quinta-feira, outubro 21, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Redução de danos 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 21/10/2010

Antes animados com o potencial de estrago do "dossiegate" na campanha de Dilma Rousseff (PT), tucanos passaram a se preocupar com o risco de cizânia interna diante do noticiário sobre o suposto envolvimento do grupo de Aécio Neves na violação de sigilo fiscal de pessoas ligadas a José Serra. "Roupa suja só se lava depois da eleição", diz um dirigente.
Para coordenadores da campanha do PSDB, qualquer sinal de estremecimento entre os dois expoentes nacionais do partido implodiria o plano de Serra de engajar o senador eleito no esforço derradeiro para atrair o eleitorado mineiro no segundo turno.

Garimpo 1 Os dilmistas acreditam ter largado à frente de Serra na caça aos votos de Marina Silva (PV) em Belo Horizonte, onde a senadora venceu no primeiro turno. O diagnóstico é baseado no legado de administrações petistas na capital mineira.
Garimpo 2 O PV mineiro optou pela neutralidade no segundo turno, mas o candidato "verde" a governador, José Fernando Aparecido, deve anunciar apoio a Dilma amanhã. Ele entregou ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) a pauta que embasaria o acordo, com cinco itens associados ao setor de mineração.

Queimada Em discurso no ato promovido ontem por ambientalistas pró-Dilma, o vice Michel Temer (PMDB) se descreveu como uma "alma incendiada". Um colega de partido comentou, na plateia: "incendiada não, presidente... aqui o público é totalmente verde."

Caminho da roça Marcado para as 23h de segunda, o debate da Record submeterá os candidatos a um teste de audiência. O horário na grade de programação é reservado ao reality-show "A Fazenda", que atinge 20 pontos no Ibope. A emissora estuda se exibe o programa na madrugada ou uma versão compacta às 22h30.

Casting Agora que Michel Temer finalmente estreou na propaganda de Dilma, só falta mesmo Indio da Costa (DEM-RJ) aparecer no programa de Serra.

Pugilato Apesar de relativizar a gravidade da agressão a Serra ontem no Rio, petistas se mostravam preocupados com o recrudescimento do embate entre militantes, particularmente insuflado pela guerra dos panfletos. "Controlar general não é problema, o difícil é conter soldado", diz um dirigente.

Pelos ares Em voo SP-Brasília anteontem, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT), e o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, tratavam da consolidação da legislação eleitoral. "Se eu for presidente da Câmara, vou fazer", garantiu o petista. Questionado pelo ministro sobre as chances de se eleger, o petista arriscou: "Se a Dilma ganhar..."

Stand by O Palácio dos Bandeirantes deve manter em férias, até o final do mês, a jornalista Tatiana Arana Cremonini, filha de Paulo Preto nomeada por Serra para o cerimonial do governo.

Engajados Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (DEM-RN), que mantiveram silêncio estratégico sobre Lula enquanto cuidavam de suas respectivas campanhas, reaparecem com vigor na defesa de Serra. O primeiro, derrotado. O segundo, reeleito.

Quem? Convocação do tesoureiro João Vaccari enviada pela CPI da Bancoop à direção do PT retornou à Assembleia com rubrica de destinatário "desconhecido".

tiroteio

"Os ataques de Lula representam um atentado contra o cidadão comum e a democracia. O presidente não está acima da lei. Não pode, portanto, acusar sem provas."
DO SENADOR MARCONI PERILLO, candidato do PSDB ao governo de Goiás sobre o presidente ter dito que ele "faz campanha bilionária" e "não tem caráter".

contraponto

Pai da noiva


O presidente do PT, José Eduardo Dutra, deixou apressado a reunião da Executiva do partido, na tarde terça-feira, e mal conversou com os repórteres que o esperavam. Explicou que precisava voar para o Rio, onde sua filha se casaria no início da noite.
Os jornalistas acharam estranho, dada a proximidade da eleição, e ele justificou:
-Eu não podia interferir na data do casamento...
Um repórter então arrematou:
-Está aí a prova definitiva de que vocês tinham certeza da vitória no primeiro turno...

Nenhum comentário: