segunda-feira, agosto 16, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO


"Como é que uma família pode viver dignamente com R$ 130?"

Zé Maria, candidato do PSTU a presidente, sobre
a "vergonha" do Bolsa Família
Investigada fraude em licitação no Ceará
 O Tribunal de Contas do Ceará investiga fraude em licitação do governo estadual para comprar quatro scanners de contêiner, item de segurança a que o Brasil está obrigado por acordo internacional. O equipamento pode vistoriar um grande contêiner ou caminhão em um minuto, detectando drogas, armas e explosivos, e compara a nota fiscal com a carga. Uma proposta R$ 15 milhões menor perdeu a licitação.

Na mira

Estão sendo investigados o atual secretário de Fazenda, João Marcos Maia, e seu antecessor, deputado Mauro Benevides Filho (PSB).

BID de olho

A fraude ganhou dimensão maior porque os scanners são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que também investiga.

Experiência

O consórcio que perdeu a licitação, Ebco/Smiths, opera 14 scanners iguais no Brasil. O vencedor, VMI-Nutec, jamais operou nenhum.

Chapa quente

A conselheira Soraia Vitor, que investiga o caso no TCE, deve aprontar seu relatório hoje. Há também denúncia na 3ª Vara Federal do Ceará.

De peso

A ministra Márcia Lopes (Fome Zero), que entrou no lugar de Patrus Ananias, é uma das mais bem nutridas da nova safra de ministros de Lula. Com cerca de metro e meio de altura, pesa umas seis arrobas.

Determinação

Figuraça carioca, o candidato do Partido Comunista Operário (PCO) a presidente, Ivan Pinheiro, é um radical antitabagista. Curou-se de um câncer na garganta e, apesar de o cirurgião avisar que ele não voltaria a falar, hoje fala pelos cotovelos. "Nada resiste à determinação", diz.

Sem resposta

Mais um dossiê que não ousa dizer seu nome: o "Gemini", com provas recolhidas pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio e pelo engenheiro João Vinhosa, sobre a influência de Dilma na parceria da Petrobras com a empresa americana Gemini, de gás liquefeito.

Macete

Ex-profissionais do ramo, os experientes Levy Fidelix (PRTB) e Emayel (PSDC) ganham simpatia facilitando o trabalho dos entrevistadores, em rádio e TV, falando sempre no tempo certo.

Segredo

Explicada a "segurança nacional" no segredo dos gastos dos cartões corporativos da presidência da República: somos nós que "seguramos".


PODER SEM PUDOR

Assédio no gabinete

Jânio Quadros era governador de São Paulo quando recebeu em seu gabinete, na tarde de 3 de setembro de 1955, a funcionária Diva Pereira de Lima, que reivindicava a readmissão no Departamento de Saúde. Papo vai, papo vem, segundo relato de Diva, Jânio partiu para o ataque, abraçando-a e tentando entrar com ela num armário, o "ninho". Ela recusou, ele desistiu:
- Foi melhor, Diva... Foi melhor você ter me resistido.
E nunca mais a recebeu.

Nenhum comentário: