terça-feira, outubro 12, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Terapia de choque
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/10/10

Integrantes do comando da campanha de Dilma Rousseff reconhecem que dificilmente a petista atraiu eleitores indecisos e/ou do espólio de Marina Silva (PV) com a performance agressiva no debate da Band. Argumentam que o objetivo não era esse, e sim injetar ânimo na parcela já decidida por Dilma, o que ajudaria a estancar a redução da vantagem sobre José Serra.
Embora afirmem que o desempenho da candidata obteve aprovação nos grupos monitorados em pesquisas internas, os dilmistas cuidam de dizer também que foi remédio de dose única -não se repetirá em outros debates e tampouco aparecerá por dias a fio, em versão editada, no programa de TV. A conferir.


Motosserra Já o PSDB aposta que Dilma não só negligenciou o eleitorado da candidata verde, fiel da balança neste segundo turno, como também o assustou: "Ela foi de metralhadora pra cima dos 'marineiros'".

Uma coisa... O QG dilmista passou boa parte da segunda-feira dedicado à tarefa de tentar desfazer qualquer paralelo entre o dia de fúria da candidata e a malfadada ofensiva de Geraldo Alckmin (PSDB) sobre Lula no primeiro debate do segundo turno de 2006.

...outra coisa Alckmin, alega um dos coordenadores da campanha de Dilma, investiu contra "um presidente da República e um líder popular". E ela? "Ah, agora foi Lei Maria da Penha".

Noiva vingativa Comentário colhido no Twitter durante o debate da Band: "Adorei a Dilma Kill Bill".

Pra mim deu Em reunião da coordenação do governo, ontem, Lula disse que não assistiu ao debate. Segundo o presidente, seu dia acabou depois de acompanhar pela televisão a derrota do Corinthians por 4 a 3, resultado que derrubou o técnico e comprometeu seriamente as chances do time no Campeonato Brasileiro.

Corta! Não foi apenas no ar que Serra acusou Dilma de fazer um debate sob medida para utilizar na propaganda. Nos intervalos, mais de uma vez o tucano insistiu com os assessores: "Ela está claramente instruída para ilustrar o programa de TV. Isso vai ser usado com edição!".

Desmatado O debate forneceu argumento aos aliados que advogam a neutralidade de Marina no segundo turno. Em duas horas no ar, Dilma e Serra passaram ao largo da agenda da sustentabilidade. "Lamentável. A única coisa verde era a gravata do Alckmin na plateia", protesta um "marineiro".

Chance perdida Hoje cortejado pelos tucanos, o vice de Marina, Guilherme Leal, foi esnobado por Serra na inauguração da Casa de Minas, no final de 2009 em São Paulo. Na ocasião, o dono da Natura pediu para conversar com o então pré-candidato, mas este, envolvido com outras preocupações, não quis saber de papo.

Chamada Entre os candidatos apoiadores de Dilma derrotados na eleição para o governo de São Paulo, somente Celso Russomanno (PP) compareceu ao estúdio na noite de domingo. Um alckmista presente não resistiu à piada: "Diziam que era perseguição nossa, mas vocês estão vendo: mais uma vez o Mercadante faltou..."

Em campo Com a aliança PT-PMDB aos cacos em Minas, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), foi escalado para ajudar a campanha de Dilma procurando lideranças do interior. O objetivo é evitar migração de votos para Serra.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A propaganda do PT ontem parecia transmissão de jogo de basquete na Coreia do Norte: só o time coreano faz cesta."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre a edição do debate da Band levada ao ar no programa eleitoral de Dilma Rousseff.

contraponto

Esqueceram de mim


Em meio à ofensiva de Dilma Rousseff na Band, José Serra cuidou de lembrar elogios que dois petistas graúdos fizeram, no passado, ao governo FHC -José Eduardo Dutra à gestão da Petrobras, e Antonio Palocci à política econômica. Ao lado do marqueteiro João Santana, eles assessoravam a candidata no debate.
Quando, no intervalo, os repórteres perguntaram a Palocci o que ele tinha a dizer sobre o comentário do tucano, o ex-ministro da Fazenda saiu-se com esta:
-Olha, só me resta pedir ao Serra que cite também o João. Ele está se sentindo desprestigiado...

Nenhum comentário: