domingo, novembro 14, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Não é bem assim
RENATA LO PRETE 
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/11/10

Em resposta à ideia, defendida pelo PMDB, de que cada partido mantenha no governo de Dilma Rousseff sua atual cota na Esplanada, o PT passou a argumentar que o tamanho pode até ser o mesmo, mas que ninguém é dono deste ou daquele ministério.
Dos ministérios alheios que o PT gostaria de comandar a partir de janeiro de 2011, o das Comunicações é considerado estratégico pelo partido. Por ali passarão questões como a universalização da banda larga e o novo marco regulatório das telecomunicações. Os petistas sugerem Antonio Palocci. O PMDB oferecerá a Dilma o nome de Moreira Franco.

Bolinha de papel No segundo turno, quando Dilma deixou de comparecer ao debate do SBT Nordeste e a emissora, contrariando regras assinadas, optou por não realizar entrevista com José Serra, alguns de seus executivos mencionavam, em privado, as agruras do banco PanAmericano, também de Silvio Santos, cujo rombo veio a ser revelado na terça-feira passada.

Serviços prestados Ao matar no peito a crise PanAmericano, o presidente do BC, Henrique Meirelles, dificultou bastante a vida dos que gostariam de vê-lo fora do próximo governo.

Ludoterapia Preocupados com a desenvoltura do PMDB, petistas cheios de malícia sugerem que Michel Temer faça como José Alencar, acumulando a vice com o Ministério da Defesa. Seria, argumentam, uma maneira de mantê-lo entretido.

Ampulheta Uma eventual fusão PMDB-DEM só valeria para a distribuição do tempo de TV em 2012 e 2014 se concretizada até o final deste ano, daí a afobação dos personagens envolvidos.

Plano B Na provável hipótese de a fusão não vingar, Gilberto Kassab confia na abertura da "janela" para migrações partidárias em 2011, garantindo a elegibilidade de quem for para o PMDB.

Ah, é? A declaração de Aloizio Mercadante (PT-SP) contra a recondução de José Sarney à presidência do Senado teve o dom de fazer com que o peemedebista, desde sempre disposto a permanecer na cadeira, assumisse de vez a candidatura.

É hoje só O governo acredita ter um trunfo para aprovar o Orçamento, preservado de maiores loucuras, ainda neste ano: trata-se da última oportunidade para que deputados e senadores não reeleitos carimbem emendas para obras em suas bases. Se a votação ficar para 2011, os benefícios serão todos da nova legislatura.

Acumulou Objeto de cobiça dos tucanos paulistas, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia deverá ser comandada pelo vice-governador eleito, Guilherme Afif (DEM).

Vitrine A pasta, ocupada por Alberto Goldman e Geraldo Alckmin no mandato de José Serra, controla a rede de ensino técnico do Centro Paula Souza, os parques tecnológicos, as agências de fomento e o IPT.

Muita calma... Como a eleição na Assembleia ocorre apenas em março, Alckmin manterá prudente distância do assunto durante a transição. No PSDB, o governador em exercício, Barros Munhoz, atual presidente da Casa, e Bruno Covas, reeleito com votação recorde, estão em campanha pelo cargo.

...nessa hora Antigo aliado do governador eleito, o deputado tucano Celino Cardoso informou a Alckmin que submeterá seu nome ao partido e também entrará na disputa pela presidência.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O trem-bala, pelo visto, conta com a tecnologia arrecadadora patenteada por Delúbio Soares. Já nasce com caixa-preta."

DE RAUL JUNGMANN (PPS-PE), em resposta ao tesoureiro do mensalão, que em seu Twitter qualificou o partido do deputado como "turma do atraso", por contestar no STF o aporte de recursos públicos ao projeto do TAV.

contraponto

Questão de gênero

Integrante da comitiva que acompanhou Lula à Argentina em 2008, Paulo Skaf teve a oportunidade de sentar-se ao lado de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, em almoço oferecido por Cristina Kirchner.

Escalado para discursar, o representante da Fiesp perguntou a um funcionário do cerimonial como Cristina preferia ser chamada. Resposta: "presidenta". Skaf voltou-se para Dilma, que já despontava como a escolhida de Lula para concorrer em 2010, e provocou:

-E você, quando eleita, como quer ser chamada?

-Skaf, pare já de brincadeira!

Nenhum comentário: