quinta-feira, agosto 19, 2010

PAINEL DA FOLHA

Força de atração
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/08/10 

Ainda que tenha se recusado a indicar, no debate Folha/UOL, a quem pretende dar seu apoio se a disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) chegar ao segundo turno, a senadora Marina Silva sabe bem que o PV, partido ao qual se filiou para concorrer à Presidência, não tem a menor intenção de ficar fora do próximo governo, seja ele qual for. 
Se confirmado o favoritismo de Dilma, o movimento de adesão seria ainda mais "natural", uma vez que o partido já participa do governo Lula -diante da candidatura de Marina, o ministro Juca Ferreira (Cultura) apenas se licenciou da sigla e ficou no cargo. 


Mundo animal Sequência de imagens da natureza com brevíssima aparição da candidata ao final, o programa de estreia de Marina na TV ganhou das campanhas adversárias o apelido de "Discovery Channel". 

Conjunto vazio Um observador escaneou a plateia do debate Folha/UOL, no Tuca, e não encontrou um único integrante do DEM, partido que forneceu o vice da chapa de José Serra e cujo presidente, Rodrigo Maia, vive batendo no tucano. 

Messiânico O entorno de José Serra começa a subir o tom contra Lula. "Eu queria saber o que os intelectuais da esquerda acham de o presidente praticar uma espécie de coronelismo eletrônico", dispara o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), em referência ao jingle de Dilma, no qual se diz que Lula entregará o povo aos cuidados dela. 

Rebolation O comando da campanha tucana tentará convencer deputados e senadores de que esconder Serra em suas propagandas, como muitos vêm fazendo, não é uma boa ideia. Argumento: quem vota em Dilma não vai escolhê-los de jeito nenhum. Há controvérsia a respeito. 

Sorry Dilma não irá ao debate que as TVs católicas Canção Nova e Aparecida realizam na segunda em SP. 

Sucessão Lula poderá ter a chance de indicar mais um ministro do Supremo Tribunal Federalalém do substituto do recém-aposentado Eros Grau. Voltou a circular a hipótese de a ministra Ellen Gracie trocar a Corte por algum posto internacional. 

Cadê? Insatisfeitos por terem sido excluídos da propaganda de TV, candidatos a deputado federal do PT-SP reclamaram ainda mais porque Lula não apareceu pedindo votos para a legenda anteontem, na estreia do horário eleitoral. Somente Aloizio Mercadante e Marta Suplicy cumpriram essa função. Hoje, segundo a direção estadual do partido, o presidente marcará presença. 

Madrinha Coordenador de comunicação da campanha de Dilma, o deputado estadual Rui Falcão, que concorre a novo mandato, exibe em seu site um vídeo com a cobiçada declaração de voto da ex-prefeita Marta Suplicy, feita em plenária no bairro paulistano do Campo Limpo. 

Sem-teto Com dificuldade em despachar na Câmara invadida por manifestantes, que pressionavam pela votação da PEC criadora da polícia penal, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP) passou a tarde de ontem num puxadinho improvisado pelo ministro Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais. 

Melhor assim Apesar de passar semanas insistindo na necessidade de votar as MPs da Copa e da Olimpíada, o governo, no fundo, comemorou o fracasso do esforço concentrado. Temia que as votações resultassem num festival de barganhas. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI 

tiroteio 

Vejo o risco de "efeito Tiririca". O voto na legenda rebocará os candidatos coligados. 
DE PAULO TEIXEIRA (PT-SP), referindo-se à hipótese de o humorista, que disputa vaga na Câmara pelo PR, ser beneficiado pela estratégia petista de não exibir seus candidatos a deputado na TV, apenas pregando voto no número 13. 

contraponto 

Heresia regional 

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, e o ex-governador Moreira Franco (PMDB-RJ) chegavam juntos a um seminário com candidatos ao Planalto organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos, ao qual nem Dilma nem Serra compareceram. Vilaça comentou a ausência tucana: 
-Ninguém encontra nem o Sérgio Guerra... 
Sabedor de que o presidente do PSDB, assim como Vilaça, é natural de Pernambuco, Moreira brincou: 
-Pernambucano é enrolado. Pior que bolo de rolo. 
-Alto lá! Não ofenda bolo de rolo!- rebateu Vilaça. 

Nenhum comentário: