sexta-feira, outubro 22, 2010

ILIMAR FRANCO

Guerra interna 
Ilimar Franco 
O Globo - 22/10/2010

Há um mal estar na campanha de Dilma Rousseff (PT) por causa da quebra de sigilo fiscal de dirigentes do PSDB. Numa ponta está Fernando Pimentel, que contratou a firma de Luiz Lanzetta para a campanha e acionou o repórter Amaury Ribeiro Júnior e seus arquivos. Na outra, Rui Falcão, que quis colocar a firma de Valdemir Garreta na parada. O escândalo alijou, de fato, Pimentel e Falcão da coordenação da campanha petista.

Política e negócios

Dilma Rousseff continua amiga de Fernando Pimentel, mas não quer nem ouvir falar de Rui Falcão. Ele perdeu a confiança da candidata e não é chamado para as reuniões importantes: aquelas em que participam o presidente Lula, Antônio Palocci, José Eduardo Cardozo, José Eduardo Dutra e João Santana. Os petistas o responsabilizam pelo vazamento à imprensa do esquema de espionagem que estaria sendo montado. Dilma, desde então, não fala com Falcão.

Ele detonou o esquema Pimentel e garantiu para a firma do amigo Garreta um contrato na campanha. Esse embate pode ser retomado, na Justiça, depois das eleições.

“Bom para o PMDB essa declaração do Jobim. Vai sobrar mais um ministério para o partido” — André Vargas, secretário de Comunicação do PT, após Nelson Jobim não descartar participar de um governo José Serra

CAVALO DE PAU. Eleita para a Prefeitura de Natal (RN) com o apoio do DEM, Micarla de Sousa (PV) resolveu apoiar a candidata Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições. Aliados de José Serra (PSDB) afirmam que entrou na negociação a revisão do valor pago pelo Banco do Brasil pela folha de pagamento da prefeitura. Essa operação foi feita na gestão do prefeito Carlos Eduardo (PSB). O PV do Norte e do Nordeste está com a petista.

Maracujina

Os ânimos estão tão exaltados na área de comunicação da campanha de Dilma Rousseff que, na quinta-feira passada, ao avistar Rui Falcão em um restaurante de Brasília, Luiz Lanzetta partiu para cima dele, com o intuito de socá-lo.

Guardando o lugar

Apesar de ser um dos homens fortes da campanha de Dilma Rousseff, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, está fora do ministério em eventual governo de Dilma Rousseff. Se isso acontecesse, Rui Falcão seria o novo presidente.

A primeira operação ocorreu em 2008

Os personagens de hoje são quase os mesmos das eleições em Belo Horizonte, em 2008. O governador Aécio Neves (PSDB) e o então prefeito Fernando Pimentel (PT) apoiavam a candidatura de Marcio Lacerda (PSB). Mas Leonardo Quintão (PMDB) estava para ganhar quando a empresa de Luiz Lanzetta foi contratada. Na véspera do segundo turno, Quintão foi detonado por denúncia de que usou esquema ilegal de remessa de divisas para o exterior do Banestado. A reportagem era de Amaury Ribeiro Júnior. Os dados são da CPI do Banestado, cujos dados foram vazados pelo tucano Antero Paes de Barros e o petista José Mentor.

Um atestado de saúde

Após o incidente no Rio, anteontem, quando se dirigia para o hospital, o tucano José Serra deu ordem para que a imprensa não fosse informada da consulta. Mas aliados que o acompanhavam não resistiram.

Quando estava sendo atendido, ficou sabendo que a imprensa tinha a história e fez questão que o médico Jacob Kligerman desse entrevista dizendo que ele estava bem. Sua preocupação era que, devido à sua idade, era preciso dizer que ele estava bem de saúde.

O SENADOR Edison Lobão (PMDB-MA) está se articulando para concorrer à Presidência do Senado.

O MINISTRO Elói Araújo (Igualdade Racial) está mobilizando artistas, escritores, intelectuais e parlamentares negros para ato de apoio a Dilma Rousseff, na próxima terça-feira, no teatro da Universidade Candido Mendes.

O PRESIDENTE do PP, Francisco Dornelles, e os senadores eleitos Benedito de Lira (AL) e Ciro Nogueira (PI) foram hoje a Boa Vista (RR) pedir votos para Neudo Campos, líder na disputa para o governo.

Nenhum comentário: