma assessora do Instituto Nacional do Câncer (Inca) foi posta para fora da Comissão de Assuntos Sociais do Senado pela polícia legislativa ontem. Estava em debate na Comissão o projeto que torna lei federal a proibição ao fumo em locais fechados. O senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu vistas ao projeto, adiando sua votação. A ass e s s o r a d o I n c a a c u s o u Campos de atuar em favor da indústria do tabaco. As normas da Casa não permitem essas manifestações.

O SENADOR Eunício Oliveira (PMDB-CE) não será ministro no próximo governo Dilma. Ele não perdoa seu suplente, Waldemir Catanho (PT), por ter feito campanha para o senador eleito José Pimentel (PT).

O REPRESENTANTE do PMDB na coordenação da campanha presidencial petista, Moreira Franco, é nome forte para comandar uma estatal.

O MINISTRO da Cultura, Juca Ferreira, foi homenageado por artistas e intelectuais ontem durante almoço em um restaurante na Lapa (RJ).

Nenhum comentário: