sexta-feira, outubro 22, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pra quê? 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 22/10/2010

Encerrado o "JN" de ontem, alguns petistas se puseram a lamentar, reservadamente, a imprevidência de Lula e da propaganda de Dilma Rousseff, que, com base numa única imagem e descartando evidências em contrário, acusaram abertamente José Serra de promover uma farsa no incidente em que foi atingido na cabeça por um objeto ao cruzar com manifestantes ligados ao PT. Cotejando diferentes imagens, o telejornal desmontou a afirmação, feita sem rodeios pelo presidente e pelo programa de Dilma, de que Serra criou uma mentira baseado numa "bolinha de papel".
Os receosos alegam que, em alta nas pesquisas e a uma semana do desfecho da eleição, era desnecessário, além de não recomendável, criar tal confusão.

Abafa o caso Agentes de saúde envolvidos no confronto com a equipe de Serra no Rio planejavam novo ato para domingo, quando o candidato volta à cidade. Eles protestariam com cruzes nas mãos em Copacabana. O PT-RJ descobriu e, a pedido da campanha de Dilma, abortou a manifestação.


Onda jovem A nova pesquisa Datafolha mostra o avanço da candidata petista entre eleitores entre 16 e 24 anos (seis pontos percentuais) e 25 a 34 anos (cinco pontos), faixas nas quais Marina Silva (PV) teve forte inserção no primeiro turno.

#festafacts Na próxima quarta-feira, a campanha petista fará um Dia Nacional de Mobilização sob o lema "dê um presente ao Lula: conquiste mais um voto para Dilma". Nessa data, o presidente completará 65 anos.

Quem sabe? Um dia depois de fracassar na tentativa de convencer Dilma, militantes do Greenpeace tentaram extrair de Serra, no Paraná, compromisso com o desmatamento zero. O tucano disse que submeteria o texto a Fabio Feldmann (PV-SP).

Nunca foi Uma ironia contida no episódio do dossiê é o fato de o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, ter sido carimbado como "tucano ligado a Serra".

Simbiose "A divisão da sociedade entre os que podiam estudar em boas escolas e escolher depois as melhores universidades e os que não podiam está no fim. Com os mecanismos criados pelo governo, há oportunidades para todos." Qualquer semelhança do texto, extraído ontem do Blog do Planalto, com a propaganda de Dilma não é mera coincidência.

Blitz Seguindo roteiro preconizado pelo Planalto, a campanha de Dilma ganha reforço oficial na incursão de hoje pelo Triângulo Mineiro. Antes do comício à noite em Uberlândia, petistas anunciam maratona de entrega de obras em Ituiutaba e Uberaba, liderada pelo ministro Sérgio Passos (Transportes).

Veraneio O governador Alberto Goldman (PSDB) também dará hoje sua contribuição ao pacote de bondades pré-eleitoral: assina contrato para início das obras da rodovia dos Tamoios, com impacto no acesso dos paulistanos ao litoral norte na alta temporada de verão.

Nocaute 1 O exame dos números da disputa pelo governo de Pernambuco continua a surpreender. Em 43 municípios, cerca de um quarto do total, houve ao menos urna na qual Jarbas Vasconcelos (PMDB) não obteve nenhum voto. Nesse mesmo universo, foram registradas 40 urnas com cem por cento dos votos para o reeleito Eduardo Campos (PSB).

Nocaute 2 O fenômeno se deu em cidades de diferentes perfis: da metropolitana Igarassu (uma urna zerada para Jarbas) à sertaneja Petrolina (duas urnas com todos os votos para Campos).

tiroteio

"Vai dar linha cruzada na campanha do Serra. As pessoas não gostam desse tipo de telemarketing e vão responder nas urnas."
DO DEPUTADO FEDERAL MARCO MAIA (PT-RS), sobre chamadas de conteúdo negativo destinadas a desencorajar o voto em Dilma.

contraponto

Ave Maria


Era 1985, ano da disputa entre Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso pela prefeitura paulistana.
Peemedebista como FHC à época, Severo Gomes comentava, em almoço com um jornalista, o constrangimento de seu correligionário, que na véspera havia se atrapalhado quando o mediador Boris Casoy lhe perguntara, num debate, se acreditava em Deus.
Inconformado com o desfecho do episódio, Severo não teve dúvida ao dizer o que faria no lugar de FHC:
-Se fosse comigo, eu teria puxado um terço...

Nenhum comentário: