domingo, setembro 12, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Redução de danos
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/09/10


Informada de que a nova edição da revista ‘Veja’ traria acusações contra Erenice Guerra, Dilma Rousseff, embora ‘em recesso’ pelo nascimento do neto, disparou pessoalmente, entre quinta e sexta, alguns telefonemas na tentativa de aferir o grau de encrenca a envolver sua sucessora na Casa Civil.
Interpelada por coordenadores da campanha petista, Erenice disse estar tranquila inclusive em relação ao filho, que teria, segundo a reportagem, recebido comissão para si próprio e para o partido de empresa que ganhou contrato nos Correios. Até agora, ela era dada como nome certo no eventual governo Dilma.

Alta ansiedade - O presidente do PT, José Eduardo Dutra, define o estado de espírito no comando da campanha de Dilma diante da perspectiva de vitória no primeiro turno: ‘Parece até que o Natal está chegando, mas o dia 3 de outubro não’. 

Colateral - Alguns petistas avaliam que o ‘Receitagate’, embora até agora improdutivo do ponto de vista eleitoral para José Serra (PSDB), pode ter contribuído para conter o crescimento de Aloizio Mercadante em São Paulo. Ele, que desde o início do horário eleitoral gratuito havia escalado oito pontos, recuou um no novo Datafolha, e está com 23%.

A cizânia 1 - Jarbas Vasconcelos (PMDB), que a muito custo aceitou dar palanque a José Serra em Pernambuco, caminhando para sofrer a maior derrota de sua carreira, e Sérgio Guerra, coordenador da campanha nacional tucana, mas localmente acertado com o governador Eduardo Campos (PSB), nem se falam mais.

A cizânia 2 - Também estão com as comunicações praticamente interrompidas os deputados Jutahy Júnior (PSDB) e ACM Neto (DEM), esteios da campanha de Serra na Bahia. O ‘demo’ Paulo Souto, candidato a governador do bloco oposicionista, derrete a cada pesquisa. 

Desde crian cinha - É um fenôme no: a perspectiva de derrota de Serra está transformando alguns dos correligionários mais próximos a ele em amigos de infância de Geral do Alck min, líder nas pesquisas para o Palácio dos Ban deirantes.

Tentativa... - Ad vo ga dos de defesa na ação que apura suspeita de fraude no empréstimo do BMG ao Partido dos Trabalha dores pediram que o Supre mo Tribunal Federal solicite ao Banco do Brasil documentos so bre financiamento maior, dado ao PT para compra de equipamentos de informática.

...e erro - Joa quim Barbosa indeferiu o pedido. O relator enten deu que essa operação não vale como parâmetro e registrou que dirigentes do BB também são réus na ação do mensalão.

Coisas da vida - Em privado, o fim do DEM é tratado como um dado de realidade pelos principais líderes do partido. A diferença se dá entre os que apostam em algum tipo de fusão agregadora de oposicionistas e aqueles que planejam pular do barco sozinhos, de preferência rumo a siglas lulistas. A segunda opção é majoritária. 

Resgate - Exonerado quando Cezar Peluso assumiu a presidência do Conselho Nacional de Justiça, o juiz federal Erivaldo Santos volta agora como auxiliar da ministra Eliana Calmon, recém-empossada na corregedoria do CNJ. Na gestão de Gilmar Mendes, Santos foi responsável por dois dos mais importantes projetos do conselho: o do mutirão carcerário e o Começar de Novo, de reinserção de egressos do sistema prisional.

Tiroteio
A única coisa que o Serra conseguiu ao explorar o caso da Receita foi aquilo que ele vinha tentando evitar a campanha inteira: chamar o Lula para a briga.

Do DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a dianteira inalterada de Dilma Rousseff no mais recente Datafolha sobre a sucessão presidencial.

Contraponto
Fronteira eleitoral 

Um assessor do deputado estadual Ricardo Montoro (PSDB-SP), que neste ano tentará vaga na Câmara, viajou a Curitiba para ver a família e aproveitou para visitar o comitê correligionário Beto Richa. De volta a São Paulo, fez um relato entusiasmado ao chefe:
- Fui muito bem recebido! 
- E como está a campanha lá? - indagou Montoro.
Aparentemente ignorando o fato de que um candidato ao Legislativo por um Estado não poder ser votado em outro, o assessor respondeu sem titubear: 
- Ah, fique tranquilo... Nós teremos muitos votos lá!

Nenhum comentário: