terça-feira, setembro 28, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Inimiga oculta 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 28/09/2010

Na véspera da divulgação de um Datafolha que aponta nova redução da vantagem de Dilma Rousseff sobre a soma dos adversários, a petista inaugurou domingo, no debate da TV Record, um repertório crítico a Marina Silva (PV), que subiu de 11% para 14% e virou peça-chave para forçar um eventual segundo turno, mesmo que nele venha a estar José Serra (PSDB).
A lembrança de denúncias que atingiram o Ministério do Meio Ambiente e a cobrança de soluções para os problemas apontados por Marina foram discutidas previamente no QG dilmista, mas não há consenso sobre o que fazer agora. A necessidade de desconstruir o discurso "marineiro" foge ao roteiro inicial do PT.

São Pedro Choveu forte tanto no primeiro comício da campanha de Dilma, em julho, na Candelária, quanto no último, ontem, no sambódromo paulistano.
Monástica Antes do Datafolha, o plano era dar a Dilma, a partir de hoje, quase todo o tempo para se preparar para o debate de quinta na Globo. No mais, ela faria a aparição do dia para o "JN" e uma ou outra atividade.

Oremos O PT lançará ofensiva para conter o que classifica como "onda de boataria" voltada a eleitores católicos e evangélicos. As mensagens atribuem a Dilma a defesa do aborto e do casamento homossexual. A campanha disseminará na rede declarações recentes da candidata sobre esses temas.

Viva o Gordo Estranha ao eleitorado mais jovem, a expressão "numa nice", usada aqui e ali por Serra, remete a Bo Francineide, atriz de pornochanchada interpretada por Jô Soares no início dos anos 80. "Eu transo o corpo numa nice" era a assinatura da desinibida personagem.

A propósito A cinco dias da eleição, o governador Alberto Goldman (PSDB-SP) comanda hoje dois eventos que materializam promessas de Serra: a inauguração do ambulatório de especialidades de Itupeva e a demolição do cadeião de Jundiaí.

Pecado alheio E-mail disparado às 15h47 de ontem da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência pede apoio ao recém-lançado Manifesto em Defesa da Democracia, que aponta uso da máquina pública por Lula em favor da candidatura de Dilma. O governo tucano alega que a mensagem foi remetida "indevidamente" por um funcionário.

Caminho suave Mesmo que Tiririca (PR) fosse impedido de tomar posse sob a alegação de analfabetismo, seus votos seriam validados e migrariam para a legenda, informa a Procuradoria Eleitoral. Ou seja, se tivesse a diplomação barrada pela Justiça, o palhaço asseguraria mais cadeiras a candidatos do PT, ao qual está coligado.

Bioma Fábio Feldman (PV), que tabelou com Geraldo Alckmin nos debates para o governo paulista, telefonou ao também tucano Aloysio Nunes para anunciar que lhe dará seu segundo voto para o Senado. O primeiro é do verde Ricardo Young.

Estiagem de votos No Amazonas, dirigentes partidários temem alta taxa de abstenção devido ao baixo nível dos rios, que dificulta a locomoção de eleitores em áreas ribeirinhas. Aliados de Alfredo Nascimento (PR), bem atrás de Omar Aziz (PMN) nas pesquisas, esperam lucrar com o fenômeno.

De saída No Rio Grande do Norte, é dado de barato que Rosalba Ciarlini, favoritíssima para o governo, dificilmente permanecerá no DEM depois de eleita. Sua campanha transbordou os limites do partido, e ela emergirá das urnas maior do que o padrinho José Agripino.

tiroteio

"Sou obrigado a concordar com o Skaf: juntar-se ao Mercadante e ao Russomanno contra o Alckmin só podia dar zebra."
DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA (PSDB-SP), sobre o animal usado na propaganda do candidato do PSB ao governo, que tem 4% no Datafolha.

contraponto

Tapete vermelho


Petistas e ex-ministras, Benedita da Silva e Nilceia Freire conversavam animadamente enquanto conferiam os respectivos trajes no estúdio da TV Record, no Rio, antes do debate presidencial de domingo. O ritual, explicaram, se deve ao fato de ambas possuírem um conjunto branco idêntico. Alguém perguntou a Benedita como evitar o efeito "par de vasos", e ela disse:
-Não tinha risco. Hoje era a minha vez!
Nilceia completou:
-Telefonei antes pra checar com a Benedita. Assim afastamos qualquer coincidência indesejável...

Nenhum comentário: