domingo, setembro 19, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Vai, Tiririca
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 19/09/10


Sondagens eleitorais em curso indicam que o palhaço Tiririca (PR), provável recordista de votos em São Paulo, virou trunfo do PT para assegurar a presidência da Câmara em 2011. Puxador da coligação encabeçada pelos petistas, o dono do bordão 'pior que está não fica' permitirá, caso as projeções se confirmem, que o partido conquiste até quatro cadeiras adicionais. Isso desempataria a acirrada disputa com o PMDB pela maior bancada.  As duas siglas trabalham para atingir a meta de cem deputados. Embora não exista regra, a base mais numerosa tem mais chances de comandar a Casa.  

Retrospectiva 1 - A notícia de que o consultor Rubnei Quícoli ameaçou os envolvidos no esquema de tráfico de influência que derrubou Erenice Guerra da Casa Civil deixou Lula especialmente contrariado. Para o presidente, a opção por não denunciar a chantagem seria indicativa de que o filho de Erenice e seus parceiros teriam culpa no cartório.   

Retrospectiva 2 - Em privado, Lula manifesta a opinião de que os familiares 'comprometeram' Erenice. Diz ainda que, quando a história veio à tona, todos os atos dela foram no sentido de proteger o filho, Israel Guerra, e os demais envolvidos.   

Viu só? - Para completar, o presidente não esconde mais o arrependimento por ter cedido aos apelos de Dilma Rousseff e nomeado Erenice para substituí-la na Casa Civil. Se tivesse escolhido no final de março alguém da confiança dele, acha que nada disso teria acontecido.

Para entender - Os Correios são alvo preferencial de quadrilhas e têm presença garantida no noticiário de escândalos, do mensalão à encrenca que derrubou Erenice, em razão de sua elevada liquidez - dinheiro miúdo entrando em fluxo frenético. É por isso que muitos políticos mantêm conexões, quando não 'laranjas', na estatal.   

Fiel 1 - Na contramão do que muitos previam, dados os desentendimentos do passado e principalmente o trauma da eleição municipal de 2008, Geraldo Alckmin tem se mostrado o aliado mais firme diante das dificuldades enfrentadas pela campanha de José Serra. Este, hoje, é só elogios ao correligionário.   

Fiel 2 - Há quem aposte que Alckmin, de novo contrariando previsões, não deixará Serra ao relento caso confirmados os prognósticos de derrota tucana para o Planalto e vitória em São Paulo.   

Fiel 3 - Alckmin, que poderá emergir da eleição de 2010 como dono do maior estoque de votos do PSDB, pretende fixar uma imagem: a do tucano que não trai. 

Pano rápido - O sobrenome Sar ney não aparece na propaganda de Ro seana (PMDB) ao governo do Maranhão, by Duda Mendonça.

Último capítulo - PT e partidos aliados já iniciaram a mobilização para o evento público derradeiro da campanha de Dilma. O comício do próximo dia 27, uma segunda-feira, a ser comandado por Lula na praça da Sé, em São Paulo, terá material específico de propaganda. 

Cola milagrosa - A campanha de Aloysio Nunes (PSDB), em quarto lugar para o Senado por São Paulo, prepara derrama de 'colas' com o nome e o número do candidato nos cinco dias que antecedem a eleição. Os tucanos querem atrair eleitores indecisos com impressos produzidos para Serra e Alckmin. Lembram o 'efeito Afif' - em 2006, o político do DEM tinha 31% das intenções de voto na véspera do pleito e atingiu 43% nas urnas.   

Saldo - O contrato do guru da internet Ravi Singh, recém-dispensado da campanha de Serra, era de US$ 10 mil por dia. Ele chegou ao país com a promessa de obter 30 adesões por minuto à ofensiva virtual tucana. Conseguiu sete, em média.

Tiroteio
Desqualificar o denunciante é a marca registrada deste governo para não investigar seus ilícitos. Se o sujeito era tão problemático, como teve acesso à Casa Civil? 

DO DEPUTADO ARNALDO MADEIRA (PSDB-SP), sobre a alegação oficial de que os antecedentes de Rubnei Quícoli invalidariam as acusações ao filho de Erenice.

Contraponto

Contra-regra    
Ao iniciar entrevista coletiva no Rio, Dilma teve ajuda, para ligar o microfone, do prefeito Eduardo Paes, que cochichou ao seu ouvido: - Sou seu assessor de som. Se quiser, depois de ganhar a Presidência, me dar um DAS para isso... Ele se referia aos cargos de Direção e Assessoramento Superior, comissionados no serviço público. Ela respondeu, rindo: - Tá bom, me ajuda direito, e eu penso no seu caso.

Nenhum comentário: