quarta-feira, outubro 06, 2010

MÔNICA BERGAMO

VOTO NA URNA
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/10/10

Estrela do PV, o ex-ministro Gilberto Gil, que fez campanha para Marina Silva (PV), vai votar em Dilma Rousseff (PT) para presidente. Gil não deve se envolver na discussão partidária -o PV está rachado e parte da legenda, como Fernando Gabeira (PV-RJ), quer aderir a José Serra. Mas, além de votar, o cantor deve tornar evidente seu apoio à petista.

DE PRIMEIRA
Dilma, por sinal, telefonou para a mulher de Gilberto Gil, Flora, no próprio domingo, 3, dia do primeiro turno da eleição. Flora declarou voto na ex-ministra já na primeira rodada do pleito.

PESO PENA
A adesão de Gabeira foi minimizada por setores que apoiam Dilma no Rio de Janeiro: ele teve 20% de votos no Estado -menos do que Serra, que teve 22%.

O SIGNO DOS QUATRO
Ricardo Young, que ficou em quarto lugar na corrida para o Senado (4,1 milhões de votos, superando Romeu Tuma), afirma ter sido procurado por quatro dirigentes partidários -petistas e tucanos- de olho no apoio do Partido Verde para Dilma ou Serra no segundo turno. Não revela quem ligou.

TUCANO VERDE
E o ex-tucano Fabio Feldmann (PV), que tabelou com Geraldo Alckmin nos debates entre os candidatos ao governo de São Paulo e criticou Dilma no encontro da TV Globo, diz que, "apesar de serem públicas minhas simpatias pelo PSDB", acompanhará a decisão do partido sobre o apoio no segundo turno. Ou seja, não declarará apoio em caso de a legenda optar pela neutralidade.

CESTA
O prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) fez barba, cabelo e bigode no pleito. Abertas as urnas, viu eleitos, em São Paulo, seis deputados federais que apoiou nas eleições.

QUERO MAIS
Um desafeto tucano tenta minimizar: "Ele pensava que elegeria dez".

ME DÊ MOTIVO
A decisão que até agora prevaleceu na campanha de Serra de "esconder" Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), para inconformismo de tucanos que admiram o ex-presidente, tem base em números: 78% dos eleitores avaliam o governo de Lula como "ótimo/bom", segundo o Datafolha, e 4% como "ruim/péssimo"; quando FHC deixou a Presidência, 26% diziam que seu governo era "ótimo/bom"; 36%, que era "ruim/péssimo".

PALMAS
FHC, por sinal, foi o palestrante mais aplaudido em evento que reuniu anteontem a fina flor da comunidade judaica no hospital Albert Einstein, em SP, numa clara demonstração de satisfação com o segundo turno eleitoral. As relações de parte da comunidade com Lula estremeceram por causa do diálogo dele com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

TROPA DA ELITE
O longa "Tropa de Elite 2", exibido ontem pela primeira vez em Paulínia (SP), terá uma sessão para os "sócios-investidores" em SP amanhã, no Kinoplex do shopping Vila Olímpia. Os empresários Beto Sicupira, da AmBev, Flávio Rocha, da Riachuelo, e Benjamin Steinbruch, da CSN, são alguns dos financiadores do filme.

PRIMEIRO À MÃO
O músico Arnaldo Baptista, que aderiu ao Twitter há dois meses, conta com o auxílio de uma digitadora.
Ele não usa o computador, mas escreve as mensagens com 140 caracteres em um caderninho. Sua mulher, Lucinha, pega os rascunhos e publica na rede social.

BANQUETE
Custará R$ 5.000 por casal o convite para o Jantar da Terra, elaborado por Alex Atala e dez chefes estrangeiros, no dia 25, durante a Semana Mesa SP.

PLANTÃO MÉDICO
Fotos Mastrangelo Reino/Folhapress

Claudio Lottenberg

O hospital israelita Albert Einstein inaugurou anteontem o Auditório Moise Safra em sua unidade do Morumbi. A solenidade de abertura teve como mestre de cerimônias o médico Claudio Lottenberg, presidente do hospital, e contou com palestras de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

ENTRE AS ESTANTES
O cineasta Fernando Meirelles autografou anteontem o livro "Cegueira, Um Ensaio", na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim. A obra tem histórias de bastidores e fotos do filme "Ensaio sobre a Cegueira", que ele dirigiu.

CURTO-CIRCUITO

Ivaldo Bertazzo lança hoje, às 20h, o livro "Corpo Vivo", no Sesc Pinheiros, com bate-papo do autor e dicas de fisioterapeutas sobre movimentos corporais.

Lena Roque estreia hoje a peça "Louca de Amor", texto de Viviane Pereira adaptado pela atriz, às 21h30, no teatro Imprensa (rua Jaceguai, nº 400). Classificação: 14 anos. O filme "Lope", de Andrucha Waddington, terá pré-estreia hoje, às 21h30, no Festival do Rio. A exibição será no cine Odeon Petrobras (praça Marechal Floriano, nº 7).

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua será inaugurado amanhã, na Bela Vista, pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

com DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: