domingo, agosto 29, 2010

PAINEL DA FOLHA

Coisas da vida
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 29/08/10 

Os primeiros pedidos de socorro de Hélio Costa (PMDB), ameaçado pelo rápido crescimento de Antonio Anastasia (PSDB) nas pesquisas para o governo de Minas, foram recebidos sem grande alvoroço no Planalto, onde agora se diz que "todos sabiam" que a disputa no Estado seria "duríssima", pois Aécio Neves reúne, em tese, condições de fazer por seu pupilo o mesmo que Lula fez por Dilma Rousseff (PT). 
O presidente, que não tem visita a Minas programada para esta semana, aceitou pedido de Costa e deve gravar mais um depoimento para ser apresentado na propaganda de televisão do peemedebista. 

Sem fluxo Na campanha de Hélio Costa, a demanda não é apenas pela presença de Lula. Os peemedebistas queixam-se de falta de recursos. Alegam que haveria um cerco dos tucanos aos financiadores locais. 

Memória Alguém disse a Lula que os eventos da campanha de Dilma têm lembrado os de 1989, quando ele disputou o Planalto pela primeira vez e chegou ao segundo turno contra Fernando Collor. O presidente pensou um pouco e concluiu que, enquanto ali o clima era de "esperança", agora é de "confiança e alegria". 

Não é por aí Em conversa recente, Lula reclamou da ênfase dada por Aloizio Mercadante (PT), em campanha pelo governo de São Paulo, a aumentos salariais para servidores. Acha que se trata de um discurso de risco fiscal. 

Predador Apelidada inicialmente de "Mercamanno", a dobradinha formada pelos candidatos do PT e do PP para fustigar o líder Geraldo Alckmin (PSDB) nos debates ganhou novo nome: "Mano a Mano", pois o petista subiu no Datafolha à custa de votos do parceiro. 

Igual Ao final de agosto de 2006, Mercadante tinha 18% no Datafolha. Hoje, são 20%. Naquele ano, o petista perdeu no primeiro turno com 32% dos votos válidos. 

No limite 1 A despeito da necessidade urgente de José Serra de recuperar terreno em São Paulo, não há planos de aumentar sua presença na propaganda televisiva do aliado Geraldo Alckmin. 

No limite 2 A coordenação da campanha argumenta que Serra já aparece, de um modo ou de outro, em todos os programas de Alckmin, e que isso precisa ser feito de maneira a não caracterizar invasão de horário -motivo de seguidas ações movidas pelo PSDB contra a propaganda de Dilma Rousseff. 

Não mordem Lula nem precisaria se preocupar tanto em aumentar o peso da bancada governista no Senado. A julgar pelo grau de adesismo das campanhas de alguns senadores da oposição, estes, se eleitos, voltarão à Casa bem domesticados. 

Son of Brazil A cinebiografia de Lula, dirigida por Fábio Barreto, abrirá, em 1º de setembro, o Brazilian Film Festival em Londres. O BNDES deverá investir R$ 400 mil no evento. 

Origens Seis jornalistas da Bulgária entraram em contato com o QG dilmista para manifestar interesse em cobrir a reta final da campanha eleitoral brasileira. O pai da ex-ministra, Pedro Rousseff, nasceu naquele país. 

Caneta Acossado por 120 dias de greve de servidores, o presidente do TJ-SP, Antonio Carlos Viana Santos, assumirá o governo entre os dias 2 e 7, quando Alberto Goldman (PSDB) viaja aos EUA para assinar convênios do metrô. Primeiro na linha sucessória, o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), está impedido por ser candidato. 
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI 

Tiroteio 

"Anastasia é uma espécie de Dilma do Aécio. Ele sobe nas pesquisas em Minas na esteira do prestígio de seu padrinho." DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre a ascensão do candidato tucano ao governo a partir do início da propaganda de televisão. 

Contraponto 

Quem liga pra isso? 

Em intervalo do debate das TVs católicas em São Paulo, José Serra e Marina Silva conversavam sobre pesquisas eleitorais. O ex-governador tucano e a senadora verde relativizavam a escalada de Dilma Rousseff (PT), que não compareceu ao evento, quando foram interrompidos por Plinio de Arruda Sampaio (PSOL), traço nos levantamentos mais recentes: 
-Gente, eu também não ligo pra pesquisa. Aliás, se eu fosse técnico de futebol, que depende de resultado pra sobreviver, já teria sido demitido há muito tempo!

Nenhum comentário: