sábado, novembro 27, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Salve geral 
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/11/10

 A pouco mais de um mês da troca de governo, o superintendente da Receita Federal em São Paulo, José Guilherme Antunes Vasconcelos, deflagrou um processo de remoção de delegados considerado inédito, em amplitude, por quem conhece bem o órgão.

Da noite para o dia, caíram os titulares de Araraquara, Jundiaí, Presidente Prudente, Barueri e da estratégica Derat (administração tributária). Desses, apenas o de Araraquara foi transferido (para Viracopos). Outros dez devem rodar, segundo relato feito por Vasconcelos a colegas. Ele disse que fará as substituições por meio de processo seletivo simplificado.

Não é... - A despeito do nome, o processo seletivo simplificado confere, na prática, total poder à atual cúpula da Receita para indicar os nomes de sua confiança.

...o que parece - Elevado à superintendência de SP em 2009, na gestão de Otacílio Cartaxo, Vasconcelos, assim como o chefe, não deve sobreviver à troca de guarda no Palácio do Planalto. Há quem enxergue na substituição serial de delegados os contornos de uma rebelião.

Disparos 1 - O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o senador Francisco Dornelles (PP) atuam juntos para tentativa de impedir que o ex-governador Moreira Franco (PMDB), braço direito de Michel Temer, assuma o Ministério das Cidades.

Disparos 2 - Aliados de Cabral enxergam o dedo de Moreira nos esforços para levar ao noticiário o complicado histórico do secretário estadual Sérgio Côrtes, cotado para a Saúde. Ninguém acredita que Dilma Rousseff escolha dois ministros do PMDB do Rio, daí o tiroteio.

Qual é? - O PC do B, que se reúne neste fim de semana em São Paulo, está para lá de incomodado com os esforços da equipe de transição para fazer de Manuela D’Ávila a ministra do partido, trocando Orlando Silva pela deputada no comando do Esporte.

Pássaro na mão - Parte expressiva do PC do B trabalha pela manutenção de Orlando. Há o temor de que, se Manuela for a escolhida, o Planalto crie algum cargo para cuidar especificamente da Copa de 2014, esvaziando as atribuições da pasta.

Dois em um - A China, que deverá abrigar a próxima cúpula do Bric em abril, formalizou convite para que Dilma aproveite a ocasião e faça, antes ou depois desse encontro, uma visita bilateral de Estado. A proposta foi formulada durante visita de trabalho da subsecretária do Itamaraty para a Ásia, Maria Edileuza Fontenele Reis.

Na real - Nas tratativas sobre a participação federal na ofensiva contra o crime no Rio, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, falou diretamente com o diretor da PF, Luiz Fernando Correia, de quem é amigo, e com Hélio Cardoso Derenne, da Polícia Rodoviária, mas não com o ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça), prestes a deixar o cargo.

Rindo à toa - O PV, que deve emplacar o candidato derrotado ao governo Fábio Feldmann na Secretaria de Meio Ambiente em SP, propôs a Geraldo Alckmin o desenvolvimento de um indicador capaz de aferir os níveis de felicidade dos paulistas.

Tiroteio

Como previsto, a anunciada saída de Henrique Meirelles do Banco Central abriu o debate sobre maquiagem da inflação. E já estão preparando o pó-de-arroz.
DO DEPUTADO JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre a proposta do ministro Guido Mantega de retirar alimentos e combustíveis do cálculo da inflação.

Contraponto

Unfollow me

Quase ao final de sua participação, ontem pela manhã, em seminário sobre liberdade de imprensa promovido pela TV Cultura de São Paulo, Fernando Henrique Cardoso foi indagado sobre a eventual intenção de aderir ao Twitter, rede social na qual o correligionário José Serra reúne 570 mil seguidores.
- Não tenho mais tempo, faço 80 anos no ano que vem - justificou o ex-presidente, acrescentando:
- O Serra me disse que tem centenas de milhares de seguidores. E tudo o que quero é não ter seguidores... 

Nenhum comentário: