quarta-feira, dezembro 22, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

Brasil terá biônicos no parlamento do Mercosul
O Congresso Nacional prepara a indicação de representantes biônicos para o Parlamento do Mercosul, para o biênio 2011-2013. Contrariando resolução do conselho do Parlamento, do último dia 13, que pediu aos países-membros apenas a indicação de “legisladores com mandatos vigentes outorgados por votação popular”, o Congresso deve escolher políticos derrotados nas urnas. E até colocou no Orçamento de 2011 um novo “jabuti”, abrindo possibilidade de remunerar os biônicos.

BANCADA BRASILEIRA 
O Brasil tem o direito a uma bancada de 37 membros no Parlamento do Mercosul, que a partir de 2012 serão eleitos pelo voto popular.

BIÔNICOS DO SENADO 
No Senado, cogita-se a indicação biônica de senadores derrotados este ano, como Marco Maciel (DEM-PE) e Heráclito Fortes (DEM-PI).

BIÔNICOS DA CÂMARA 
Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara, já indicou seus bônicos: João Matos, Gualbert Martins, Eliseu Padilha, Paulo Henrique Lustosa.

ESPELHO MEU 
Como esta coluna antecipou, Dilma preferiu Luiz Sérgio (PT-RJ) a Cândido Vacarezza (PT-SP) como ministro de Relações Institucionais.

PMDB SUSPENDE FILIAÇÃO E ROSSO PERDE O MANDATO 
O direção do PMDB do DF decidiu suspender por 60 dias a filiação do governador Rogério Rosso, acusado de ofender o código de ética do partido. A decisão foi unânime. Na prática, Rosso ficará impedido de assumir mandato de deputado federal – após deixar o governo, dia 1º – na vaga do titular, Tadeu Filippelli, que renunciará para assumir o cargo de vice-governador. O passo seguinte será sua expulsão do partido.

PROCESSO ÉTICO 
Rogério Rosso enfrenta processo disciplinar porque desrespeitou a decisão do PMDB de apoiar Agnelo Queiroz (PT) ao governo do DF.

O SEM-PALAVRA 
Ao ser eleito governador tampão, Rosso se comprometeu por escrito a não disputar a reeleição, mas se lançou candidato na convenção.

ZUZO BEM 
Lula ganhou ontem do prefeito Eduardo Paes as chaves do Rio. Como não é rei Momo, dependendo do dia e da hora, vai errar a porta...

NÃO ESTAVA DERRETENDO? 
Ecopicaretas ganharam muito dinheiro proclamando o fim dos tempos com o “aquecimento global”. Agora criam ONGs para arrancar dinheiro dos governos, a pretexto de estudarem o “congelamento global”.

LEILÃO DE ENERGIA 
A paulista CPFL saiu frustrada do recente e, quem sabe, último leilão de energia do governo Lula. Perdeu para a Neoenergia a construção da hidrelétrica Teles Pires, de 1.820 MW, no Mato Grosso. Vai comemorar dez anos sem adicionar um único megawatt ao seu parque gerador.

MAIS UMA DERROTA 
Após o “companheiro” Obama, o presidente russo Dmitry Medvedev deixou o Brasil falando sozinho e apoia o assento permanente da Índia no Conselho deSegurança da ONU. Esses caras não prestam…

MINISTRO ASSUSTADO 
O futuro ministro Pedro Novais (Turismo) saía ontem de seu gabinete no anexo 4 da Câmara, e jornalistas o interpelaram sobre uma festa. Reagiu assustado: “Festa? Que festa?”, e sumiu no elevador.

NOVO EMPREGO 
Executivo valorizado no mercado, o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento Industrial) não ficará desempregado. Se quiser, será executivo da empreiteira Odebrecht em Nova York.

XÔ 
Secretário de Comunicação de atuação tão medíocre quanto a do chefe, um Leonardo Teshima dedica seu tempo a pressionar veículos cujos jornalistas criticam o governo chinfrim de Rogério Rosso, no DF. A dupla deixará o governo, dia 1º, por onde entrou: a porta dos fundos.

CULTURA DA BOLA 
Depois do Bolsa Família, vem aí o Bolsa Esporte: os caríssimos deputados federais analisam conceder R$ 50 mensais para eleitores comprarem ingressos parajogos de futebol e outras recreações.

MEDO DE VOAR 
O jornal francês Les Echos revelou ontem um alerta operacional da Airbus às empresas com aviões A330, 340 e 300, para o funcionamento das sondas Pitot com o piloto automático. O problema pode ter provocado a tragédia do voo 447 da Air France, em 2009.

PENSANDO BEM...
...depois de Plínio (Sampaio), o Velho, temos agora Ciro, o Quase. 

###

“Não posso dizer que não porque sou vivo”
PRESIDENTE LULA, MUITO VIVO, AO RESPONDER SE ADMITE DISPUTAR UMA NOVA ELEIÇÃO

###

PODER SEM PUDOR
MAOMETANO DISSIDENTE 
Os militares golpistas de 1964 prenderam Cláudio Tavares no Recife, e depois ainda o intimaram a prestar depoimento ao conhecido coronel Ibiapina, que comandou a maioria dos IPMs da Sétima Região Militar:
– Como o senhor se define ideologicamente? – perguntou o milico.
– Sou um comunista maometano dissidente.
Ibiapina nada entendeu. Coçou a cabeça e ordenou ao datilógrafo:
– Cabo, depoimento encerrado. Ele tá de gozação. Depois a gente retoma.
E não se falou mais nisso.

Nenhum comentário: