domingo, agosto 22, 2010

PAINEL DA FOLHA

Assunto proibido
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 22/08/10 

Embora a disparada de Dilma Rousseff nas pesquisas acelere, no PT e entre os aliados, a disputa por espaço no futuro governo, o assunto permanece interditado no ‘núcleo duro’ da campanha. ‘Por aí todo mundo está falando aos montes, mas conosco ninguém tem coragem de falar’, diz um dos coordenadores. Até porque, explica ele, a candidata se esquiva ao menor sinal de conversa, mesmo em tom de brincadeira, sobre nomes para ministérios e outros cargos.  Quem está de fato cotado para assumir algum posto, como por exemplo o deputado José Eduardo Cardozo (PT), que tem chances de assumir a Justiça, guarda ainda mais reserva do que Dilma.

Ele ou ela? - Registro de observador atento: quando Dilma conta, na propaganda de TV, que na infância rasgou uma nota em duas partes para dar metade a uma criança pobre, a petista primeiro diz que ‘apareceu um menino na porta da minha casa’. Depois, que o dinheiro rasgado foi dado a ‘ela’.   

Lula lá 1 - Lula gravou na quinta-feira quase duas horas de entrevista ao repórter Steve Kroft, do programa ‘60 minutes’, da rede CBS. Como o programa só deve ir ao ar em outubro, a palavra ‘Dilma Rousseff’ ficou de fora da conversa. Nem o presidente mencionou sua candidata.   

Lula lá 2 - Lula se estendeu nos comentários sobre a questão iraniana, mas somente no que diz respeito ao programa nuclear, diga-se de passagem. Nem ele nem o repórter entraram no tema dos direitos humanos.

Questão de marca - A maioria (65%) dos eleitores entrevistados na mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial identifica que o PT é o partido de Dilma. No caso de José Serra, apenas 36% sabem que é o PSDB. Na região Nordeste, 65% ignoram que ele é tucano. O PV é apontado como partido de Marina por 32%. 

Ninguém viu - Comentário de um tucano tentando minimizar a polêmica causada pelo uso da imagem de Lula no programa eleitoral de Serra: ‘O Paulo Hartung apareceu em dois dos programas do Serra e ninguém falou nada’. O governador do Espírito Santo é amigo de longa data do tucano, mas está ao lado de Dilma na disputa eleitoral deste ano.   

Incrível - O deputado Paulo Delgado (PT-MG) enumera os ‘cinco milagres’ da atual campanha: 1) ninguém é ficha suja; 2) todo mundo ama Lula; 3) o PSB é capitalista; 4) a direita acabou; 5) o PC do B tem dinheiro. 

Caixa forte - No primeiro mês oficial de campanha, 65 candidatos aparecem na lista de doadores eleitorais. No total, eles declararam repasses de R$ 11,4 milhões a suas campanhas ou à de terceiros. 

Reciclagem - O slogan ‘Foi Siqueira que fez, é o Siqueira que faz’, com o qual Duda Mendonça embala a candidatura de Siqueira Campos (PSDB) ao governo de Tocantins, foi usado pelo marqueteiro pela primeira vez em 1998, quando Paulo Maluf (PP) perdeu para Mário Covas (PSDB), que se reelegeu em São Paulo.   

Meu querido - Por piores que estejam as relações entre Ana Júlia (PT) e Jader Barbalho, o Planalto trabalha para garantir o apoio do peemedebista à governadora, caso se confirme o cenário de segundo turno entre ela e Simão Jatene (PSDB) no Pará. 

Pesado - O avanço de Flexa Ribeiro (PSDB) sobre Paulo Rocha (PT) nas pesquisas para o Senado no Pará deu origem a um bordão repetido pela campanha tucana: ‘flecha voa, rocha afunda’. 

Tiroteio

Pelo visto, Lula falou a verdade quando disse que não se afastaria da Presidência. Ele está fazendo campanha na cadeira mesmo. DO DEPUTADO ACM NETO (DEM-BA), sobre o crescente espaço dedicado, na agenda do presidente, à tarefa de eleger Dilma Rousseff.

Contraponto

Também quero

Em entrevista a emissoras de rádio do Nordeste, na terça-feira passada, Lula mencionou o recente anúncio da descoberta de gás no Maranhão: - O Sarney tinha me dado um livro para explicar porque o Maranhão é pobre, mostrando que a terra não era da qualidade de outras terras, que o Maranhão não tinha minério. Eu acabo de receber o livro, mal tinha lido a dedicatória, e o Eike Batista encontra gás... O presidente ainda brincou: - O Piauí está doidinho, achando que tem gás lá... 

Nenhum comentário: