sábado, setembro 18, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Bom conselho
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/09/10
 
Em novembro de 2009, quando a empresa EDRB se aproximou do filho de Erenice Guerra na tentativa de obter um empréstimo no BNDES, a ex-ministra da Casa Civil integrava também o conselho fiscal do banco e o conselho de administração da Chesf, estatal controlada pelo grupo Eletrobras na qual seria viabilizado o projeto de geração de energia solar no Nordeste intermediado pelo consultor Rubnei Quícoli. 
Erenice deixou os dois cargos este ano e foi nomeada por Lula para o conselho de administração do BNDES. Sua demissão não a desvincula automaticamente. Até ontem, figurava na lista de conselheiros. 
Porigens - Vinícius de Oliveira Castro, o primeiro funcionário a deixar a Casa Civil em razão das denúncias de tráfico de influência que acabaram por derrubar Erenice, trabalhou na liderança do PT no Senado em meados de 2005. Chegou ali no período de transição entre os líderes Aloizio Mercadante (SP) e Delcídio Amaral (MS). 
Mistério - A candidata do PT chamou de “terreno na lua” o projeto da empresa de Campinas emparedada pelo lobby do filho de Erenice. Faltou explicar por que então a Casa Civil, à época comandada por Dilma, permitiu que funcionários da Presidência tratassem desse projeto em horário de trabalho e marcassem audiência oficial com a secretária-executiva. 
Fumaça - Lula ainda não bateu o martelo sobre o substituto de Erenice. Mas os sinais são de que o presidente pretende adotar uma solução “realmente caseira”, a saber, nomear alguém que já trabalha na Casa Civil. 
#prontofalei - No comício em Belém, Lula disse que vai à capital paraense desde a década de 80, e que todos os governadores que conheceu até 2006, quando Ana Júlia (PT) foi eleita, são “farinha do mesmo saco”. 
Em tempo - No clube mencionado por Lula se inclui Jader Barbalho (PMDB), hoje líder nas pesquisas para o Senado e cujo apoio é considerado fundamental para a vitória de Ana Júlia num eventual segundo turno. 
Sessão pipoca - Dil ma encontra hoje em Campinas o ator porto-riquenho Benicio Del Toro, que interpretou Che Guevara no cinema. 
Eu não - Instada por Aloizio Mercadante, a direção do PT de São Paulo mandou retirar do site do partido uma foto de Geraldo Alckmin ao lado do candidato a deputado Ney Santos (PSC), suspeito de ligação com o PCC. “Sou contra insinuações desse tipo”, diz o petista.
Suprapartidário - Santos, cuja prisão foi decretada ontem, não associou a imagem apenas à de Alckmin. Em faixas e placas espalhadas pela região de Embu, ele apresenta foto de Dilma e se declara do “time do Lula”. 
Em todas - Ainda que, após a desistência de Orestes Quércia (PMDB), o PSDB tenha aprovado parceria informal com Romeu Tuma (PTB), Aloysio Nunes participa na terça de evento em Itu com o também candidato ao Senado Ricardo Young (PV). Quer o apoio de candidatos verdes à Câmara e à Assembleia. 
Sorria! - Segundo colocado para o Senado no Rio, Lindberg Farias (PT-RJ) não abre mão de tirar fotos com eleitores. O registro é arquivado na seção “Você com Lindberg” de seu site. 
Tiroteio
Alckmin aparece abraçado ao chefão do PCC, candidato a deputado. Isto explica por que a violência em São Paulo se multiplica. É Tiririca: se bobear, pior do que tá ainda fica! 
DE ANTONIO MENTOR, líder do PT na Assembleia, ignorando orientação do partido para evitar exploração eleitoral da foto do tucano com Ney Santos.
Contraponto
Acertando os ponteiros 
Conhecido atrasador, José Serra experimentou do próprio veneno há uma semana, quando esteve em Goiás para fazer campanha junto com o correligionário Marconi Perillo. O candidato ao governo havia feito carreata pela manhã e chegou cerca de 15 minutos atrasado ao aeroporto para recepcionar Serra. 
- Desculpe! Passei em casa para tomar banho... 
Diante de um Perillo esbaforido, Serra brincou: 
- Hoje cheguei antes do governador. Vocês devem reconhecer que é um milagre. Temos que comemorar!

Nenhum comentário: