sexta-feira, setembro 03, 2010

NELSON MOTTA

Crenças e crentes
NELSON MOTTA
O GLOBO - 03/09/10


Com 96% de aprovação popular, mais gente acredita em Lula do que em Deus. Só uns 7 % dos brasileiros são ateus, segundo o IBGE. Com a margem de erro, humano, há um empate técnico entre o cara e O Cara de todos os caras. Como dizia o companheiro Bush, quem não está com ele, está contra ele.

Mas nem no IBGE se pode levar muita fé. Eu, por exemplo, não fui entrevistado por nenhum recenseador nos últimos 25 anos. Estatisticamente, não existo. Vão dizer que o IBGE é de padrão internacional, tem não sei quantos anos de serviços prestados, com absoluta credibilidade, e agora é tudo tecnodigital de última geração.

Acredito. Aguardo sua visita.

Em Cuba, acredita-se piamente, sem dar um pio, que qualquer critica ou dissidência seja considerada, e punida, como traição. Qualquer oposição estará sempre a soldo da CIA e do Império: só por dinheiro alguém teria motivos para criticar a Revolução.

Fidel é nosso pastor e nada nos faltará, rezam eles há 50 anos. Mas falta tudo, por culpa do satânico bloqueio ianque e da campanha midiática internacional. Milhões creem nisso, são (anti)milagres da fé. Fidel acredita que Osama Bin Laden trabalhava para George Bush e que o 11 de setembro foi uma armação dos dois.

Como Fidel, Hugo Chávez não tem adversários ou opositores — tem inimigos.

O coronel não aceita qualquer forma de oposição, são todos “esquálidos”, burgueses e oligarcas. É nós contra eles, é socialismo ou muerte, mas metade do país não acredita nele.

Chávez, católico, acredita que Jesus Cristo era bolivariano.

O bispo Macedo tem milhões de seguidores, felizes por pagar seus dízimos.

Como não são idiotas, certamente permanecem na igreja se de alguma forma a sua vida está melhorando, se a fé está funcionando. É uma religião de resultados, no livre mercado das crenças. Sem impostos.

Crescem os crentes da Igreja Lulista Brasileira, onde a fé se junta ao oportunismo, o crime pela causa não é pecado, e oposição é sacrilégio. Em sua teologia, satanás é substituído pela elite e exorcizado pelos seus bispos, cada vez mais ricos e poderosos.

Para Platão, a crença é o oposto do conhecimento.

NELSON MOTTA é jornalista.

Nenhum comentário: