segunda-feira, novembro 01, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Escravos de Jó
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 01/11/10

Quem priva da intimidade de Lula aposta que, na negociação com Dilma Rousseff sobre a composição do futuro governo, o presidente intercederá a favor de pelo menos dois integrantes do atual primeiro escalão: Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Não ‘gastará munição’ com o ex-ministro Antonio Palocci e Paulo Bernardo (Planejamento), por acreditar que a presença de ambos em algum lugar na nova equipe está mais ou menos garantida. 
Por fim, os mais próximos acreditam que Lula deixará correr versões de que pediu também por outros auxiliares. Dessa forma, não ficará mal com ninguém quando a presidente eleita disser ‘não’. 
Sombra - Um curioso anotou: Maria das Graças Foster, diretora de Gás da Petrobras cotada para um posto no primeiro escalão e para a presidência da empresa, não perdeu um único evento da campanha de Dilma no Rio. 
02 - Franklin Martins (Comunicação Social), um dos poucos a acompanhar a apuração no Palácio da Alvorada, já disse a Lula e a Dilma que não deseja ficar. Alega razões familiares. Há sinais de que ela está de acordo. 
Dia seguinte - Lula convidou para uma conversa nesta quarta o ministro José Artur Filardi (Comunicações). Este confidenciou a pessoas próximas esperar que, na ocasião, o presidente lhe peça o cargo. Indicado por Erenice Guerra, o presidente dos Correios, David de Matos, também deve rodar. 
Suplício - Jornalistas esperavam amontoados por Dilma quando um ministro passou e brincou: ‘Esperem aí que ela está trazendo um PowerPoint daqueles pra vocês, com todas as diretrizes do futuro governo’. 
Saída - Seul Para despistar os apressados em saber quem fica e quem sai do governo em 2011, a palavra de ordem ontem em Brasília era: ‘Só depois da Ásia’. Trata-se da viagem que Lula fará a Seul, na semana que vem, para a reunião do G20. 
#fato - Aécio Neves só não será presidente do PSDB se não quiser. E ninguém será presidente do PSDB sem a bênção inequívoca de Aécio. 
Frente - Em linha direta com Geraldo Alckmin e Beto Richa (PR) desde o final do primeiro turno, o governador Antonio Anastasia (MG) é entusiasta do desenho de uma frente de oposição que, em ambiente de ‘respeito institucional’ com a recém-eleita presidente, ofereça ‘propostas alternativas’ ao país. 
Pauliceia - Na reta final, Serra recuperou fôlego em São Paulo. Superou a votação de Geraldo Alckmin para governador e bateu Dilma em oito dos dez maiores colégios eleitorais. No primeiro turno, o tucano havia perdido em cinco deles. A petista só manteve a dianteira em São Bernardo e Osasco. Houve reviravolta em Guarulhos, Santo André e Campinas.
Futurologia - Faixa de manifestante em frente ao colégio Santa Cruz, onde o candidato tucano votou no final da manhã de ontem: ‘Serra vereador 2012’. 
In pectore - Outros querem a vaga, mas Alckmin contempla a possibilidade de colocar na Segurança Pública Saulo de Castro Abreu Filho, que ocupou a pasta na gestão anterior do tucano e concebeu o plano de governo do tucano para o setor. 
Sobe-desce - Hubert Alqueres, hoje na Imprensa Oficial de SP, perdeu posições na bolsa de apostas para a Secretaria de Educação. Não está afastada a hipótese de Paulo Renato continuar no cargo, ao menos na largada do governo Alckmin. 
Tiroteio
O que Marina chama de “independência’ é na verdade um nome pomposo para omissão. Ela vai pagar caro por isso. 
DO PRESIDENTE DO PPS, ROBERTO FREIRE, sobre o fato de a candidata do PV, que obteve 20 milhões de votos no primeiro turno, ter se recusado a optar publicamente por Dilma ou Serra no segundo. 
Contraponto
Criacionismo 
No último debate entre Dilma Rousseff e José Serra, sexta-feira passada na Rede Globo, o tucano voltou a usar a formulação ‘eu criei’ para se referir a programas e iniciativas benéficas à população. 
Em uma dessas ocasiões, Antonio Palocci cutucou José Eduardo Dutra, seu colega na coordenação da campanha petista, e brincou: 
- Puxa, ele criou também isso? 
Dutra procurou tranquilizá-lo: 
- Não se preocupe. Ele descansou no sétimo dia...

Nenhum comentário: