sexta-feira, setembro 10, 2010

MÔNICA BERGAMO

ROMA É LOGO ALI
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 10/09/10 

Os governos do Brasil e da Itália tentarão dobrar o número de voos diretos entre os dois países. Atualmente, são 14 por semana: sete da TAM e sete da Alitalia. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, se reúne até a próxima segunda com representantes das duas companhias, para discutir o tema. A Itália é o terceiro país que mais envia turistas ao Brasil: foram 253 mil em 2009. 

MODELO AFRICANO 
Apesar de as empresas aéreas terem autonomia para definir suas frequências, o ministro do Turismo promete mobilizar o Itamaraty para "fazer pressão diplomática" pelo aumento dos voos. Cita a África como exemplo. "Depois de o presidente Lula passar anos falando para olharem para o continente, agora sairão os primeiros voos de companhias brasileiras para Angola", diz Luiz Barretto. A TAM deve operar o trecho São Paulo-Luanda. 

CHICO & SARAMAGO 
Chico Buarque vem a São Paulo no dia 22 participar de uma homenagem a José Saramago, morto em junho, no Sesc Vila Mariana. O evento gratuito, promovido pela Companhia das Letras e pelo Sesc, terá leituras de textos do escritor feitas por Chico e pelas atrizes Bete Coelho, Denise Weinberg e Lígia Cortez. 

A viúva do autor, Pílar del Río, também participará, e Daniela Thomas vai dirigir o evento literário. 

O VOTO SUMIU 
O Ministério da Cultura colocou em seu site, pela primeira vez, uma enquete: "Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?". De segunda para quarta, muitos votos desapareceram, o que gerou reclamações de cineastas e produtores de alguns dos filmes participantes. 

NO ATACADO 
Uma das falhas apontadas é que, embora o sistema impeça que se vote duas vezes, o internauta pode fazer isso se limpar os "cookies" (arquivos que monitoram as atividades na rede) do computador. O MinC diz que a enquete estava em fase de teste e confirma que é possível dar mais de um voto. O filme espírita "Nosso Lar" liderava o ranking, anteontem. 

PORTEIRO ZÉ 
Uma lanchonete ao lado da Santa Casa, em Santa Cecília, inovou no nome do sanduíche: X-Porteiro, com hambúrguer, calabresa, queijo, ovo e salada. 

CASOS DE FAMÍLIA 
O cientista político Humberto Dantas pediu para não participar da divulgação de uma avaliação dos deputados estaduais de SP, feita pela ONG Voto Consciente, que apontou Bruno Covas (PSDB-SP) na liderança. Coordenador da entidade, Dantas é também superintendente da Fundação Mario Covas, que tem o parlamentar (e neto do ex-governador) como vice-presidente. "Vincular a lista ao meu nome iria comprometer a credibilidade de um trabalho que é feito há 22 anos com isenção partidária", diz. 

BEM NA FOTO 
O ator Fábio Assunção vai abrir uma exposição de fotos na terça, no MuBE. "Ponte dos Arcos" terá 38 imagens de uma ponte do distrito de Conservatória, no Rio, feitas por ele e pela namorada, Karina Tavares, que é fotógrafa e o influenciou a dar os primeiros cliques. As fotos ficarão expostas até o dia 19 e serão leiloadas em prol do Instituto Nextel, que cuida da formação de crianças. 

NOITE ILUSTRADA 

Fernanda Feitosa recebeu convidados para o coquetel de abertura da 4ª edição da SP-Arte/Foto, no shopping Iguatemi. A feira, aberta até domingo, apresenta 500 fotografias de 170 artistas. 

CAIXA DE HOMENAGENS 

O Sesc Pompeia recebeu anteontem amigos e familiares de Itamar Assumpção, morto há sete anos, para a audição do projeto "Caixa Preta", coleção de 12 discos do músico, dois deles inéditos. Na plateia, Elizena, Serena e Anelis Assumpção, viúva e filhas de Itamar. 

CURTO-CIRCUITO 

Marco Antônio Lage entrega o Prêmio Amerigo Vespucci a Luciano Coutinho e Sergio Marchionne, hoje, às 20h, em festa no hotel Hyatt. 

O cantor Lenine encerra a turnê "Labiata" no dia 18, às 22h, no HSBC Brasil. Classificação etária: 14 anos. 

O compositor Zé Geraldo se apresenta hoje, às 21h, no Auditório Ibirapuera. Classificação etária: livre. 

O Centro de Memória e Estudos da Diversidade Sexual será inaugurado hoje, às 19h30, na rua Frei Caneca. 

A Câmara de Comércio França-Brasil realiza almoço hoje com palestra do ex-ministro Pedro Malan, no Sofitel Copacabana, no Rio. 

A Casa Cor Campinas promove almoço para convidados, hoje, no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas. 

com DIÓGENES CAMPANHA (interino), LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA 

Nenhum comentário: