domingo, outubro 31, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não vamos nos contentar com 57%, enquanto Lula tem 83%” 
MICHEL TEMER, VICE DE DILMA ROUSSEFF, SONHANDO COM FUTUROS ÍNDICES DE APROVAÇÃO

DILMA QUER FRANKLIN ‘MÃOS DE TESOURA’ LONGE 
Confirmada a vitória de Dilma Rousseff neste domingo, dirigentes do PT têm algumas certezas. Uma delas é que o ex-jornalista Franklin Martins, ministro da Propaganda de Lula, não terá no novo governo a mesma influência que desfruta junto ao presidente Lula. A candidata prefere na área alguém que não esteja em “guerra” contra a imprensa, como Martins, e não tenha arestas; criá-las é a especialidade dele.

SÍMBOLO DO MAL 
A obsessão de controlar e intimidar a imprensa fez de Franklin Martins “mãos de tesoura”, uma espécie de um símbolo pró-censura.

CHÁVEZ, MEU HERÓI 
A busca por formas de controlar a mídia levou Franklin Martins a fingir que procurava “modelos” na Europa, mas seu modelo é o venezuelano.

GUERRA PARTICULAR 
Dilma Rousseff teme que a ideia fixa de Franklin Martins coloque na sua conta uma “guerra” que não é dela, sobretudo contra redes de TV.

MENTES TORTUOSAS 
Antecessor de Franklin, Luiz Gushiken sonhava em silenciar jornalistas. Chegou a dizer que liberdade de expressão “não é um valor absoluto”.

TRÊS PETISTAS DISPUTAM A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA 
O PT elegeu o maior número de deputados federais, 88, por isso reivindica o direito de indicar o futuro presidente da Casa. É a praxe. Três petistas estão em campanha aberta. O principal é o líder Cândido Vaccarezza (SP), um amigo do presidente Lula, mas correm por fora o gaúcho Marco Maia, que faz campanha desde o começo do ano, e o chato de galocha Arlindo Chinaglia (SP), lanterninha nas preferências. 

FIM DA HEGEMONIA 
Agora com a segunda maior bancada (79 deputados), o PMDB perdeu finalmente para o PT o direito de indicar o presidente da Câmara.

PRESTÍGIO, TEM 
Henrique Alves (RN), ex-candidato a suceder Michel Temer, pode ser reconduzido à liderança do PMDB na Câmara ou virar ministro.

MINISTRO ADRIANO 
O advogado Adriano Avelino, alagoano ilustre, está na lista tríplice enviada a Lula para vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. 

CASA DOS ESPÍRITOS 
O promotor José Carlos Blat, que obteve na Justiça paulista a quebra do sigilo fiscal e bancário do tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop João Vaccari Neto, suspeita que até centro espírita pode ter envolvimento na mutreta. O perigo é “baixar” Celso Daniel na sessão. 

FOFOCA DA HORA 
O tema favorito dos meios jurídicos em Brasília não é a Lei da Ficha Limpa, mas o namoro da ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, com o ex-presidente FHC. Gente fofoqueira...

INGRATIDÃO 
O PT é ingrato com Romeu Tuma Jr. Quando deputado estadual, ele denunciou o célebre caso dos vestidos da primeira-dama Lu Alckmin. E a única ação movida contra o marido dela é de autoria do delegado.

AUDITORIA RIGOROSA 
Vai ter gente perdendo o sono com esta notícia, depois de “adiantar” algum: as obras do governo do DF passarão por uma auditoria externa em todos os contratos, caso o petista Agnelo Queiroz se eleja hoje. 

TE VI NA TV 
Está explicada a popularidade recorde de 83% de Lula, apurada em pesquisa. Como há oito anos viaja pelo mundo e não governa há dois meses, os entrevistados devem tê-lo confundido com um popstar. 

POÇO DE MÁGOAS 
O senador eleito Jorge Viana (PT-AC) está magoado com o presidente Lula por causa da Operação Floresta, da Polícia Federal, realizada na véspera do primeiro turno. Teme que os documentos apreendidos comprometam os mandatos e a reputação dele e do mano Tião.

BRIGA NO DEM 
O senador José Agripino (DEM-RJ) brigou com a prefeita de Natal, Micarla Sousa, que resolveu apoiar Dilma. Agora, em represália, ele deve lançar o filho Felipe como candidato a prefeito em 2012.

LOJA DE LOUÇAS 
O vencedor da eleição terá louça nova no Planalto, se ficarem intactas até 1º de janeiro: por R$ 101,2 mil a Presidência comprará de potes de porcelana para iogurte a isopores, aqueles que Lula adora carregar. 

PERGUNTA DIDÁTICA 
O deputado federal Tiririca seria capaz de ler um texto escrito por Lula? 

PODER SEM PUDOR
CONVERSA ÀS CEGAS 
Wilson Braga era adversário de Ronaldo Cunha Lima, na Paraíba, e tentava se aproximar do político-poeta. Pediu a um amigo comum que promovesse uma reunião dos dois, mas recomendou absoluto sigilo:
– Ninguém pode ver nada!
Cunha Lima não contou conversa:
– Não tem problema: vamos nos encontrar no Instituto dos Cegos!
A reunião não foi realizada e o poeta ganhou a eleição.

Nenhum comentário: