domingo, agosto 15, 2010

LUIS FERNANDO VERISSIMO

 Outras caras
VERISSIMO
O GLOBO - 15/08/10


É tão injusto ver o Mano Menezes como um anti-Dunga quanto é pensar na nova seleção brasileira como uma critica à que perdeu na África – tipo “Ah, se o Neymar, o Pato e o Ganso estivessem lá...”. Dunga foi escolhido por ser um exemplo de garra e dedicação, o que não quer dizer que Mano Menezes tenha sido escolhido por representar o contrário: habilidade em vez de pegada, futebol mais alegre do que precavido. Nos clubes que treinou Mano Menezes não se mostrou um adepto da escola vamlá de jogar futebol, apesar das opiniões de que com ele o verdadeiro futebol brasileiro, bonito e pra frente, voltou à seleção. Num amistoso contra os Estados Unidos foi fácil ser alegre. Quando for para valer o futebol do Mano Menezes será tão cauteloso e pragmático (o mais novo sinônimo de “feio” em português) quanto o de qualquer outro treinador em atividade, hoje. Na verdade essa divisão entre técnicos defensivistas e ofensivistas nunca passou de uma simplificação que virou folclore: Zagalo retranqueiro, Telê atacadeiro, etc. Ninguém, pelo menos de uns anos para cá, foi completamente uma coisa ou outra.
Como a CBF anunciou que a seleção brasileira precisava se reaproximar da torcida brasileira, a mudança simbólica que teria havido com a troca de Dunga por Mano Menezes seria de relações publicas. Mano Menezes, além de bem-sucedido é bem-educado, bem-articulado, simpático – um programa de RP pronto posto na mesa do Ricardo Teixeira. Esta tese, no entanto, desmorona diante da lembrança de que a primeira escolha do Ricardo Teixeira para substituir o mau-humorado Dunga foi o pior-humorado Murici. Esquece a tese. De qualquer jeito a cara da seleção, se não mudar muito dentro do campo, a não ser ficar bem mais jovem, vai decididamente ser outra nas entrevistas coletivas.
Dos caras jovens da seleção a melhor novidade mesmo é 
o Ganso.
Este sim, um jogador cujo discernimento aliado à precisão e ao sangue frio fez falta, não só à seleção do Dunga mas a muitas seleções antes dela.
RECATO
Não falei que o Internacional está indo para a sua segunda Libertadores da América e para o seu segundo mundial de clubes por recato. Poderia parecer ostentação. 

Nenhum comentário: