terça-feira, outubro 05, 2010

MÔNICA BERGAMO

PESO PESADO
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/10/10

O PMDB comemora internamente a realização de um segundo turno na eleição presidencial. Confiante de que a candidata Dilma Rousseff (PT) manterá o favoritismo, o partido considera que vai se fortalecer na segunda fase da campanha. De acordo com um dirigente partidário, a vitória, no primeiro turno, seria de Lula. No segundo, de toda a "base aliada".

E AGORA, LUIZ?
A pressão sobre o marqueteiro Luiz González, que fez a campanha de José Serra (PSDB), vai aumentar. Dirigentes tucanos criticam o trabalho dele, que pegou Serra com cerca de 40% nas pesquisas e "entregou" com cerca de 33% no dia da eleição. O tucano só foi ao segundo turno porque Marina Silva (PV) cresceu na reta final.

CONVEXO
O PV não conseguia se entender, ontem, nem mesmo sobre o formato da discussão do rumo a seguir no segundo turno. Alfredo Sirkis (PV-RJ), vereador e ex-presidente do partido, defendia que só uma convenção poderia definir a situação -coisa para daqui a 15 dias. Afirmava também que, ainda que o partido declare voto, cada militante, e até Marina Silva, pode, ou não, seguir a orientação. Já Fabio Feldmann (PV-SP), que foi candidato ao governo de SP e é simpático aos tucanos, defendia decisão para esta semana, tomada pelo diretório da legenda.

DEDO DE OURO
O que aconteceria na eleição caso Lula apoiasse José Serra (PSDB) para sucedê-lo?
Uma pesquisa do Ipespe feita para trabalho acadêmico sobre o eleitorado, há uma semana, revela que o placar, então de 49% para Dilma Rousseff (PT) e 26% para o tucano, se inverteria: sem o apoio do presidente, Dilma despencaria para 26% e José Serra, apoiado por Lula, subiria para 43%.

EM CAMPO
Ronaldo, que ofereceu jantar a Serra no primeiro turno, vai agora renovar convite para Dilma. A ideia do craque é reunir a candidata com jogadores para uma "sabatina" sobre esporte. Ele queria fazer isso com Marina também, mas não foi possível compatibilizar as agendas.

PONTO FINAL
A atriz Fernanda Montenegro nega a autoria de uma "carta aberta de temor", atribuída a ela na internet. "Fernanda" se dizia "preocupada" com "políticos mentirosos". "Há uma carta de caráter político circulando pela internet com a minha assinatura. Só pode ser uma brincadeira de alguém desavisado. Não assinei nem passa pela cabeça assinar qualquer pronunciamento político para este ou qualquer outro candidato. Não me levo tão a sério como alguns possam pensar para dar dicas, conselhos ou caminhos a seguir."

AH, BOM!
Agitando bandeirinhas na festa do PSDB, no domingo, o rabino Henry Sobel disse que votou em José Serra (PSDB) para presidente porque é "contra o continuísmo". Mas só no governo federal: em SP, ele acha que não tem problema os tucanos ficarem 20 anos no poder. "O continuísmo de Lula é autoritário. O de Geraldo é qualitativo."

LADO A LADO
Itamar Franco (PPS-MG) tem reencontro marcado com Fernando Collor (PTB-AL), de quem foi vice em 1989. Os dois vão dividir espaço no Senado, para o qual o mineiro foi eleito -e para onde Collor, derrotado ao governo de Alagoas, voltará em janeiro. Eles romperam na época do impeachment.

URNA VAZIA
Gisele Bündchen, que havia declarado apoio a Marina, não votou. Com o título eleitoral em Nova York, ela preferiu viajar a Paris para a semana de moda francesa.

COMPLICADINHO A primeira-dama de São Paulo, Deuzeni Goldman, que foi votar levando os documentos em uma bolsa Chanel, disse que achou "complicadinho" o funcionamento da urna eletrônica. "Alguém mais humilde pode ter dificuldade."

Fotos Greg Salibian/Folhapress

Paola Oliveira

PEQUENOS NO GUARDA-CHUVA
O longa infantil "Eu e Meu Guarda-Chuva", do diretor Toni Vanzolini, teve pré-estreia para convidados no sábado, no Cinemark do shopping Market Place. A atriz Paola Oliveira, que interpreta uma aeromoça no filme, participou do evento. O músico Branco Mello assina a trilha musical da produção, que estreia na sexta.

BAIÃO DE DOIS
Maria Gadú e Caetano Veloso fizeram uma apresentação para convidados do Clube Nextel, na sexta, no Estúdio Burti, em SP. O show marcou o lançamento da turnê que os dois músicos farão pelo país.

CURTO-CIRCUITO

A Cia. Elevador de Teatro Panorâmico estreia na sexta, às 20h30, a peça "Do Jeito que Você Gosta", de William Shakespeare, no Espaço Elevador, na Bela Vista. 12 anos.

A peça "Hell", dirigida por Hector Babenco e protagonizada por Bárbara Paz, tem pré-estreia para convidados hoje, às 20h, no Teatro do Sesi (av. Paulista, 1.313).

O tributarista José Carlos Mota Vergueiro faz palestra hoje, às 19h30, sobre participação nos lucros e resultados das empresas, na Livraria Cultura do shopping Bourbon.

Marcelo Longato inaugura hoje, a partir das 11h, o espaço Ícone Casa, na avenida República do Líbano.

A Ellus e a Paris Filmes promovem hoje a pré-estreia para convidados do filme "The Runaways", às 21h, no shopping Iguatemi. 16 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: