segunda-feira, novembro 29, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

Corrupção ameaça 90% das empresas


Estudo da empresa Kroll Associates, ao qual esta coluna teve acesso, mostra que, no Brasil, 90% das empresas estão sujeitas à corrupção. Especialista em gerenciamento de risco, Kroll revela, no estudo, que o país está acima da média mundial em três categorias - roubo de informações, fraude e corrupção ativa e lavagem de dinheiro. E 43% das empresas, neste ano, foram alvo de roubo de dados eletrônicos.


Lavagem

O índice de empresas brasileiras atingidas pela lavagem de dinheiro mais que triplicou nos últimos 12 meses: ultrapassou os 17%.


Oportunidade

O medo da corrupção e fraude no Brasil dissuadiu 48% de novos investidores a buscar oportunidades no país, diz o relatório da Kroll.


Bons exemplos

Duas áreas corruptas, segundo a Kroll: transporte e infraestrutura, que usam "superfaturamento, empregados fantasmas, contratos falsos etc".


Sérgio Galileu

Se a Terra fosse quadrada, o Governo do Rio estaria salvo: era só tirar bandidos das UPPs e empurrá-los para tão longe que cairiam no vazio.


Antaq

A atitude arrogante da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) não é apenas em relação ao Tribunal de Contas da União, cujas notificações ignora solenemente. Em sua sede, no Rio, a Antaq é conhecida pelos incômodos que causa aos vizinhos, no prédio de 22 andares, na Rua Rodrigo Silva, no Centro. Estacionam carros na calçada, que é estreita, e exibem um numero incomum de seguranças.


Festas

Chama a atenção dos vizinhos da sede da Antaq, no Rio, as festas frequentes e o sobe-e-desce de uma mulherada, digamos, bandeirosa.


Manda chuvas

A prefeitura do Rio pediu chuva à Fundação Esotérica Cacique Cobra Coral para "apagar os incêndios". O tráfico comprou a "chuva de balas".


Dia do pendura

Só Matusalém pagará à Caixa a dívida dos que pediram Crédito de Financiamento Estudantil. É impagável, com juros e correção.


Cartaz sujo

A Infraero tem dinheiro em caixa, mas não paga contas. Servidores de sua área de comunicação assumiram despesas do hotel, em Salvador, onde participaram de evento oficial no fim de semana. É que o cartaz da estatal, na tesouraria do hotel, está sujo como pau de galinheiro.


Peão tucano

O Governo paulista tem paixão pelo Hospital de Barretos: o governador Goldman liberou mais grana para nova sede em Paulínia, fora os R$ 88 milhões até agora. Para os outros hospitais de câncer, só R$ 5 milhões.


Gostou

A presidente da Anac, Solange Vieira, briga nos bastidores por sua recondução ao cargo, no Governo Dilma. Ela conversou sobre o assunto com seu chefe, o ministro Nelson Jobim (Defesa), terça, às 17 horas, e com o deputado Carlos Zaratini (PT-SP), um de seus patronos.


Ouvidos moucos

O Serpro vai estrear quarta-feira sua rádio na internet. Mas, para escutá-la, os funcionários - que ganham salários merrecas - estão sendo avisados de que precisam comprar fones de ouvidos.


FRASE DO DIA


"O eleitor não pode se decidir por pesquisas tabajara"
Deputada Iris Araújo (PMDB-GO), contra divulgação de pesquisas a 45 dias da eleição

PODER SEM PUDOR

O mais importante
Folclórico ex-prefeito de São Mateus (ES), Amocim Leite (também conhecido por "Loveyesmilk") tomava um demorado chá-de-cadeira na ante-sala de Gérson Camata, então governador capixaba, quando interpelou a secretária, irritado, sobre o motivo de tanta demora.
- É que ele está falando com um pessoal que veio de Brasília...
- Não entendo, reagiu Amocim. Eu vim de Monza, e eles são mais importantes do que eu?!

Nenhum comentário: