terça-feira, outubro 05, 2010

ILIMAR FRANCO

O PV e Marina 
Ilimar Franco 

O Globo - 05/10/2010

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) querem o apoio de Marina Silva (PV) no segundo turno. Os tucanos apostam em suas boas relações com o presidente do PV, José Luiz Penna, e Fernando Gabeira para seduzi-la. Os petistas confiam na relação política e pessoal dos irmãos Tião e Jorge Viana, eleitos governador e senador no Acre. Sob pressão, o objetivo do PV é manter sua coesão para capitalizar os 19 mihões de votos que obteve.

Dedicação exclusiva de Lula à campanha
O governador Cid Gomes (PSB-CE) foi muito aplaudido, ontem, na reunião para traçar a estratégia da candidatura Dilma Rousseff para o segundo turno. Ele defendeu, com apoio do governador Marcelo Déda (PT-SE), que o presidente Lula se licencie do cargo nos 15 dias finais da campanha.

Cid sugeriu que Lula e Dilma fizessem agendas separadas.

E que o presidente fosse a três estados por dia pedir votos para Dilma. Já o governador Sérgio Cabral (PMDBRJ) apresentou sua receita de conduta para o segundo turno: humildade, pé no chão, serenidade, paciência, simpatia, não aceitar provocação e evitar atritos com a imprensa.

O tempo não é o tempo aflito dos que ficaram na pugna. Vamos decidir no tempo do PV” — José Luiz Penna, presidente do PV e deputado federal eleito (SP)

O SUCESSOR? No encontro entre o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral, ontem, no Palácio do Planalto, muita descontração.

Lula fez questão de chamar o vice Luiz Fernando Pezão para sair junto na foto, ao lado dele e do governador reeleito. Ao chamar Pezão, o presidente Lula saiu-se com esta: “Vem cá tirar foto com a gente, porque a gente tem muitos planos para você no futuro.” Os três se desmancharam em risos.

Terrorismo
O segundo turno da eleição presidencial será no meio de um feriadão, o de Finados. Muitos eleitores serão tentados a viajar. Em 2006, no primeiro turno a abstenção foi de 21 milhões, pulando no segundo turno para 23,9 milhões.

Nova formaCom mais tempo de propaganda na TV, o publicitário Luiz Gonzalez quer três dias da semana para gravar com José Serra. Ele argumenta que não dá mais para Serra gravar cansado, na madrugada, na volta das viagens, como até agora

Luiz Henrique fez barba, cabelo e bigode
O ex-governador Luiz Henrique (SC), senador eleito, ganhou tudo nestas eleições em Santa Catarina. Ele impôs o apoio do PMDB ao DEM, elegeu Raimundo Colombo (DEM) governador e Paulo Bauer (PSDB) senador, fez a maioria na Câmara e na Assembleia Legislativa e garantiu a vitória de José Serra. Os especialistas locais explicam que, além de ter voto, Luiz Henrique é um grande articulador político

PT e PMDB selam acordo
As direções do PT e do PMDB decidiram que não vão tratar das eleições para a presidência da Câmara dos Deputados antes do segundo turno das eleições presidenciais. Os petistas elegeram uma bancada maior, 88, mas o PMDB, com 79, também almeja o cargo.

Ontem, eles sentaram e chegaram à conclusão de que qualquer articulação agora poderia desagregar a base parlamentar aliada e os esforços para fazer Dilma Rousseff vencer o segundo turno.

NO QG DO PT se dizia ontem: o segundo turno vai deixar mais nítido o confronto de projetos, o eleitor vai decidir entre a continuidade do governo Lula ou a volta do governo Fernando Henrique Cardoso.

NO QG DO PSDB se dizia ontem: o segundo turno vai colocar em evidência o confronto de biografias, quando o presidente Lula vai ter de se conter, para não parecer que tutela sua candidata.

O PP quer o apoio do presidente Lula e de Dilma para Neudo Campos, no segundo turno, para o governo em Roraima. O adversário é tucano.

Nenhum comentário: