sexta-feira, agosto 13, 2010

PAINEL DA FOLHA

Deixa estar 
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/08/10


Ainda que nos bastidores expressem insatisfação com o tratamento dispensado a Dilma Rousseff na bancada do “Jornal Nacional”, em seu entender mais rigoroso do que o dado a José Serra (PSDB), membros do comando da campanha petista baixaram uma espécie de lei do silêncio a esse respeito e nem mesmo no Twitter liberaram palavras mais duras contra a Rede Globo. Eventuais cobranças ocorrerão em privado. 

O objetivo é evitar que um contencioso com a maior emissora de TV do país atrapalhe a candidata, sobretudo diante da meta, cada vez mais escancarada pelos petistas, de tentar liquidar a fatura no primeiro turno. 
Ele disse - De Rui Falcão, integrante da coordenação da campanha petista: “Não me manifestei por acreditar que o testemunho do Roberto Jefferson fala por si”. Aliado de Serra, o presidente do PTB afirmou no Twitter que a entrevista do tucano no “JN” foi “mais amena” que a de suas duas adversárias. 
Exemplo - Lula está cumprindo ele mesmo a ordem dada aos ministros para que não deixem sem resposta os ataques da oposição. Ontem, em evento oficial, o presidente desatou a falar sobre sua atuação em defesa da valorização de servidores de carreira, um dia depois de Serra ter apontado aparelhamento do Estado durante os mandatos do petista. 
Ufa! - Em evento com o Conselho Nacional da Juventude, ontem, Lula contou que, quando se elegeu deputado federal, em 1986, comprou um terno “chiquérrimo e amarelo”, com o qual parecia “uma arara”. Na plateia, alguém brincou: “Ainda bem que não foi um tucano!”.
Viu só? - Na tentativa de acalmar o presidente do DEM, Rodrigo Maia, que agora fala mal de Serra dia sim e outro também, alguns “demos” observavam ontem que o tucano se esmerou nos elogios ao partido aliado na entrevista dada à Globonews. 
Bombeiro - Pelo lado tucano, Aécio Neves foi encarregado de “chamar à razão” o amigo Rodrigo. Conversaram anteontem por telefone. Ninguém sabe ao certo qual será o resultado da iniciativa. 
Para lembrar - Na propaganda de rádio e TV, a campanha de Aloysio Nunes (PSDB) repetirá à exaustão que “neste ano você vota em dois senadores e um você já tem: o candidato do Geraldo e do Serra”. O slogan reflete o diagnóstico de que muitos eleitores não sabem que são duas vagas. O tucano está em oitavo lugar no Datafolha. 
Na rede 1 - O PC do B entrou na Justiça para tentar retirar do YouTube um vídeo em que Netinho, candidato ao Senado por SP, aparece cantando um de seus sucessos, só que dublado em versão cuja letra defende agressão às mulheres. O assunto assombra a biografia do candidato e já o levou a pedir desculpas públicas. 
Na rede 2 - O caso do vídeo azedou de vez a complicada relação entre as campanhas de Netinho e de sua companheira de chapa, Marta Suplicy. Um dos coordenadores da petista repassou o link a dezenas de pessoas. 
Tiroteio
A Rede Globo deu ao Serra um verdadeiro comício eletrônico no “Jornal Nacional”. 
DO DEPUTADO HENRIQUE EDUARDO ALVES (PMDB-RN), acusando a emissora de ter “pegado leve” com o tucano em entrevista anteontem ao telejornal.
Contraponto

Gato de luz 
Nos anos 70, um funcionário da empresa de energia elétrica do Paraná dirigiu-se à casa do então deputado federal Maurício Fruet para medir o consumo. Tendo encontrado o portão trancado, foi embora e limitou-se a registrar na planilha: “cachorro bravo”. 
Dias depois, Fruet recebeu uma conta mais salgada que de costume. No próprio documento, ele escreveu a queixa em seguida enviada à companhia: 
- Não tenho cachorro, só gato. Até hoje ele nunca latiu nem mordeu ninguém. Peço revisão da conta. 

Nenhum comentário: