quinta-feira, setembro 30, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Com emoção 
Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 30/09/2010

O novo Datafolha diminui a zona de conforto de Geraldo Alckmin para definir a eleição no domingo e adiciona temperatura à disputa pelo governo paulista. Além da queda de seis pontos na diferença entre o tucano e Aloizio Mercadante (PT), outro fator passou a ser computado na matemática das campanhas.
Como a linha que separa Alckmin do segundo turno baixou para quatro pontos, a chance de a "onda verde" impulsionar Fábio Feldman (PV) para além do 1%, numa faixa do eleitorado tradicionalmente alinhada ao ex-governador, anima o PT e aflige o PSDB.

Metropolitana Marina Silva (PV) está tecnicamente empatada com José Serra (PSDB) em quatro das sete capitais pesquisadas pelo Datafolha: Rio, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Selvagem Animada por avaliações internas que aplaudem seu desempenho nos últimos debates, Marina está, nas palavras de assessores, decidida a partir "como uma jaguatirica" sobre Dilma e Serra no derradeiro encontro entre os presidenciáveis, hoje, na TV Globo.

Cronômetro Marcado de última hora, o encontro com líderes religiosos tomou quase três horas de Dilma, tempo que seria reservado à preparação para o debate.

Prelúdio Logo após a reunião com a candidata petista, pastores gravaram depoimentos para a internet em que sublinham apoio a Dilma e reforçam o desmentido à boataria que ganhou corpo na rede mundial.

Na tela Mesmo sem consenso, emissoras de TV controladas pelos evangélicos devem reproduzir em programas noticiosos, até domingo, a posição oficial da petista em relação a temas como o aborto. Não por acaso, logo depois do encontro de ontem, Dilma fez o seu mais enfático e direto pronunciamento sobre o assunto.

Mais um A mobilização virtual de José Serra para estimular cada eleitor do tucano a conquistar "mais um voto" em seu círculo ganhou novo bordão: a meta agora é que os simpatizantes "mudem um voto" até domingo.

Daqui eu não saio Erenice Guerra ainda ocupa a residência oficial reservada aos ministros da Casa Civil. Legalmente, ela tem 30 dias para deixar a casa no Lago Sul, em Brasília. O prazo expira no próximo dia 17.

Apelo Contrariado com o acordo que adiou a decisão sobre a validade do Ficha Limpa neste ano, o ministro Ayres Britto telefonou ontem a colegas do STF na tentativa de convencê-los a mudar de ideia antes da sessão.

De olho Com placar favorável de 7 a 0 ao seu pleito, o PT acredita que não haverá clima para Gilmar Mendes, que pediu vista do processo ontem, obstruir a deliberação do Supremo sobre a exigência de dois documentos para votar. O partido espera um voto "técnico" hoje.

Censura seletiva Quando as pesquisas lhe davam vantagem folgada sobre Osmar Dias (PDT) no Paraná, Beto Richa (PSDB) não via nada de errado com a metodologia utilizada, a mesma que ele agora usa como argumento para embargar, na Justiça Eleitoral, a divulgação dos levantamentos.

Deu zebra Candidato ao governo de SP, Paulo Skaf (PSB) se irritou com a ausência do marqueteiro Duda Mendonça no debate da TV Globo. O publicitário preferiu acompanhar Hélio Costa (PMDB) em Minas.

tiroteio

"As declarações de Lula sobre sua própria popularidade nos fazem lembrar de outro presidente popular que o Brasil já teve: Garrastazu Médici."

DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO), sobre o presidente Lula ter dito ontem na Bahia, ao avaliar seus índices de aprovação de mandato favoráveis nas pesquisas, que hoje o colega americano Barack Obama não apenas o chamaria de "o cara", mas de "o cara do cara".

contraponto

Nesta data querida

Às vésperas do primeiro turno de 2002, encerrado o debate na Globo, o alto comando da campanha de Lula seguiu para a Osteria dell'Angolo, em Ipanema, onde o marqueteiro Duda Mendonça presenteou o candidato com a célebre garrafa de Romanée-Conti. Como o jantar se estendeu até depois das 4h, os jornalistas, na saída, perguntaram a Lula, brincando, se ele pretendia superar a fama de notívago de José Serra.
Antonio Palocci ofereceu uma explicação:
-É que nós temos o que comemorar...
Antes que o acusassem de subir no salto, emendou:
-O meu aniversário...

Nenhum comentário: