terça-feira, novembro 09, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Segura aí
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/11/10

Michel Temer ouviu ontem de Dilma Rousseff um apelo veemente contra a PEC 300, cuja votação foi prometida pelo presidente da Câmara aos policiais. Para a petista, a eventual aprovação do piso salarial da categoria teria o efeito de ‘abrir a porteira’, deflagrando onda de pressão para que sejam apreciados outros projetos multiplicadores dos gastos públicos.
O vice tentou contemporizar, mas, diante da inflexibilidade de Dilma, sugeriu que, se a proposta for engavetada, a responsabilidade seja dividida com os partidos da base. Há quem diga que chegou a hora de o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT), em campanha pelo comando da Casa, mostrar a que veio.

Bagagem - Empenhado em continuar ministro da Fazenda no próximo governo, Guido Mantega será um dos poucos privilegiados a desfrutar da companhia de Dilma nesta semana em Seul, durante a reunião do G20.

Daqui... - Em conversa hoje com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o PC do B manifestará o desejo de que Orlando Silva permaneça no Ministério do Esporte. O partido quer ainda manter os atuais postos na ANP (Agência Nacional do Petróleo) e na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

...para mais - O PC do B também demonstrará interesse por duas novas frentes: uma na área 
institucional (Defesa ou Assuntos Estratégicos), cujos candidatos seriam Aldo Rebelo ou Flávio Dino, e outra ligada a movimentos sociais, como as secretarias de Mulheres, Juventude ou Igualdade Racial. Neste caso, o nome sugerido será o de Manuela D’Ávila.

Mapa do poder - Du­rante a transição, caberá a Dilma a sala que foi de Lula no CCBB. A dúvida é quem ocupará o gabinete que já foi dela ali, quando ministra da Casa Civil. As apostas ontem recaíam sobre Michel Temer.

Bye, bye - Desde agosto, Lula recebeu 372 cartas e 933 e-mails de despedida.

Amigos, amigos... - A ideia de instalar Aécio Neves na presidência do Senado, jogada no ventilador pelo PSB, tem chance zero de vingar. O tucano sabe disso, daí ter vindo a público dizer que não postulará o cargo.

...negócios à parte - A despeito do bom relacionamento com Aécio, o PMDB não considera a hipótese de abrir mão dessa cadeira. Tampouco existem outras forças suficientemente interessadas em questionar o direito do partido, dono da maior bancada da Casa.

Trunfo - Incomodado com a movimentação de Bruno Covas (PSDB) na disputa pela presidência da Assembleia, o tucano Barros Munhoz será premiado com efêmera, mas oportuna passagem pelo Bandeirantes. Primeiro na linha sucessória de Alberto Goldman, ele substituirá o governador a partir de quinta, quando o titular viaja ao Japão. Fica até o dia 18.

Batismo - Recordista de votos em SP, Covas será o relator do Orçamento de 2011. Caberá a ele construir a ponte entre as demandas apresentadas pela equipe de transição de Geraldo Alckmin e a peça enviada por Goldman.

No páreo - Barros Munhoz conta com a simpatia de lideranças de partidos da futura base alckmista, e pesa a seu favor o trânsito com as lideranças da oposição. O adversário tem a preferência do grupo do governador eleito.

Tiroteio
É impressionante como Fernando Haddad se mantém no cargo após tantas trapalhadas. Vão esperar mais uma para reprová-lo?
DO DEPUTADO FEDERAL LUIZ CARLOS HAULY (PSDB-PR), sobre os erros que resultaram na anulação judicial, em caráter liminar, do Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado no final de semana a 4,6 milhões de estudantes.

Contraponto

Datapovo

Geraldo Alckmin caminhava pelo centro paulistano na reta final da campanha do segundo turno. Ao lado de dirigentes do PSDB, era cumprimentado por eleitores. Muitos afirmavam ter votado no tucano, que venceu no primeiro turno com 50,2% dos votos válidos.
Impressionado com a recepção calorosa, o governador eleito olhou para um dos correligionários que o acompanhavam e brincou:
- Estou quase pedindo recontagem de votos. Pela amostra aqui, devo ter chegado a 70%...

Nenhum comentário: