quinta-feira, dezembro 02, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“O PMDB está pleiteando cinco, mais ou menos o que existe hoje”
MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE ELEITO, SOBRE O NÚMERO DE MINISTÉRIOS QUE REIVINDICA

DILMA NÃO CONVIDOU CÔRTES, MAS PODE RATIFICÁ-LO 
A presidente Dilma Rousseff se meteu numa saia justa: ela não convidou Sergio Côrtes para o Ministério da Saúde, mas o açodado governador Sergio Cabral anunciou o suposto “convite” após se reunir com ela, criando o fato consumado. Um alto dirigente do PT garante que “a melancia ainda não está arrumada no caminhão”. Dilma não queria Cortês, mas pode ratificar seu nome temendo melindrar Cabral.

CAPITANIA 
Sergio Cabral indicou José Gomes Temporão ministro da Saúde, com o PMDB de “barriga de aluguel”, e não abre mão de apontar o substituto.

SÓ UMA SUGESTÃO
Na conversa com Dilma, Sergio Cabral disse pensar em seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, para o cargo de ministro da Saúde. Só isso.

SE COLAR, COLOU 
Após a conversa com Dilma, Sergio Cabral logo anunciou que Sérgio Côrtes havia sido convidado. Uma jogada para abortar outras opções.

PERDEU, LIMA 
O embaixador Jorge Taunay deixará Lima para representar o Brasil na Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal, Canadá.

VACCAREZZA É O FAVORITO PARA PRESIDIR A CÂMARA 
O deputado Cândido Vaccarezza é o favorito para, no dia 6, ser indicado pela bancada no PT à presidência da Câmara. Os ex-presidentes João Paulo Cunha e Arlindo Chinaglia têm chances mais modestas. Chato e desagradável, Chinaglia virou piada. Durante reunião de partidários de Vacarrezza, um deputado ironizou: “Estamos pavimentando a via para chegarmos à presidência da Câmara, e Arlindo será o asfalto...”

RIVALIDADE GAÚCHA 
Cândido Vaccarezza enfrentará, na bancada, a rivalidade de Marco Maia (RS), atual vice-presidente, que faz o tipo “simpaticão”.

SIGNIFICADO DE ‘CV’ 
Em comunicações via rádio monitoradas pela polícia, facções rivais agora chamam o Comando Vermelho (CV) de “Corre, vagabundo”.

SARGENTA TAINHA 
A ex-senadora Idelli Salvatti pode ser “salva” pelo ministério da Pesca, mas de peixe e crustáceo a estridente petista só entende é de robalo. 

MINEIROS DE FORA 
Diante da grande presença de gaúchos e paulistas, os mineiros reclamam da pouca representatividade no governo da mineira Dilma. Minas reivindica o controle de alguns órgãos como Furnas e DNIT.

MINISTRO PIMENTEL 
O ex-prefeito de BH Fernando Pimentel (PT) já foi convidado para ser ministro da amiga Dilma Rousseff, mas se mantém na moita. Como Henrique Meirelles já demonstrou, em boca aberta entra mosquito.

FORA DO ALCANCE 
Itamar Franco escolheu o gabinete no Senado. Impôs condição: local sem risco de topar, longe das câmeras, com o ex-presidente Fernando Collor, de quem foi vice e contra quem conspirou.

GILES NA ANTESSALA 
O Gilberto Carvalho de Dilma será mesmo Giles Carriconde, que foi confirmado como chefe de gabinete da presidente. Não é surpresa. Giles acompanha a presidente desde o Rio Grande do Sul.

VIRGÍLIO NA VALEC 
O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), que elegeu o filho Gabriel com 137 mil votos, é cotado para presidir a Valec Engenharia e Ferrovias, estatal de orçamento obeso, superior a R$ 4 bilhões.

POBRE ENVERGONHADO 
“Humilhante”, como diz Lula, não é a falta de autonomia do Air Force 51. Mas de autonomia diplomática para cadeira permanente na ONU. E pensar que o primeiro-ministro da Noruega viaja em avião de carreira...

POLÍCIA OU BANDIDO? 
Terça à noite, no Rio, o Honda preto placa (fria?) APB 2278 voava no Aterro do Flamengo, com porta-malas aberto e sirene azul no teto. O motorista estava só. Na lateral direita, a inscrição “governo Federal”.

SEGREDO DE POLICHINELO 
Ministro falastrão, submarino nuclear inútil, chanceler fã dos Morales e Chávez da vida, um Lula encantado com Carla Bruni: as revelações da WikiLeaks lembram “As memórias do Conselheiro Acácio”. 

PENSANDO BEM... 
...foi-se o tempo em que complexo do alemão era ter perdido a Primeira Guerra Mundial e usar um bigodinho ridículo. 

PODER SEM PUDOR
FESTA PARA POUCOS 
Domingo (28), em São Paulo, o aniversário do ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi celebrado em festa fechada no Bar Brahma, com a presença de vários ministros de tribunais superiores e outros magistrados, além de advogados e empresários, como João Carlos Di Gênio e representantes da empreiteira OAS, entre outros. Para ser gentil, o cantor Cauby Peixoto, interrompeu o show para fazer um registro que deixou os presentes constrangidos:
– Bem, fui informado de que esta é uma festa privada de empresários. Sendo assim, ficam aqui meus votos de que façam bons negócios nesta aprazível casa noturna.

Nenhum comentário: