segunda-feira, setembro 13, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pegou o título?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/09/10


Ciente de sua penetração nas camadas de menor escolaridade, o PT prepara campanha ostensiva para frisar que neste ano o eleitor terá de comparecer às urnas munido simultaneamente do título de eleitor e de um outro documento com foto. O partido teme que um eventual aumento no percentual de abstenção prejudique seus candidatos e vê na conscientização uma medida preventiva.
A exemplo do que Lula faz em comícios, os petistas esbanjarão didatismo ao lembrar os prazos para emissão de segunda via do título nos cartórios e ensinarão como evitar transtornos em 3 de outubro. A ofensiva terá espaço nobre no horário de TV da legenda.
Irrevogável A direção petista cogitou consultar o TSE sobre a revisão da medida, mas ela consta da lei 12.034, de 2009. Eventual revogação dependeria de ação direta de inconstitucionalidade endereçada ao Supremo Tribunal Federal. "Estamos alertas porque o eleitorado mais simples é uma faixa em que somos muito fortes", diz o presidente do partido, José Eduardo Dutra.

Chicana O receio do PT é que a exigência legal reduza o comparecimento -de 81% em 2006. Lula evidencia o temor em seus discursos. "Vocês sabem que este ano vão precisar de dois documentos pra votar? Sempre querem dificultar a vida das pessoas mais pobres", disse no dia 4 em Guarulhos.

Chapa quente A preocupação dos coordenadores da campanha de Dilma Roussef com as acusações envolvendo a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, é bem maior do que sugerem as declarações públicas de aliados da candidata.

Lobby 1 O diretor de Operações dos Correios, Artur Rodrigues da Silva, que confirmou à Folha que o filho de Erenice Guerra intermediou negócios privados com o governo, foi indicado para a estatal pelo advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Lula.

Lobby 2 Teixeira foi personagem de outros casos que bateram na Casa Civil, como a venda da Varig. Em 2009, no auge da polêmica sobre a controvertida operação, Dilma Roussef admitiu que Teixeira havia sido recebido pelo menos duas vezes em encontros que não constavam da agenda pública.

Pois não Dilma Rousseff pediu ao amigo Fernando Pimentel (PT), candidato ao Senado, um engajamento maior na campanha de Hélio Costa ao governo de Minas. O primeiro resultado prático é uma gravação, a ser exibida no programa do peemedebista, na qual os dois aparecem juntos numa grande favela de BH onde Pimentel fez obras quando prefeito.

Pelo contrário Costa diz que não é a favor da venda da Cemig, mas crítico à privatização discutida no passado por tucanos. Sua cruzada seria pela mudança da política de tarifas da empresa mineira de energia.

Eu me amo De Lula a aliados, em seu périplo paulista na semana passada: "Todo mundo quer que eu grave, vá a comícios. Eu devia montar uma empresa de eventos e cobrar por isso".

Alfândega Fracassou o projeto de aumentar a renda do PT com a venda de "lulinhas". O partido, por meio de um empresário, negociou a confecção das miniaturas do presidente com uma empresa chinesa, mas as duas partes não se acertaram.

Pulverizado O ato de apoio a Aloizio Mercadante que o PT havia marcado para hoje no Anhembi foi substituído por um "dia de mobilização" em todo o Estado.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Eles morrem de inveja do governo do PSDB, que tem uma eficiência que a companheirada do PT nem em 50 anos vai conseguir."
DO DEPUTADO FEDERAL EDSON APARECIDO (PSDB-SP), sobre declaração de Lula na quinta-feira em Ribeirão Preto. Segundo o presidente, os tucanos já ficaram demais no poder em São Paulo e devem ceder espaço a outro partido.


contraponto

Fronteira eleitoral

Um assessor do deputado estadual Ricardo Montoro (PSDB-SP), que neste ano tentará vaga na Câmara, viajou a Curitiba para ver a família e aproveitou para visitar o comitê do correligionário Beto Richa. De volta a São Paulo, fez um relato entusiasmado ao chefe:
-Fui muito bem recebido!
-E como está a campanha lá?-indagou Montoro.
Aparentemente ignorando o fato de que um candidato ao Legislativo por um Estado não poder ser votado em outro, o assessor respondeu sem titubear:
-Ah, fique tranquilo... Nós teremos muitos votos lá!

2 comentários:

Anônimo disse...

Graças ao PSDB fincar o pé em SP, op estado é o mais rico, mais desenvolvido, com melhores indíces de educação, saúde e saneamento do país.
Agora dê uma olhada para os Estados onde o PT governa.
Eu como paulista, tenho medo do PT, tenho medo de não continuar crescendo.
Essa pareceria Serra, Alckmin, Edson Aparecido tem que continuar. Por São Paulo, por todos nos.

Luciano Meireles

Anônimo disse...

A análise lúcida do candidato Edson Aparecido sobre o PT e sua relação com o estado de SP é impressionante.
Enquanto o PT São Paulo é uma grande máfia (lembram do Celso Daniel?), o PSDB só faz a cidade, o estado crescer - Cesar Caetano