sexta-feira, novembro 26, 2010

ILIMAR FRANCO

O Nordeste 
Ilimar Franco 

O Globo - 26/11/2010

Os governadores Jaques Wagner (BA), Eduardo Campos (PE) e Marcelo Déda (SE) vão se reunir amanhã, em Aracaju, para fazer uma proposta de partilha dos cargos federais no Nordeste. O PSB deve retomar o Ministério da Integração e o nome defendido por Eduardo Campos é o de Fernando Bezerra Coelho, que precisa do aval dos petistas. Também vão analisar opções para Chesf e BNB.

O convite para Palocci e Gilberto
A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou Antonio Palocci para assumir a Casa Civil na semana passada. A pasta será esvaziada, ficando apenas com suas funções clássicas: coordenação e integração das ações de governo, e revisão e controle da constitucionalidade e legalidade dos atos da Presidência. Neste formato, a pasta fica sem o PAC, o Minha Casa, Minha Vida e o Sipam. Essas atribuições tinham ido para lá para turbinar a então pré-candidata. Na mesma época, Dilma fechou com Gilberto Carvalho sua ida para a Secretaria- Geral da Presidência. Ela só não falou ainda com Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Barraco
O candidato derrotado José Serra e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, tiveram um bate-boca na terça-feira, com direito a elevação da voz e dedo na cara. Serra acusou Guerra de espalhar que ele vai para a presidência do Instituto Teotônio Vilela, como forma de tirá-lo da disputa pela presidência do partido. Guerra retrucou que Serra pode ser o que achar melhor, mas não tinha o direito de falar com ele naquele tom.

Noveleiro
Acima do peso, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, diz que não consegue acordar cedo para fazer exercício por causa da reprise da novela Vale Tudo, que o impediria de dormir cedo. A meta era retomar depois da campanha.

Balaio de gato
Diante do imbróglio para definir os gabinetes para a próxima legislatura, o Senado criou uma comissão para arbitrar as disputas. O último problema é com o senador eleito Blairo Maggi (PR-MT), que exige um espaço “à sua altura”.

Os bancos federais ficam para depois
À exceção do BNDES, onde já foi decidido manter Luciano Coutinho na presidência, o comando do BB, da CEF, do BNB e do BASA só será definido depois da posse. Foi assim em 2002, quando o presidente Lula assumiu seu primeiro mandato. No final de janeiro de 2003, foram anunciados Jorge Mattoso para a CEF e Cássio Casseb para o BB; em fevereiro, Roberto Smith para o BNB; e, em abril, Mâncio Cordeiro para o BASA.

Cidades está caindo no colo do PMDB
A decisão política de ficar neutro nas eleições presidenciais vai custar caro para o PP. O partido vai perder o cobiçado Ministério das Cidades. Um integrante da equipe de transição revelou ontem que a pasta será oferecida ao PMDB. O nome mais forte para ocupar a pasta é do ex-diretor da Caixa, Moreira Franco, que é uma indicação pessoal do vice-presidente eleito Michel Temer. O ministério é um dos mais disputados pelos partidos por causa de seu orçamento para obras.

A SENADORA Ideli Salvatti (PT-SC) vai ser ministra. A presidente eleita só não decidiu a pasta. As alternativas são Mulheres e Pesca.

APESAR DO ENEM e da oposição da bancada do PT no Congresso, a tendência é que o ministro Fernando Haddad seja mantido na Educação, a pedido do presidente Lula.

HOJE em São Paulo acontece a 47a- Caravana da Anistia, quando será homenageado o bispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e apreciado requerimento de anistia do padre Joseph Comblim.

Nenhum comentário: