quinta-feira, agosto 12, 2010

PAINEL DA FOLHA

Duplo feito
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/08/10 

Com a festa montada para receber Lula amanhã em Santo Antônio e Jirau, Odebrecht e Camargo Corrêa, responsáveis, cada uma, por uma das duas hidrelétricas em construção no rio Madeira (RN), acreditam estar celebrando, na verdade, o iminente anúncio de que serão contratadas, juntamente com a Andrade Gutierrez, para erguer também Belo Monte, no Pará. 
Em abril passado, as duas empreiteiras desistiram de disputar a concessão da usina por discordarem do preço definido pelo governo. O consórcio Norte Energia, montado na última hora sob a batuta do Planalto e vitorioso no leilão, ainda reclama nos bastidores, mas sabe que não terá como driblar as grandes. 


Agora vai? A agenda de Lula registra na próxima terça-feira uma visita às obras da Transnordestina, programa já adiado duas vezes depois que o presidente foi informado do estágio um tanto incipiente da construção da ferrovia. Meses atrás, o atraso levou Lula a dar um puxão de orelha no presidente da CSN, Benjamin Steinbruch. 

Por ora não Até ontem, o vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB), não havia sido chamado a gravar participação na propaganda de televisão da candidata, no ar a partir de terça. Peemedebistas afirmam, no entanto, que não há motivo para preocupação. Foram avisados de que o foco dos primeiros programas será a associação entre as imagens de Lula e Dilma. 

Em detalhes Além das 13 diretrizes do programa de governo de Dilma, serão registradas propostas específicas para áreas como saúde, educação, cidades, previdência e... comunicação, dizem integrantes da equipe. 

Recado dado Os óculos de grau usados por Marina Silva (PV) no debate da Band, na quinta passada, despertaram reações negativas num grupo de eleitores que analisou o desempenho da candidata no programa. Coincidência ou não, Marina apareceu sem óculos anteontem no "Jornal Nacional". 

Corrente Em e-mail enviado a seus associados, a Fiesp diz considerar "fundamental" que todos acompanhem o debate da Band, hoje, entre os candidatos ao governo de São Paulo. Um dos participantes é Paulo Skaf (PSB), presidente licenciado da entidade da indústria. 

Estica e puxa A medida provisória que aumenta o limite de endividamento do BNDES não foi alvo de "contrabandos" apenas de deputados peemedebistas. PTB e PR encabeçaram o lobby sobre a parte do texto que diz respeito a biodiesel. 

Geografia Atrás de Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) nas pesquisas para o Senado no Paraná, os colegas de chapa Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) têm dificuldades "complementares": o primeiro não entra no interior; o segundo, na capital. 

Som na caixa O senador Almeida Lima (PMDB-SE), também conhecido como "Microfone", lançou jingles para sua campanha a deputado federal nas versões forró, arrocha, repente e mix. 

É festa Lula sancionou há quase dois meses o projeto que promove Vinicius de Moraes, morto em 1980, a embaixador (o poeta pertenceu aos quadros do Itamaraty). Mas, na próxima segunda-feira, a Presidência promoverá um ato com familiares, artistas e intelectuais para celebrar o ocorrido. 

Visita à Folha Heitor Martins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, visitou ontem a Folha. 
com LETÍCIA SANDER e ANDREZA MATAIS 

tiroteio 

Hélio Costa precisa é explicar como os Correios chegaram à atual situação. O ministro das Comunicações era ele. 
DO DEPUTADO NÁRCIO RODRIGUES (PSDB-MG), em resposta ao candidato do PMDB ao governo de Minas, que atribuiu a atual crise nos Correios à distribuição de franquias no governo FHC. 

contraponto 

Prova material 

Ao encerrar sua corrida matinal em Brasília, José Carlos Aleluia (DEM-BA) resolveu conferir as mensagens postadas no Twitter e encontrou a seguinte pergunta, feita por um morador de Uberlândia (MG): 
-Deputado, o senhor mesmo tuíta ou algum cabo eleitoral eletrônico o ajuda nessa tarefa? 
Aleluia não teve dúvida: pediu ao "cabo eleitoral eletrônico" que o fotografasse em trajes esportivos e enviou a imagem para o seguidor curioso. 

Nenhum comentário: