sexta-feira, novembro 19, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Contas a pagar 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 19/11/2010

A pedido do governador eleito Geraldo Alckmin, a bancada tucana na Assembleia paulista prepara emendas ao projeto do Orçamento-2011 para lastrear duas de suas promessas de campanha logo no início do mandato: a destinação de R$ 1 bilhão para a abertura de 200 mil vagas em creches e a criação imediata da Secretaria de Gestão Metropolitana.
Os dois projetos foram concebidos para contemplar particularmente o chamado "cinturão vermelho", composto pela capital e pelos polos de Campinas, ABC e Baixada Santista, onde o PSDB teve pior desempenho nas urnas e procura recuperar prestígio.

Caderninho Aliados sublinham que Sidney Beraldo e Linamara Battistella, primeiros secretários de José Serra mantidos no novo governo, foram fiéis a Alckmin no racha tucano das eleições paulistanas de 2008.

Fauna Na reta final do mandato, o governador Alberto Goldman diversifica sua agenda de inaugurações. O tucano lança hoje projeto de um aquário interativo no Parque da Água Branca, sede do Fundo Social, presidido por sua mulher, Deuzeni.

Geladeira No dia em que Guido Mantega foi confirmado para permanecer no Ministério da Fazenda, diminuíram as chances de o mesmo ocorrer com Henrique Meirelles. Ontem, Dilma mandou recados de que está à procura de um novo nome para o Banco Central.

Última palavra Mantega recebeu os primeiros cumprimentos ainda na viagem que fez de São Paulo a Brasília, na terça, com a presença dos peemedebistas Michel Temer e Henrique Alves. Esse último disse que "todos ficariam satisfeitos". Mas o Ministro retrucou: "É, todos... Menos a minha mulher!"

Off José Dirceu tomou café ontem com Lula no Palácio da Alvorada. O ex-ministro da Casa Civil também pediu audiência a Dilma.

Blindagem Na reunião da Executiva do PT, ontem, foi preciso esforço do presidente José Eduardo Dutra para conter os que pretendiam transformar o encontro de hoje do diretório em uma plenária de discussão de "esqueletos" de campanha e da participação no governo. O plano da cúpula petista é resumir o evento de hoje a uma "celebração" a Dilma.

Alvo O episódio "bloco da Câmara" deixou dilmistas mais irritados com PP e PTB do que com o PMDB. Eles afirmam que os dois partidos não apoiaram Dilma formalmente e, mal fechadas as urnas, já criam problema.

Carreira Lula formaliza em dezembro a nomeação de Marcos Raposo Lopes para embaixador do Brasil no México. Chefe do Cerimonial da Presidência e diplomata de carreira, Lopes era uma espécie de ajudante-de-ordens de luxo do presidente. Antecessor no posto, Paulo Cesar de Oliveira Campos virou depois embaixador em Madri.

Distância Até ontem, nem Hélio Costa (PMDB) nem Patrus Ananias (PT) haviam telefonado a Antonio Anastasia (PSDB) para parabenizá-lo pela vitória na disputa pelo governo de Minas.

Outro lado O ministro Márcio Fortes (Cidades) nega que a exoneração do diretor de Mobilidade Urbana, Deusdith Júnior, tenha sido uma retaliação ao líder do PP na Câmara, João Pizzolatti (SC). Segundo Fortes, que está em pé de guerra com parte da bancada de seu partido, a exoneração foi a pedido do secretário Luiz Carlos Bueno, aliado do deputado Mário Negromonte (PP-BA).

tiroteio

"Os tucanos estão acostumados com a aprovação automática. Não fizeram a lição de casa e tomaram bomba no Saresp."

DO DEPUTADO ANTONIO MENTOR, líder do PT na Assembleia paulista, sobre os erros detectados ontem pelo governo nas provas de avaliação aplicadas a alunos da rede pública em São Paulo.
contraponto

Abalo sísmico

A movimentação do PMDB para formar um bloco partidário com o objetivo de se fortalecer na disputa pela Presidência da Câmara encontra paralelo em 2007, quando Aldo Rebelo (PC do B) tentava unir quase uma dezena de legendas, a maioria nanica, para se contrapor ao peso da dupla PT-PMDB.
Na ocasião, o deputado, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) reagiu imediatamente à notícia:
-Se eles fizerem isso para tentar virar maioria, nós vamos formar não um bloco, mas uma placa tectônica.

Nenhum comentário: