segunda-feira, novembro 29, 2010

ANCELMO GÓIS

Calma, gente 
Ancelmo Góis 

O Globo - 29/11/2010

Sexta, quando o Rio fervia com boatos sobre um grande confronto na Rocinha, a Kombi da associação de moradores local percorria a Estrada da Gávea tranquilizando a população: “A Rocinha não será invadida porque está pacificada e é ordeira.” Há controvérsia.

Aliás...
Tem alguma coisa fora de ordem na Rocinha e não é só a questão da violência. O censo do IBGE contou 68 mil moradores na Rocinha. Só que ano passado o pessoal do PAC recenseou 87.455 habitantes e estimou a população em 100.829 moradores.

Para concluir...
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira defende a recontagem na Rocinha e em outras favelas. Ela ouviu de moradores que em algumas das áreas da Rocinha mais de 60% dos domicílios não foram visitados.

Eike da favela
Tem morador do Santa Marta, no Rio, reclamando que depois da UPP a cerveja subiu R$ 1. Como a procura aumentou, inclusive de turistas, os capitalistas aumentaram a mais-valia. Em tempo: o que se diz é que o Eike Batista local é Zé do Carmo, dono de barbearia e padaria, entre outros business.

Calma, monsieur
O consulado francês enviou a seus patrícios e-mail para evitarem os bairros das zonas Norte e Oeste e os municípios de Caxias e S. J. de Meriti. Já a coluna sugere evitar o réveillon em Paris, onde 1.137 carros foram incendiados.

Acabou em samba
O Bloco do Barbas, de Nelsinho Rodrigues, já tem o tema de 2011, quando completa 27 anos. Será... Tropa de Etílicos. Homenagem à esperança de paz renovada na guerra que o carioca vai vencendo contra os bandidos, amém.

Velha tragédia
A Justiça Eleitoral foi aprovada com louvor na última eleição por 87% (ótimo e bom) dos brasileiros ouvidos pelo Instituto Sensus. Mas a pesquisa, feita uma semana depois da eleição, revela uma velha tragédia: só 67% lembravam em quem tinham votado para federal.

Fogo amigo
Do senador Francisco Dornelles, outro dia, da tribuna, sobre o ministro José Temporão: - Tenho pelo ministro o maior respeito e admiração, é culto, inteligente, preparado, mas a gerência do Ministério da Saúde é do pior gabarito.

Clássico da pesada
A violinista americana Rachel Pine surpreendeu a plateia carioca que, apesar do clima de medo na cidade, lotou sábado o concerto da OSB, no Municipal. Rachel anunciou que executaria sua composição brasileira preferida. Mas nada de Villa-Lobos ou Carlos Gomes. Apresentou músicas da banda de rock pesado Sepultura.

Retratos da vida
Nestes dias de tensão no Rio, a empresária Ana Coutinho mandou seu motorista comprar um galão de gasolina no posto BR da Av. das Américas, na Barra. Queria abastecer o minibugre da filha de 9 anos. Os frentistas, assustados, não quiseram vender.

Segue...
Ana pegou seu Mercedes e dirigiu até o mesmo posto, sem o galão, e pediu três litros de gasolina. Os frentistas venderam e ainda arrumaram duas garrafas PET para a empresária transportar o combustível.

Novo Rio
Depois de lotar o Carnegie Hall, que aplaudiu clássicos brasileiros de Villa-Lobos a Tom Jobim na ultima semana de novembro, “Musica no Museu” faz, em dezembro, um concerto de Natal na favela... Pavão-Pavãozinho.

Madame caloteira
A direção do salão de beleza Crystal Hair, no Leblon, um dos mais caros do Rio, pôs uma plaquinha com os dizeres: “Pendências estão permanentemente proibidas.” É que as madames fazem o cabelo e dizem que “vão ali pegar o dinheiro e já voltam”. E desaparecem.

Cena carioca
Sábado, na feirinha no Largo do Machado, um barraqueiro perguntou a um PM por que ele não estava no Complexo do Alemão. Resposta gaiata: - Eu, não! Lá está muito perigoso...

Nenhum comentário: