segunda-feira, outubro 04, 2010

MÔNICA BERGAMO

CHAPA QUENTE
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/10/10

 O preço do pãozinho francês subiu 0,38% em agosto, em SP, segundo o Índice de Preços no Varejo da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP). De acordo com Júlia Ximenes, economista da entidade, o aumento se deve ao fato de o Brasil não produzir trigo suficiente para suprir a demanda interna. "Além disso, a Rússia, principal exportadora de trigo para o país, está passando por uma seca que a fez suspender as vendas", diz.

SEGREDO DELICADO
O governo de São Paulo lança hoje uma cartilha para orientar os profissionais de saúde sobre como revelar o diagnóstico de HIV/Aids para crianças e adolescentes. O material diz que o primeiro passo é averiguar se o paciente já tem "capacidade para manter segredos". Se não tiver, deve se falar apenas da importância dos medicamentos e da ação do vírus no organismo, sem mencionar o diagnóstico de HIV.

CONVERSA FRANCA
Entre outros tópicos estão a utilização de recursos lúdicos -um "kit diagnóstico", com brinquedos -, a exigência de autorização dos pais ou responsáveis para a revelação e uma conversa com eles para saber se a criança já possui noções de sexualidade, para definir se esse tema pode ser abordado.

RAÇA
Milton Nascimento será o homenageado do Troféu Raça Negra, no dia 15 de novembro, na Sala São Paulo.

PELÉ NA FLORESTA
A convite de Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Pelé desembarca hoje na cidade de Alta Floresta, em Mato Grosso, para conhecer dois projetos de prevenção e combate ao desmatamento do Fundo Amazônia, administrado pelo banco. A amizade do Rei com Coutinho começou quando o BNDES entrou com participação na reforma do edifício do Museu Pelé, em Santos.

TRÊS NÃO É DEMAIS
O Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e o Idec entraram com uma moção no Ministério Público pedindo para que seja mantido o número de três procuradores responsáveis pela defesa do consumidor no órgão, em SP. O pedido é uma contraposição à resolução que reduz para dois o número de profissionais dessa área.

CRACOLÂNDIA NA TELA
Silvio de Abreu, autor da novela "Passione" (Globo), recebeu uma carta de Paulina Vieira Duarte, secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, elogiando a construção do personagem Danilo (Cauã Reymond), viciado em crack. Ela escreve que a novela tem sido responsável "por inserir o tema, de maneira realista e sem preconceitos", na pauta da sociedade brasileira.

DUSSEK PACINO
Em viagem ao Rio para lançar o filme "Federal", do brasileiro Erik de Castro, de que participa, o ator americano Michael Madsen ("Cães de Aluguel") propôs um brinde ao "melhor vilão que eu vi desde Al Pacino em "Scarface'". Falava do colega de elenco Eduardo Dussek, que faz um traficante no longa que estreia no dia 29.
"Quase caí para trás", diz o cantor e ator, que ainda ouviu de Madsen: "O Tarantino precisa descobrir você. Vou levar o filme para ele".

NA SALA ESCURA A cineasta Eliane Caffé promoveu pré-estreia para convidados de seu terceiro longa, "O Sol do Meio Dia". Os atores Chico Diaz e sua mulher, Silvia Buarque, Claudia Assunção e Luiz Vasconcelos participaram do coquetel no Cine Sabesp, na Vila Madalena.

CURTO-CIRCUITO
A exposição "Anotações Visuais de Aldemir Martins", com desenhos inéditos do artista, morto em 2006, começa hoje, no Espaço Cultural Citi, na avenida Paulista.

O Hospital Israelita Albert Einstein inaugura hoje, às 17h, o Auditório Moise Safra, com palestras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do ex-ministro Celso Lafer, no Morumbi.

A cantora Anna Gelinskas e o pianista Daniel Grajew fazem hoje, às 21h, o pocket show "Hollywood Monday", dirigido por Ana John, no restaurante Trindade. Livre.

A pizzaria Mercatto do Morumbi promove hoje, a partir das 19h, a "Pizzada do Bem", com renda revertida para ajudar as vítimas do incêndio da favela Real Parque.

Christiane Tricerri estreia no dia 14 o espetáculo "As Pagus", em comemoração do centenário da modernista Patrícia Galvão, no Sesc Consolação. Classificação: 12 anos.

Val Marchiori comemora aniversário amanhã com uma festa com show de Paulo Ricardo, em seu apartamento, nos Jardins.

com DIÓGENES CAMPANHA e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: