quinta-feira, novembro 11, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Nenhum ministério é propriedade de ninguém”
JOSÉ EDUARDO DUTRA, PRESIDENTE DO PT, PARA QUEM, NO PMDB, QUER MANTER MINISTÉRIOS

DEM DÁ AO PMDB TEMPO NA TV E MAIOR BANCADA 
A negociação para a fusão do DEM, revelada com exclusividade nesta coluna na segunda (8), oferece dois trunfos ao PMDB: tempo maior na TV, na próximas eleições, e o acréscimo de 43 deputados à bancada do partido de Michel Temer, que passaria de 79 para 122, assegurando o direito de indicar o próximo presidente da Câmara. O PT elegeu 88 deputados e, segunda maior bancada, perderia a sonhada presidência.

CONSEQUÊNCIA 
A fusão com o DEM garantiria a presidência da Câmara a Henrique Alves (RN), amigo de Michel Temer, sem precisar de acordo com o PT.

EGOCENTRISMO 
No DEM, as negociações para a fusão com o PMDB são atribuídas ao prefeito paulistano Gilberto Kassab,candidato ao governo em 2014.

SENADO CONTRA 
O líder do DEM no Senado, Antonio Carlos Junior (BA), é contra a fusão. Acha que o DEM deve manter-se coeso e ainda mais aguerrido. 

“É UM CRIME” 
O deputado Onyx Lorenzoni (RS) promete resistir. Considera “um crime antidemocrático” a extinção do DEM e a consequente fusão ao PMDB.

BRASIL FAZ AEROPORTO INTERNACIONAL... NA ÁFRICA 
Já de olho talvez na sua nova “plataforma” africana de projeção internacional, Lula autorizou o BNDES a emprestar US$ 18 milhões para a construção de um aeroporto internacional em Nampula, Moçambique, na atual base área da cidade. É parte do pacote de US$ 300 milhões do Brasil para a infraestrutura local. Já os principais aeroportos brasileiros vão continuar a porcaria de sempre.

OLHA NÓS 
Maputo foi à última visita presidencial ao continente africano. Nosputo ficou fora do roteiro – deve ser um rincão perdido no Brasil. 

TOC-TOC 
A polêmica saúde da presidenta cria spams para roubar dados do bobonauta, com link para “fotos de Dilma tendo ataque cardíaco”. 

QUEM QUER DINHEIRO? 
Lula nega que encontrou Silvio Santos para tratar de empréstimo ao banco do empresário. Queria entrar no “Topa ou não Topa”, só isso. 

BOM HUMOR 
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi indagado no twitter se Lula ou Dilma ligaram para ele. Seu bom humor revela que ele superou sua demissão do ministério da Educação: “Dilma não tem razões para me ligar, e Lula, se ligar, vou pensar que quer me demitir de alguma coisa”.

OLHANDO BEM...
...a ameaça da presidente Dilma de juntar no ministério formosuras como Maria da Graça Foster e Ideli Salvatti, revela que o filme As Bruxas de Eastwick vai entrar em cartaz no cineminha do Alvorada.

ESTÁDIO MENOR 
O governador eleito do DF, Agnelo Queiroz (PT), confirmou o que esta coluna antecipou ontem: sua decisão de reduzir à metade o tamanho e os custos do Estádio Nacional de Brasília, subsede da Copa de 2014.

VOANDO 
A mulher do ministro Jobim (Defesa) vai ganhar a Medalha do Mérito Aeronáutica, após republicarem o decreto às pressas no Diário Oficial da União: esqueceram o nome de Adrienne entre os 207 “medalhados”.

BABAQUICE 
Como não há nada mais urgente para resolver no País, a CCJ do Senado aprovou a emenda babaca que inclui o “direito à felicidade” na Constituição. Agora só falta incluir o “direito de respirar”.

COISA FEIA 
A turma de Gilberto Kassab informou que o caminhão flagrado jogando lixo no município de Guarulhos era terceirizado, mas na porta exibia a logomarca da prefeitura de São Paulo e a matrícula: EBZ 4754.

MINA TERRESTRE 
África foi a salvação: Lula ficou bem longe da tradicional Feira do Livro, ao ar livre em Porto Alegre, onde, há 50 anos, crianças ganhavam livros de Monteiro Lobato – hoje perseguido no “Lulaworld”. 

SEBRAE FOR EXPORT 
O diretor da Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial e Industrial, Califa Seidi, realiza nesta quinta uma visita ao Sebrae-DF. A intenção é implantar uma experiência semelhante em Guiné Bissau.

PENSANDO BEM...
... O antigo Proer de FHC virou Bafban – Baú da Felicidade dos Bancos. 

PODER SEM PUDOR
ATRASO PERDOADO 
Em maio de 1991, o senador Esperidião Amin liderou um grupo de políticos catarinenses numa audiência marcada com o ministro da Educação, Carlos Chiarelli. O grupo começou a se irritar com o chá-de-cadeira quando o ministro finalmente apareceu na sala de espera com a atriz Cláudia Raia:
– Desculpem o atraso, é que eu estava falando com a Cláudia...
– Está perdoado, ministro – respondeu Amin, extasiado –, principalmente depois de trazer o álibi pessoalmente.

Nenhum comentário: