domingo, outubro 24, 2010

ENTREVISTA - GERALDO ALCKMIN

"O que o PT quer colocar é o medo"
Geraldo Alckmin
O GLOBO - 24/10/10


Governador eleito de São Paulo, Alckmin diz que discurso da privatização revela falta de argumentos e desespero do PT

Menos contido que o habitual, o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, assumiu um discurso contundente contra o PT.

Diz que o partido de Dilma Rousseff tenta criar um clima de medo na campanha ao espalhar novamente que os tucanos querem privatizar. E admite que o PSDB errou ao usar a tática do medo, há oito anos, contra Lula.

— Esse tema de privatização é coisa velha, superada.

Isso mostra o desespero deles, que estão sem argumentos para o eleitor votar em sua candidata — diz Alckmin, que no segundo turno, além de São Paulo, foi a quatro estados buscar votos para o tucano José Serra.

E ainda critica o presidente Lula que, diz, “faz piada com coisa séria”, ao zombar das agressões contra Serra.

Flávio Freire

O GLOBO: Como avalia as agressões contra o candidato José Serra (no Rio)?
GERALDO ALCKMIN: Lamento profundamente a postura do presidente da República. Houve uma agressão ao nosso candidato. Respeitamos o direito do PT de fazer a sua campanha, mas o PT nos persegue, ofende e, por vezes, até agride. O presidente da República é o chefe do Estado, deveria dar o exemplo, mas preferiu fazer piada com coisa séria, zombar da lei. Com isso, dá um péssimo exemplo e incita novas agressões.

No caso dos dossiês, o jornalista ouvido pela PF citou Aécio Neves. O senhor acredita em fogo amigo?
ALCKMIN: De forma alguma. O próprio Aécio já afirmou que não tem nenhuma relação com esse caso. Isso é uma tentativa do PT de tirar o foco dos seus próprios malfeitos.

Qual o seu papel neste segundo turno?
ALCKMIN: Em São Paulo, tenho percorrido o estado agradecendo os votos para governador e reforçando apoio. Na última semana fui a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre em busca de apoio para Serra.

Por que esses estados?
ALCKMIN: Serra não tem como ir aos 27 estados, a campanha é muito curta, e você tem que gravar, tem debate, tem entrevista. Então, estou procurando ir aonde ele não vai, principalmente nos estados onde ganhei como (candidato a) presidente Essa agenda casada depende de confiança mútua.

Mudou o relacionamento entre os senhores desde 2006?
ALCKMIN: Sou amigo do Serra há 30 anos. Fomos deputados federais constituintes juntos. Fizemos até uma cartilha juntos sobre direitos previdenciários. Fui vice-líder do Serra em algumas ocasiões. Sempre estivemos próximos.

A eleição de 2006 está cicatrizada?

ALCKMIN: Não tem cicatriz, vamos em frente. O PT repete neste segundo turno um tema usado em 2006 e diz que o PSDB privatizará importantes estatais.

Na época, o senhor foi criticado por ter demorado a reagir. Agora, acha que o PSDB está sabendo lidar com esses ataques?
ALCKMIN: Em 2006, quando fui candidato, a minha reação não foi em relação a ser contra ou a favor da privatização. O que coloquei é se era lícito mentir para ganhar a eleição. O PT não questionava privatização do setor de telefonia, da Vale ou da Companhia Siderúrgica Nacional . Diziam só que a gente ia privatizar a Caixa, o Banco do Brasil e a Petrobras.

Falta ao PSDB jogo de cintura nesse jogo político?
ALCKMIN: O PT colocou essa coisa do medo. Era um boato por dia. O Lula não ganhou a eleição por causa disso. Ganhou porque ele era presidente, e o mandato é de oito anos. Como o Fernando Henrique ganhou a eleição, no primeiro turno, contra o Lula. O Lula em 98 nem foi para o segundo. Ele ganhou de mim porque era presidente, estava na cadeira e com a caneta cheia.

O senhor dá a entender que Lula ganhou por uso da máquina.
ALCKMIN: Claro que houve uso da máquina, mas, mesmo que não tivesse, ele (Lula) tinha vantagens de exposição, popularidade, estava no cargo. Vou dizer mais: eles estão errando. Esse tema de privatização é coisa velha, superada. Isso mostra o desespero deles, que estão sem argumentos para o eleitor votar em sua candidata. Eles não estatizaram nada. Pelo contrário, privatizaram bancos estaduais, como no Ceará e no Maranhão. Esse não é um tema que esteja hoje na cabeça das pessoas. O PT está apostando em algo superado. O que o PT quer colocar é o medo.

Não foi o PSDB que lançou o discurso do medo em 2002, na campanha de Serra?
ALCKMIN: Mas veja que não pegou. Politica é futuro, olhar para a frente. Acho que chegou o tempo do Serra. Ele está mais preparado. Além disso, o PT tem outro problema porque o país precisa de instituições fortes. Eles fazem essa coisa atrasada da carteirinha. Veja o que aconteceu com os Correios, que era número um em excelência. Viu no que deu?

A candidata do PT, Dilma Rousseff, prega que, se eleita, terá maioria no Congresso, ao contrário de Serra.
ALCKMIN: Imagina, se o Serra ganha, dois terços já estão com ele. Não tem tanto petista assim no Congresso

Como o senhor avalia a retomada de temas como aborto e casamento gay?
ALCKMIN: Esses temas da campanha são colocados pela sociedade, e as igrejas fazem parte da sociedade. Não é o candidato que escolhe temas, eles urgem e reverberam na imprensa. Sou contra o aborto e a favor da atual legislação, que prevê, nos casos de risco de vida para a mãe e estupro. E sou favorável à união civil. Se quiser fazer casamento, não vejo problema.

O PSDB está mais maduro que há quatro anos?
ALCKMIN: Tem que fazer campanha. A campanha do Serra, no primeiro turno, foi pequena em alguns estados. Encerrada a disputa estadual, a campanha vai ser 100%. O momento é diferente.

Muitos candidatos não apoiaram o Serra por medo de perder a eleição?
ALCKMIN: Isso aconteceu, mas a situação agora é diferente.

Eleito governador, o senhor se cacifa para a disputa presidencial de 2014. Está disposto a brigar com o Aécio Neves?
ALCKMIN: Acreditamos na possibilidade eleitoral do Serra. A prioridade é dele. Já ganhei e perdi eleições. Na derrota, altivez. Na vitória, humildade.

Nenhum comentário: