quarta-feira, setembro 01, 2010

ANCELMO GÓIS

A rua jornalista 
Ancelmo Góis 

O Globo - 01/09/2010

Darwin Brandão, pelos planos do “Morar Carioca”, ambicioso projeto da Prefeitura que pretende urbanizar nossas favelas até 2020, deve ficar assim (imagem maior) como aparece na maquete do plano, cuja licitação saiu no Diário Oficial de ontem. Também por lá será construído o Centro Esportivo e Lazer Mar Vermelho, que você vê ao lado. O local hoje é uma das regiões que tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, na divisa entre os violentos bairros de Costa Barros, Acari e Barros Filho, na Zona Norte. Aliás, o coleguinha Darwin, que batiza o logradouro, saudades!, foi um combatente contra ditadura e um ser humano generoso que ajudou muitos perseguidos políticos
Diário da JustiçaO engenheiro Rodolfo Landim, ex-presidente da BR, entrou com uma ação na 4ª Vara Empresarial do Rio contra Eike Batista, para quem trabalhou como executivo do grupo.
A ação, através do advogado Sérgio Tostes, trata de “dissolução da sociedade, dano material e outros”.
Braços abertos
Veja como Dom Orani Tempesta, atual arcebispo do Rio, tem uma mente aberta.
Dia 10 agora ele recebe membros da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), movimento que nasceu em religiões de origem africanas.
Lula oitentãoLula completou ontem sua octogésima visita ao Rio como presidente da República.
Isto é bom.
Cultura no RioDilma Rousseff vem dia 21 ao Rio, lançar seu programa cultural no Teatro Casa Grande para a classe artística.
Cartola erudito
Dias 23 e 24 agora, Leo Gandelman, o saxofonista, vai levar obras de craques brasileiros como Cartola, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e outros para plateias de Madri e Bilbao.
Ele fará os concertos com Maria Teresa Madeira.
A volta de Célio
O ex-ministro gente boa Célio Borja, 82 anos, vai participar da banca de elaboração da prova unificada de 2010 do Exame da OAB, a cargo da FGV Projetos.
Agora vai
O Flamengo deve contratar os serviços do mineiro Vicente Falconi Campos.
Trata-se do mais renomado consultor brasileiro, que tem entre seus clientes algumas grandes empresas e até mesmo governos.
Cine Sindicato
Ontem, em Londres, depois da exibição de “Lula, o filho do Brasil” na Real Academia de Cinema e TV, o produtor Larry Jackson, muito conhecido no meio, se empolgou: — O sindicalismo poucas vezes esteve tão bem representado nas telas. Lembra o cinema de Elia Kazan (autor, entre outros, do clássico “Sindicato de Ladrões”).
Desse jeito...Corre o risco de o filme de Fábio Barreto ser mais aplaudido no exterior do que no Brasil.
Pingo nos is
Foi Carmem Costa a cantora que levou às paradas a música “Está chegando a hora”.
É, na verdade, uma adaptação da valsa mexicana “Cielito lindo”, feita por Henricão e Rubens Campos, sucesso no carnaval de 1942.
Centro sem ônibus
Dia 8 agora, a Praça Tiradentes vai amanhecer sem os 10 pontos de ônibus que ajudam a tumultuar o trânsito na região.
Os terminais serão remanejados para a Praça da República.
Disputa no samba
Não que o samba não mereça dois centros de estudos em sua louvação. Mas o projeto de transformar o antigo Automóvel Clube, na Rua do Passeio, numa Casa do Samba guarda semelhança com o do Iphan ali perto, no velho palacete da Praça da República. Os dois lados estão conversando.
Painel na LagoaO painel do artista plástico Aloísio Carvão que ficava no muro do 23º Batalhão da PM, no Leblon, vai se mudar para Lagoa. Embelezará o muro do Jockey Club perto do estádio de Remo. A mudança é porque a área do quartel será derrubada para abrigar o Parque Bossa Nova.
Força Nacional
Luiz Paulo Barreto, ministro da Justiça, adorou. No capítulo de segunda, Irene Ravache, a dona Clô, de “Passione”, ameaçou chamar a... Força Nacional para garantir a segurança do jantar que oferecia na trama.
A UPP e o proibidão
Sábado, no primeiro baile funk numa comunidade libertada pela UPP, a Ladeira dos Tabajaras, um homem distribuía, na porta, um CD com músicas típicas dos chamados proibidões, funks de apologia ao crime. Um trecho: “Que hoje à noite vai ser tensa, neurótica e arisca/ Vai num paiol de arma e traz logo a artilharia”. Meu Deus.

LUCIANO HUCK o apresentador boa praça, na festa surpresa que comemorou seu aniversário, e vai ao ar no “Caldeirão” do próximo sábado. A coluna manda daqui o “Parabéns pra você”...

EDUARDO PAES, Sérgio Cabral e as primeiras-damas da cidade e do estado posam com Rosa Célia, organizadora do Leilão do Coração, evento em benefício do Hospital Pró Criança, no Copacabana Palace
PONTO FINAL

No mais Não fica bem para o presidente Lula dizer que vai estender as UPPs a todo o país. Primeiro, porque ele tem apenas quatro meses de mandato e se fosse para fazer já deveria ter pensado nisso antes. E depois, porque o governo federal não tem rigorosamente nada a ver com essa vitoriosa iniciativa do secretário Beltrame e do governador Sérgio Cabral.
Parece demagogia eleitoral. E é.

Nenhum comentário: