segunda-feira, setembro 27, 2010

ANCELMO GÓIS

Um grande negócio 
Ancelmo Góis 

O Globo - 27/09/2010

O espírita “Nosso Lar”, já visto por 3 milhões de pessoas, é um caso raro de filme brasileiro que está dando lucro, quase sem dinheiro público.

Os R$ 20 milhões gastos vieram do banco BRJ e de outros investidores. Só a distribuidora Fox Filmes usou incentivos. Até agora, o filme faturou uns R$ 25 milhões, sem falar que depois vêm DVD, pay-per-view, TV por assinatura, TV aberta e mercado internacional.

Mas...

Até os liberais EUA matam e morrem para ajudar a indústria local de cinema e sua cultura

Calma, gente

Uma das belezas do Brasil é sua tolerância religiosa. Mas ontem, na missa das 10h30m da Igreja da Ressurreição, no Rio, o padre José Roberto, indignado, pediu a um coroinha, de uns oito anos, que contasse aos fiéis o que ouviu na escola.

Missa que segue...

Segundo o menino, aluno de uma escola municipal, sua professora teria dito que todos estavam proibidos de aceitar balas e doces de São Cosme e São Damião porque “são coisas do diabo e que quem desobedecesse teria dor de barriga”. Que horror

Clausura digital

Por falar em Igreja, a Internet ameaça o jornal de papel (valhame, Deus) e a... clausura religiosa.

Outro dia, o deputado Otávio Leite teve permissão para falar às irmãs Clarissas que vivem enclausuradas no Mosteiro de N. S.

dos Anjos, na Gávea, no Rio.

No final, uma das irmãs lhe entregou e-mail para contato.

Sem ex-BBB

A diretoria da Caprichosos de Pilares é má que nem pica-pau.

Decidiu proibir a presença de “celebridades” como destaque da querida escola de samba carioca. Ex-BBBs nem pensar.

Só gente da comunidade, escolhida por concurso.

SÓ DE OLHAR já dá para perceber que o Mirante Guarany, no Alto da Serra de Teresópolis, merece uma baita restauração. A construção neoclássica de 1929/1930 é um dos principais monumentos artísticos da região. Mas acabou deteriorada pelo tempo e pela ação dos vândalos, que cobriram o mirante de pichações e destruíram parte dos seus azulejos. Agora, veja que legal, a Secretaria estadual de Obras, a prefeitura local e o Inepac acertaram com o dono do terreno uma reforma. Já começou uma busca por restauradores capazes de recuperar os painéis de azulejos de Jorge Colaço, que aliás contam histórias da mitologia indígena. Vamos torcer, vamos cobrar

São Francisco

A encrenca em que se meteu o monsenhor Abílio, 77 anos, que foi detido quando ia viajar com C 53 mil não declarados, abortou, acredite, o projeto de restauração da vetusta Igreja de São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco, no Rio.

É que o templo, cuja construção foi iniciada em 1759, é administrado pelo monsenhor.

Eu explico...

O Iphan, que ia custear o projeto para restauração da igreja, resolveu sustar a verba. O órgão ficou impressionado com as notícias de que o monsenhor administrava uma boa grana, como o aluguel que a Rede D’Or paga pelo imóvel onde funciona sua unidade da Quinta.

O que diz o Iphan

Diante disso, diz Carlos Fernando Andrade, superintendente do Iphan-RJ, “encaminhamos o assunto à Procuradoria e destinaremos a verba do projeto da Igreja de São Francisco a outro monumento, desprovido de recursos”.

É. Pode ser.
O Pescador

Hoje, a diretoria do Iate Clube do Rio de Janeiro vai dar queixa na Polícia do Rio do sumiço do quadro “O Pescador” (na foto), de Djanira, que fazia parte do patrimônio do clube.

Sumiu...

É que ao assumir, em abril, a nova direção do Iate fez um inventário de bens do clube e concluiu pela falta de “O Pescador”.

“Dado o valor do quadro de Djanira, chamaremos a polícia”, diz Jomar Pereira da Silva, diretor secretário do clube de bacanas.

Cabe todo mundo

Marcelo Cerqueira, candidato ao Senado pelo PPS, fez uma espécie de carta aberta a Lula em que diz que o Brasil é grande e que “nele cabemos todos nós”.

Voltou a elogiar o governo FH, lembrou que Itamar implantou o Real e que Lula ampliou a rede social de proteção. Mas, segundo ele, sem desmerecer os outros, é a hora de Serra, “por sua experiência e honradez”.

Estrela brilhante

O astrônomo Ronaldo Mourão informa: ao anoitecer nesta semana o planeta Júpiter estará nas melhores condições de observação desde 1963.

— Não se deve perder a oportunidade de ver o maior planeta do sistema solar, no seu máximo brilho, pois condições semelhantes novamente só em 2022.

Nenhum comentário: