segunda-feira, setembro 06, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Cozinhando o feijão
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/09/10 

Dois novos ingredientes estimulam o PSDB a insistir na tentativa de levar à Justiça Eleitoral o caso da quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas a José Serra: a descoberta da filiação ao PT de dois personagens da violação e a suspeita de queima de arquivo na sede do diretório petista em Mauá (SP). 
Em uma das representações que protocolará hoje no Ministério Público, a coligação tucana argumentará que já existem indícios de que o vazamento de dados na Receita Federal transcende o limite dos crimes comuns, afeta o equilíbrio na corrida presidencial e merece apuração antes do pleito. 


Passado remoto O PT considera frágil o elo do caso com a campanha. Os acessos feitos na agência de Formiga (MG) aos dados do tucano Eduardo Jorge datam de abril de 2009, "momento totalmente desconectado do calendário eleitoral", ponderam dirigentes petistas. 

Para o brejo O presidente do partido, José Eduardo Dutra, que em maio procurou o colega Sérgio Guerra (PSDB) na tentativa de evitar a "judicialização" da campanha, agora promete resposta a toda interpelação dos adversários. "A cada acusação sem prova, iremos à Justiça." 

Argumento A tese segundo a qual o caso não interferiria na isonomia da eleição foi o pilar da justificativa dada pelo ministro Aldir Passarinho para arquivar o pedido de cassação do registro de Dilma Rousseff (PT) no TSE. 

Elevada... Quem entende do riscado aponta duas funções para o púlpito transparente atrás do qual Dilma dá declarações públicas. A primeira é conferir ar já presidencial à ainda candidata. 

...e protegida A segunda função é mais prática: com os microfones todos apartados dos repórteres e "espetados" no púlpito, diminui muito o risco de perguntas inconvenientes. 

Antes dos bois Entre os apoiadores de José Serra, não é consensual a aprovação ao slogan "hora da virada", adotado na campanha de internet desde a contratação do americano de origem indiana Ravi Singh. Há quem avalie que seria melhor aguardar sinal concreto de virada nas pesquisas para então usar o bordão. 

Corrida maluca 1 Com o deslocamento de intenções de voto a pleno vapor na eleição para o Senado em São Paulo, já existe petista preocupado com a hipótese de Marta Suplicy, sem prejuízo de ser eleita, chegar atrás de Netinho de Paula (PC do B). 

Corrida maluca 2 Além da renúncia de Orestes Quércia (PMDB) e dos problemas de saúde que impedem Romeu Tuma (PTB) de fazer campanha, há outro fator de volatilidade: os votos de Ciro Moura (PTC), ainda na casa dos dois dígitos, tendem a debandar na medida em que for desfeita a confusão do público com o xará famoso. 

Exílio chileno Para não ter de assumir o governo paulista durante viagem de Alberto Goldman (PSDB) aos EUA, interinidade que o tornaria inelegível, o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB), viajou a Santiago, onde fica até quarta-feira. No Bandeirantes desde sexta-feira está Antonio Carlos Viana Santos, presidente do TJ-SP. 

Aviso Em cúpula do G20 que terminou anteontem no Canadá, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi inquirido pelo vice-presidente do Senado italiano, Vannino Chiti. Ele manifestou preocupação com a possibilidade de o presidente Lula barrar a extradição de Cesare Battisti. 

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI 

tiroteio 

"Quando brinca com a quebra de sigilo, o presidente faz chacota com as pessoas. Demonstra que no PT sempre se admitem crimes, mas nunca criminosos." 
DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre discurso no qual Lula abordou, em tom irônico, a preocupação do candidato tucano à presidência, José Serra, com a violação do sigilo fiscal de sua filha Verônica na Receita Federal. 

contraponto 

Pechincha 

Para se diferenciar dos partidos que recrutam cabos eleitorais pagos, o PSOL resolveu oferecer a seus militantes uma camiseta com os dizeres "Não recebo um real, estou na rua por ideal". Junto a um grupo deles, o deputado Chico Alencar panfletava no Rio quando foi abordado por um funcionário de outro candidato: 
-Quanto você está pagando? 
-Nada. Aqui todos são voluntários, você não viu o que está escrito na camiseta? 
-Eu li, mas achei que era brincadeira com o Garotinho. No governo dele não era tudo por um real? 

Nenhum comentário: