quarta-feira, agosto 04, 2010

PAINEL DA FOLHA

Dor de cabeça 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 04/08/2010

O presidente do STF, Cezar Peluso, disse a colegas que estuda a possibilidade de pedir uma perícia a respeito do estado de saúde de Joaquim Barbosa. O relator do mensalão, que sofre de problema crônico de coluna, está afastado desde abril. Agora, no retorno das férias do tribunal, pediu mais 60 dias de licença.

Sem Barbosa e com a aposentadoria de Eros Grau, o Supremo funciona no momento com apenas nove ministros, situação que produz sobrecarga de trabalho e atraso nos julgamentos. A perícia é um recurso previsto no artigo 70 da Lei Orgânica da Magistratura em casos de ausência prolongada. Em novembro passado, Barbosa renunciou à sua cadeira no TSE.
Está escritoDiz o artigo 70: "A licença para tratamento de saúde por prazo superior a 30 dias, bem como as prorrogações que importem em licença por período ininterrupto, dependem de inspeção por junta médica".
Santa ceiaDe Michel Temer (PMDB-SP), vice da candidata do PT, saudando senadores e ministros em almoço ontem na casa de Gim Argello (PTB-DF): "Estamos aqui partilhando este pão, assim como partilhamos este governo e estaremos no futuro partilhando o governo com a presidente Dilma".
Pão, pãoÀ mesa, os peemedebistas deixaram claro que consideram "provisória" a perda da presidência dos Correios. A retomada do posto será pleiteada pela sigla em caso de vitória de Dilma.
MicoDeu em nada a iniciativa de montar estúdio para que os ministros gravassem declarações de apoio aos candidatos presentes. Membros do primeiro escalão alegaram que isso criaria atrito com outros aliados.
SobrecargaLigado ao setor elétrico por muitos circuitos, José Sarney (PMDB-AP) recomendou ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) que fique atento à Aneel. A agência autorizou reajustes de energia em SC, ES e PA. O presidente do Senado teme possível reflexo na campanha de Dilma.
Cada um na suaPor reivindicação da equipe de Dilma, o debate de amanhã na Band não usará o recurso da "tela dividida", que permite mostrar simultaneamente quem responde e as reações de quem fez a pergunta.
Passo aíEnquanto se prepara para o debate de amanhã, e para não ficar sem imagem no espaço agora destinado diariamente aos candidatos no "Jornal Nacional", da Globo, Dilma cogita atender hoje a um convite antigo do hospital Sarah Kubitschek para uma visita.
Sono da belezaAo analisar em seu "ex-blog" o desempenho dos candidatos na estreia da cobertura eleitoral do "JN", Cesar Maia (DEM-RJ) reservou algumas palavras para o apresentador: "Achei o William Bonner um pouco cansado".
Eu nãoO senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) rejeita a pecha de omisso que lhe é atribuída pela campanha nacional tucana. "O Serra tem dificuldades crônicas no Amazonas, as quais ele não ignora. Se o Estado é preocupante, é necessária a presença dele. Caso continue assim, levará uma surra".
QuitandaDepois de protestar contra a falta de apoio de aliados, dizendo que poderá lhes "dar uma banana" se eleito governador do Rio, Fernando Gabeira (PV) procurou esfriar os ânimos durante evento de campanha ao lado de Serra em São Paulo: "Colocaram a banana fora de contexto". Ele explica o que pretendeu dizer: "Não vou me render aos partidos na indicação de cargos".
Tiroteio
Espero que Rodrigo Maia deixe de bobagens e comece a trabalhar de fato pelo Serra.
Contraponto
Uma coisa é uma coisa 
Sentada entre Aloizio Mercadante (PT-SP) e Tião Viana (PT-AC) durante visita ontem ao Senado, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, contava suas experiências de campanha quando recebeu cumprimentos do paulista por ter feito, recentemente, críticas ao adversário José Serra (PSDB). Na avaliação de Mercadante, isso a aproximava de Dilma Rousseff (PT).

Marina, no entanto, tratou de desfazer a impressão:

-Eu apenas defendi as minhas convicções. Não se trata de estar a favor de A ou B!

Nenhum comentário: