terça-feira, agosto 03, 2010

PAINEL DA FOLHA

Ordem dos fatores
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/08/10

Mais de uma semana antes de Lula classificar como “avacalhação” uma eventual interferência para evitar a morte por apedrejamento de Sakineh Ashtiani, o chanceler Celso Amorim, sob orientação do presidente, telefonou a seu colega iraniano, Manouchehr Mottaki, para fazer um apelo humanitário e dizer que a execução mexeria com a “sensibilidade brasileira”. 

Alertado por assessores de que sua declaração havia acirrado os ânimos em relação ao episódio, com possíveis reflexos na campanha eleitoral, Lula optou pelo apelo público ao governo iraniano, feito no sábado em evento com Dilma Rousseff em Curitiba. 
A propósito - A plateia do comício na capital paranaense era majoritariamente feminina. Até ontem à tarde, o Irã não havia respondido ao pedido de Lula. 
Gravando! - Anfitrião do almoço de senadores com ministros do governo Lula, Gim Argello (PTB-DF) contratou equipe de TV para colher depoimentos do primeiro escalão em apoio aos candidatos presentes. A fórmula se repetirá em outro local amanhã, quando os ministros estarão à mesa com deputados. 
Wally 1 - De todos os sumiços anotados pela cúpula da campanha de José Serra, nenhum causa mais espécie que o de Arthur Virgílio (PSDB-AM). O senador, que na tentativa de viabilizar sua reeleição aliou-se ao lulista Alfredo Nascimento (PR), rifou a campanha presidencial tucana no Amazonas. 
Wally 2 - Outra praça a preocupar o comando serrista é o Rio Grande do Norte. Ali a oposição tem a líder nas pesquisas, Rosalba Ciarlini (DEM), mas a campanha esconde o candidato presidencial. Trata-se de conselho da marquetagem para não contrariar o eleitorado lulista. 
Off-line - Protesto de Serra diante da dificuldade de tuitar nas primeiras horas de domingo: “E o Twitter, que fez manutenção bem na hora dos indormíveis?”. 
Mão do gato - As equipes de Serra e de Marina Silva (PV) não acreditam que o PSTU tenha agido sozinho na tentativa de impor, via medida cautelar apresentada ao TSE, a participação de seu candidato no debate da Band. Se acolhida pelo tribunal, a reivindicação inviabilizaria, na prática, o evento desta quinta-feira. 
Fora do ar - Embora a retransmissora do SBT no Ceará tenha anunciado que Ciro Gomes (PSB) estrearia como comentarista na semana passada, o deputado e ex-ministro ainda não apareceu na tela. Até agora, ninguém sabe como será sua participação. 
Madrinha - A proposta de que os Correios comprem aviões para fazer o transporte de correspondências, apresentada ontem em entrevista pelo novo presidente da empresa, David José de Matos, tem como principal defensora, dentro do governo, a ministra Erenice Guerra (Casa Civil). Esse serviço é feito hoje por terceirizadas. 
Trincheira - Ex-ministro das Comunicações e candidato lulista ao governo de Minas, Hélio Costa (PMDB) teve de engolir a queda de seus indicados da direção dos Correios, mas mantém gente nos conselhos administrativo e fiscal. E já protesta diante dos rumores de que também esses irão rodar. 
Tiroteio
O recado não foi para mim. Acho que foi para o Serra. Ele, e não eu, é quem deve ter prometido dar estrutura ao Gabeira.
DO PRESIDENTE DO DEM, RODRIGO MAIA, comentando declaração do candidato do PV ao governo do Rio. Gabeira disse que, se eleito, estará livre para “dar uma banana” aos aliados, pois estes não lhe dariam o devido apoio. 
Contraponto
Voto em trânsito 
Durante a campanha para prefeito de Pindamonhangaba, em 1976, Geraldo Alckmin abordou uma moradora na porta de casa. Depois de meia hora de prosa com o candidato, ela sentenciou: 
- Tudo bem, doutor! Vamos todos votar no senhor! 
Satisfeito, Alckmin se despediu e já ia seguindo para a casa vizinha, quando a mulher alertou: 
- Só falta o senhor deixar o dinheiro do ônibus... 
Ele fez cara de espanto, e ela explicou: 
- É que aqui a família toda vota em Itajubá...

Nenhum comentário: