quinta-feira, setembro 30, 2010

ANCELMO GÓIS

Calma, gente 
Ancelmo Góis 

O Globo - 30/09/2010

Hoje, às 10h, muçulmanos, judeus e integrantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) vão protestar em frente à Delegacia do Meio Ambiente, no Rio, durante o depoimento do sacerdote de candomblé Fernando Maurício, acusado de sacrificar bichos em seus trabalhos espirituais.

Para Ricardo Rubim, do CCIR, “é preciso garantir a todos os brasileiros liberdade de culto”.

O outro lado...
O delegado de Meio Ambiente do Rio, Marcos Cipriano, diz que a Constituição protege as crenças. Mas, segundo ele, este direito não pode ser absoluto: — O direito existe desde que não se cometa crime. Imagina se aparecer uma seita que permita estuprar virgens? Não pode.

É. Pode ser.

Aliás...
A CCIR entra hoje com ação no Ministério Público contra panfleto distribuído no Dia de São Cosme e Damião, no Rio.

No papel, a Igreja de Nova Vida afirma que “os santos são amigos do diabo”.

Festa francesa
A Total tem novo presidente aqui: Denis Palluat de Besset.

A francesa detém 20% do campo BM-S-54, no pré-sal, cuja descoberta de óleo foi anunciada ontem pela Shell.

Grande família
Ivan de Souza Monteiro, vice do Banco do Brasil e integrante do Conselho da Previ, foi preterido para presidir o fundo.

Mas sua mulher, Simone Monteiro, foi escolhida gerente de Comunicação da Previ.

O INSTITUTO NACIONAL do Câncer deve reunir seus 18 endereços no Rio num só lugar a partir de 2014. Veja as reproduções do projeto. Ficará nas redondezas da Praça da Cruz Vermelha e ocupará a área onde hoje funciona o Iaserj, cedida pelo governo do estado. O Iaserj será transferido para o prédio atual do Into, ali perto, que será desocupado com a transferência do hospital para a nova sede, na Avenida Brasil 500. O projeto de arquitetura do Inca, antes mesmo de sair do papel, recebeu o prêmio Local do American Institute of Architects, nos EUA, na categoria Obra Não Construída. Vamos torcer, vamos cobrar para que saia do papel

Voo demais
A Anac notificou a Gol da emissão de autos de infração por excesso de horas de voo por mais de 400 funcionários seus.

Pela Lei do Aeronauta, por segurança, tripulantes de jatos não podem exceder 85 horas de voo por mês.

Viva o consumidor!A 9ª Vara Federal do DF atrapalhou a vida dos fabricantes de celulares que não queriam trocar, na mesma hora da queixa, aparelhos defeituosos dentro do prazo de garantia, como determinara o Ministério da Justiça.

O juiz Márcio Moreira não atendeu a pedido da associação das indústrias.

Viva a Rosana!
A TV Globo decidiu homenagear as secretárias com um especial de fim de ano (aliás, hoje é dia delas).

Será estrelado por Ingrid Guimarães. Vai se chamar “Batendo ponto”.

Mata-mosquito
Em outubro, a Secretaria municipal de Saúde do Rio vai voltar a usar o fumacê antidengue.

Será a primeira vez que o veículo irá para às ruas fora do período endêmico. O secretário Hans Dohmann vai contratar ainda 1.200 agentes de saúde.

Crime e castigoA 2ª Vara Cível da Barra, no Rio, condenou três jovens de classe média a indenizarem em R$ 30 mil Shana Regina Guedes, atacada por eles, em 2007, com jatos de extintor nos olhos.

São eles: Luciano Filgueiras da Silva Monteiro, Fernando Mattos Roiz Jr. e Valéria Cascão Barreto.

Lei da remelaTramita da Câmara do Rio projeto do vereador Carlos Eduardo que obriga os cinemas a higienizarem os óculos 3-D para evitar doenças nos olhos.

Jazz e samba
Jon Hendricks, 89 anos, o grande músico de jazz dos EUA, estava terça na plateia do show de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho no Teatro Carlos Gomes.

Chope da saudadeOs 30 dias de “morte” do “Jornal do Brasil” em sua versão de papel serão lembrados amanhã com chope e performances no anexo do Capela, na Lapa.

Casa feiaUma senhorinha que se locomove em cadeira de rodas tentou visitar o Casa Cor, no Rio, e... não conseguiu.

Descobriu, desapontada, que o evento, com os maiores arquitetos nativos, não tem acesso para cadeirantes. É pena.

MARJORIE ESTIANO, a atriz toda linda, enfeita a festa de lançamento do filme “Malu de bicicleta”, de Flávio Tambellini, no Cine Odeon, na programação do Festival do Rio, terça

SÃO PAULINHO da Viola troca um chamego com a filha Beatriz, também cantora, depois de gravarem participação no DVD do bamba Monarco

Ponto Final
Ciro Gomes, depois de um debate na TV Globo do Ceará, terça, bateu boca com adversários e desferiu, aos gritos, palavras como “vagabundo”, “bandido” e “caralho”.

É mais um que confirma a máxima do Barão de Itararé, quando disse: “De onde menos se espera, é daí que não sai nada mesmo.”

Nenhum comentário: