sexta-feira, novembro 19, 2010

ILIMAR FRANCO

A primeira mulher 
Ilimar Franco 

O Globo - 19/11/2010

A principal assessora da presidente eleita, Dilma Rousseff, na coordenação do PAC, Miriam Belchior, está com um pé no Ministério do Planejamento. Ela é o segundo nome da equipe econômica, depois de Guido Mantega (Fazenda) praticamente definido. Dilma também decidiu que seu braço-direito no Palácio do Planalto será Antonio Palocci, que já foi investido, na transição, de funções de coordenação que são próprias da Casa Civil.

Antonio Palocci na Casa Civil

Mesmo os que torciam o nariz para a escolha da presidente eleita, Dilma Rousseff, reconhecem que Antonio Palocci será seu braço direito. Os mais próximos da futura presidente dizem: “Seria um desperdício confinar a experiência de Palocci numa pasta setorial”. Sobre o risco dele fazer sombra, os amigos afirmam: “A insegurança e a falta de confiança em si são males dos quais Dilma não padece”. Palocci acompanha todos os passos da presidente. “É com ele que ela conversa tudo, é ele quem executa as tarefas mais delicadas e é dele que lhe chegam as informações estratégicas”, relatou um interlocutor da futura presidente.

Novo alvo

Além de disputar ministérios, as Presidências da Câmara e do Senado, e cargos de segundo escalão com partidos aliados, o PT quer a liderança do governo no Senado. A função é exercida atualmente pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Miscelânea
Depois de lançar Marina Silva para presidente e ficar independente no segundo turno, o PV discute a formação de um bloco parlamentar com o PT na Câmara e participou da reunião do Conselho Político do presidente Lula, anteontem.

Xadrez na Fazenda
Com Guido Mantega garantido no Ministério da Fazenda, a incógnita é sobre sua equipe. Desgastado com o episódio da quebra do sigilo fiscal de tucanos, o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, não vai continuar no cargo. E o secretário do Tesouro, Arno Augustin, será secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul. Já o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, deve ocupar outro cargo de destaque na futura administração.

O apetite do PT baiano
O PT da Bahia quer emplacar o secretário estadual de Saúde, Jorge Sola, no Ministério da Saúde; o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, que é do PSB, na Secretaria dos Portos; manter Sérgio Gabrielli na Presidência da Petrobras ou deslocá-lo para o Ministério da Integração; o deputado federal reeleito Luiz Alberto no Ministério da Igualdade Racial; e a chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, se for preciso para cumprir a cota de mulheres no Ministério.

O LÍDER do PT no Senado e candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, está em campanha para ocupar o Ministério da Educação no governo Dilma Rousseff.

O CHEFE de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, vai permancer no Palácio no governo Dilma Rousseff. Seu nome está sendo pensado para a Secretaria-Geral da Presidência.

O LÍDER do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), disse ontem que seu partido não dará apoio a nenhuma iniciativa que permita a políticos sem mandato serem escolhidos para representar o Brasil no Parlamento do Mercosul.

Nenhum comentário: