quarta-feira, outubro 06, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Wizard ensina português e matemática 
Maria Cristina Frias 

Folha de S.Paulo - 06/10/2010

Primeiro, eram apenas aulas de idiomas. Depois, com a compra da Microlins, em junho deste ano, o grupo Multi, com sede em Campinas, investiu pesado no ensino profissionalizante. Agora, a holding - controladora das marcas Wizard, Skill, Alps e Quatrum, além das redes SOS, Bit Company e People - acaba de criar a Multi Educação, divisão voltada ao ensino de Português e Matemática para crianças e adolescentes como reforço ao conteúdo escolar. "Temos um mercado potencial de 54 milhões de alunos do ensino fundamental e médio, tanto na rede privada, quanto na pública. Existe uma grande deficiência educacional nessas duas matérias ", afirma Carlos Wizard Martins, fundador e presidente do grupo. "É um segmento com muito espaço para ser explorado, já que apenas uma empresa está presente nesse segmento em nível nacional".


Wizard está se referindo à rede Kumon, fundada nos anos 1950 no Japão por um professor de matemática. No Brasil, a Kumon já conta no Brasil com 1,7 mil unidades franqueadas, que oferecem o ensino de matemática, português, inglês e japonês.

As aulas de português e inglês do Multi serão oferecidas nas redes das oito marcas do grupo. A expectativa é conquistar 100 mil alunos até o primeiro semestre do ano que vem. De acordo com Carlos Henrique Zigiotti, diretor da Multi Educação, para entrar nesse mercado, a empresa desenvolveu nos últimos dois anos metodologia de ensino e material didático próprios. "Uma das preocupações é ter um conteúdo multidisciplinar", diz Zigiotti. "Textos usados para o ensino de verbos, por exemplo, podem ter como assuntos tópicos de outras áreas, como história ou geografia".

Neste mês, o grupo está treinando as franquias para a abertura do novo ramo de ensino. A partir de novembro, uma campanha de R$ 20 milhões começa a divulgar os novos cursos na TV e em outdoors. Nos planos do grupo Multi, a partir do começo do ano que vem, as 3 mil escolas do grupo, o maior da área de idiomas e de educação profissionalizante do País, vão oferecer as novas disciplinas. O custo médio mensal de cada curso será de R$ 120.


Geografia em transe
Da época em que fundou a Ipsos, umas das líderes em pesquisas de mercado customizadas, em 1975, até hoje, o francês Didier Truchot viu o negócio passar por muitas transformações. Mas a última delas - a geográfica - foi a que mais o impressionou. "Quando comecei a fazer pesquisas sozinho por telefone, nem se falava dos países emergentes", diz Truchot, CEO da Ipsos. "Agora são essas economias que estão direcionando o setor."

Para a Ipsos, que atua em 66 países e obteve receita de US$ 1,5 bilhão em 2009, o Brasil já figura entre seus mercados mais importantes, na quinta posição em faturamento, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, e à frente da China. "Há espaço para o Brasil subir ainda mais nesse ranking", afirma Truchot. "Deve chegar ao top 3 nos próximos anos." Uma prova do potencial do País, de acordo com Truchot, é que a cervejaria Belgo- brasileira AB-InBev é o quarto maior cliente da Ipsos no mundo.


BANCOS
Brasileiros lideram lista dos 10 maiores da AL

Sete dos maiores bancos da América Latina estão sediados no Brasil, de acordo com um ranking publicado pela revista América Economia. Dos sete, cinco são de capital nacional ( Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, CEF e Votorantim) e dois são subsidiárias de instituições estrangeiras ( Santander e HSBC). O pelotão de frente, de acordo com o levantamento, que aponta os 250 maiores bancos da região, é encabeçado pelo Banco do Brasil, com ativos totais de US$ 362 bilhões, seguido de perto pelo Itaú Unibanco, com US$ 353 bilhões. Os três bancos restantes da lista dos 10 maiores, são do México (BBVA Bancomer, Banamex e Santander ).

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Novela da compra da Talent chega ao fim
A novela da venda da Talent, do publicitário paulista Julio Ribeiro, para o grupo francês Publicis está chegando ao capítulo final. Anunciado para a última segunda-feira, o epílogo foi adiado para hoje, por detalhes burocráticos. Segundo fontes da Publicis, o comunicado oficial será feito hoje em Paris. Nas negociações, a Publicis foi representada por executivos de sua área de fusões e aquisições, que vieram ao País em setembro. Ribeiro foi assessorado pela Estáter, do banqueiro Pérsio de Souza.[

SHOPPING CENTER
Tenco investirá R$ 615 mi em lançamentos

O grupo mineiro Tenco, que atua no ramo de shopping centers, está lançando três empreendimentos que somam investimentos de R$ 615 milhões, com previsão de inauguração em 2012. O principal deles, o Metropolitan Garden, orçado em R$ 420 milhões, será erguido em uma área de 108 mil metros quadrados, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Além do centro comercial, o projeto contará com duas torres comerciais, flats, hotéis e um terminal rodoviário.
Outros R$ 115 milhões serão destinados à construção do Via Vale, em Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, com uma área de 30 mil m². O terceiro empreendimento, o Amapá Garden, em Macapá, consumirá os restantes R$ 80 milhões. "Focamos em cidades emergentes, onde o patamar de consumo da população aumentou e o varejo não acompanhou a demanda", diz Eduardo Gribel, presidente da Tenco.

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