sábado, setembro 04, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Cabeça feita
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 04/09/10

A um mês do primeiro turno das eleições, 81% dos entrevistados pelo Datafolha afirmam ter feito a opção definitiva para presidente, e 18% admitem revê-la. Também a cristalização da intenção de voto favorece Dilma Rousseff. Entre os que preferem a petista, 85% se declaram totalmente decididos. No caso de José Serra, o percentual é de 77%.
Na semana em que o tucano subiu o tom das críticas à adversária, ele caiu em estratos da população normalmente mais identificados com o PSDB, como o dos eleitores com nível superior de escolaridade (queda de quatro pontos) e do Sul (três pontos).


Deu certo Os serristas comemoraram ontem o fato de que o programa de TV da véspera, quase que todo dedicado a atacar a adversária pela violação do sigilo fiscal da filha do candidato, não foi rejeitado nos grupos de eleitores que o analisaram.

Não deu Já nos grupos monitorados pela campanha de Dilma o programa de Serra foi mal avaliado, além de incompreendido em alguns momentos. Vários eleitores não sabiam quem é Francenildo Costa. O caseiro, que teve o sigilo bancário violado no escândalo que derrubou Antonio Palocci do Ministério da Fazenda, foi citado na fala do próprio tucano.

Prancheta 1 Os advogados de Serra não desistiram de apelar ao TSE para cassar o registro da candidatura de Dilma sob alegação de abuso de poder político. A defesa aguarda a publicação do despacho do ministro Aldir Passarinho, que arquivou a ação inicial, protocolada na terça-feira passada. Como a decisão é monocrática, cabe recurso ao pleno do tribunal.

Prancheta 2 Outra hipótese em estudo na assessoria jurídica da campanha é encaminhar nova ação acrescentando indícios que comprovariam atitude deliberada do governo para "acobertar" as investigações de violação de sigilo na Receita.

Sem chance No núcleo jurídico de Dilma, há convicção de que a ofensiva tucana não irá prosperar na Justiça Eleitoral. Para os advogados, o rito dos procedimentos administrativos adotados na apuração do caso foi cumprido com rigor, o que inviabilizaria caracterizar ação oficial em benefício da candidata.

Mantra A defesa do governo, abraçada pelos dilmistas, seguirá lastreada na tese de que vazamento de dados sigilosos é crime comum.

Risco O único receio do PT é que uma nova ação seja submetida ao crivo da vice-procuradora eleitoral, Sandra Cureau, que propôs multas de até R$ 250 mil para Lula por propaganda irregular.

É comigo Aviso de Paulo Maluf (PP) aos interessados no apoio de Celso Russomanno num eventual segundo turno em São Paulo: a decisão caberá apenas à Executiva estadual do partido, presidida pelo próprio Maluf.

Sem ambiente 1 Magno Malta (PR) foi do Espírito Santo ao Paraná com equipe de filmagem para colher imagem ao lado de Lula, que fez comício em Foz do Iguaçu com Dilma. Comentário de integrante da comitiva: "Se Maómé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé".

Sem ambiente 2 Convidado a falar no comício, o senador causou espécie ao elogiar efusivamente o colega Álvaro Dias (PSDB-PR), adversário de toda a turma que estava no palanque.

Visita à Folha Alejandro de La Peña, embaixador do México no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com Fernando Espinosa, cônsul-adjunto em São Paulo.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI

tiroteio

Não sofro assédio de partidos, mas das pessoas. Quando saio às ruas, não consigo andar nem alguns metros sem ser abordado.
DO DEPUTADO CELSO RUSSOMANNO (PP-SP), rejeitando a especulação de que poderia vir a abandonar a disputa pelo governo paulista.

contraponto

O meu, o seu, o nosso

O deputado Bruno Covas (PSDB) pediu a impressão de 200 exemplares de um documento da Assembleia paulista. Seriam cem para ele e cem para um colega. Ao encontrá-lo no plenário, avisou:
-Peguei os meus cem e vou te mandar os seus.
Um terceiro deputado passava por ali, ouviu a conversa e disse, felizmente brincando:
-Onde eu arrumo "cenzinho" também? Estou precisando de recursos para a minha campanha...

Nenhum comentário: